Filmes

O Primeiro Homem | Primeiras críticas elogiam o novo filme do diretor de La La Land

As primeiras críticas ao novo filme de Damien Chazelle (La La Land, Whiplash), O Primeiro Homem, começaram a ser publicadas e o filme tem sido fortemente elogiado pelos críticos nos EUA. Confira alguns trechos dos textos de cada crítico abaixo.

“Primeiro Homem traz relação com os dramas espaciais que vieram antes dele, da mesma forma que O Resgate do Soldado Ryan trouxe em relação aos filmes de guerra anteriores. O filme redefine o que é viagem espacial – a maneira como ela vive dentro de nossa imaginação – capturando, pela primeira vez, o que realmente dependia disso”, escreveu Owen Gleiberman, da Variety.

Já Leonardo Goi, do The Film Stage, escreveu:

“Filmado por Linus Sandgren (La La Land, A Trapaça), O Primeiro Homem traz uma estética similar à de [Emmanuel] Lubezki, a câmera flui organicamente com Gosling, enquanto ele brinca com as crianças e susurra aos ouvidos de sua filha. Algumas imagens remetem à Arvore da Vida, mas sua gentil beleza é brutalmente justaposta com aterrorizantes enquadramentos claustrofóbicos, dentro de várias espaçonaves, em um jogo de ponto de vista e magnífico design de som, que – na mesma linha com o visual sanitizado e nada bombástico – as retratam menos como maravilhas tecnológicas e mais como barulhentos túmulos metálicos”.

O Primeiro Homem | Filme de Damien Chazelle com Ryan Gosling tem novo trailer

David Rooney, do THR, comentou sobre a situação de vida ou morte na qual o protagonista se encontra:

“Gosling te atrai de forma íntima, esteja Neil lidando com situações de vida ou morte, no meio da missão, ou simplesmente olhando para a Lua de seu quintal, como se a distante imagem, de alguma forma, carregasse o segredo para um pouso bem-sucedido. É uma atuação contida, quase discreta, que, ainda assim, entrega o drama, junto do centro de comando”.

Por fim, Jessica Kiang, do The Playlist,

“Mas, dentre todas as coisas que O Primeiro Homem é, ele também é notável pelo que não é. Há o mínimo de propaganda aqui, tornando o filme uma história universal sobre tenacidade e sacrifício, ao invés de algo exageradamente patriótico. Isso é algo bom, mas quer dizer que o lado político é retraído em geral, com apenas algumas gravações da Guerra do Vietnã sendo exibidas em telas de televisão no segundo plano e um momento, no qual Whitey on the Moon, de Gil Scott-Heron, é tocada, fazendo um comentário particularmente preciso sobre o contexto social da época”.

O longa é baseado na biografia de James Hansen, “First Man: A Life of Neil A. Armstrong”, e reunirá o diretor Damien Chazelle (Whiplash) com Ryan Gosling (Blade Runner 2049) após o sucesso estrondoso do musical La La Land. Claire Foy e Jason Clarke completam o elenco.

O Primeiro Homem será lançado em 11 de outubro no Brasil.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.