O diretor grego, Yorgos Lanthimos já nos trouxe algumas verdadeiras preciosidades, como Dente Canino, O Lagosta, O Sacrifício do Cervo Sagrado e, agora, ele lança seu mais novo filme, The Favourite, no Festival de Veneza e a obra tem sido altamente elogiada pelos críticos que já tiveram a oportunidade de assistir o filme.

Michael Nordine, do IndieWire, disse que The Favourite é o melhor filme de Lanthimos, dando a nota A- para o longa-metragem. “Maior exposição não veio a custo de sua singular sensibilidade”, escreveu Nordine. “O mainstream chegou a Lanthimos e não o contrário. Sua comédia permanece a mais negra possível, seus personagens ainda falam de graves assuntos, de forma monótona e repentinas explosões de violência nunca ficam longe por muito tempo”.

O The Film Stage, por sua vez, considerou o filme “um louco e empolgante filme de época”, podendo ser “infinitamente citado e que veio no tempo certo”.


The Favourite | Diretor fala sobre protagonismo das mulheres no filme

A TIME, por sua vez, considerou o filme um “prazer perverso, um fantástico pequeno cupcake de filme, com maravilhosa cobertura”. Já o The Playlist chamou a obra de Lanthimos de “profundamente hilária e fabulosamente divertida”.

Até mesmo críticos que não apreciaram as obras anteriores de Lanthimos pareceram gostar de The Favourite, como deixou claro Owen Gleiberman, da Variety:

“Mesmo do meu ponto de vista cheio de dúvidas, é difícil negar que Lanthimos encontrou o veículo ideal para seu olhar impiedoso e severidade formal repleta de humor negro”, escreveu o crítico da Variety. “É um diamante perfeito – é uma magistralmente executada, friamente divertida iteração em um gênero de selvagem e misantropo drama de época barroco”.

The Favourite traz Olivia Colman, Rachel Weisz e Emma Stone no elenco. Na trama ambientada no século 18, Colman será a Rainha Anne. Enquanto ela está preocupada com prioridades nada convencionais para o seu cargo, as personagens de Weisz e Stone passam a brigar para ocupar o cargo de conselheira da rainha.

Nos cinemas internacionais, a previsão de estreia para o longa The Favourite é para o dia 23 de novembro. Não há previsão de estreia no Brasil.