Filmes

Percy Jackson | Autor da saga foi contra decisão de mudar as idades dos protagonistas do filme

Em 2010, a 20th Century Fox lançou a franquia Percy Jackson na esperança de criar um novo Harry Potter. A série baseada nos livros de Rick Riordan, tinha tudo, em tese, para dar certo. No entanto, o que era para ser uma trilogia acabou sendo cancelada no segundo filme. De acordo com Riordan, não por culpa dele.

Veja Alexandra Daddario personalizada como Zatanna

O autor contou em um post de seu blog pessoal, que chegou a brigar com os produtores do filme em e-mails antes do lançamento do longa. Para ele, não fazia sentido aumentar a idade dos personagens de 12 para 17 anos, além de diversas outras decisões questionáveis tomadas pela equipe de produção.

“Como eu quero ver esse filme mais que todo mundo, eu espero que você me deixem explicar porque esse filme é uma má-ideia sob o ponto de vista econômico”, afirmou Riordan no início de sua comunicação com o estúdio.

“Primeiramente, a decisão de mudar as idades dos personagens mata a possibilidade do filme se tornar uma franquia. A série de livros é centrada na premissa que Percy precisa treinar e se desenvolver dos 12 aos 16, idade na qual, de acordo com a profecia, ele deve tomar uma decisão de salvar ou destruir o mundo. Eu imaginei que a Fox gostaria de pelo menos deixar em aberto a possibilidade de uma sequência caso o primeiro filme faça sucesso. Com Percy começando os 17, isso é impossível”, afirmou o autor.

A ideia de trocar a idade dos personagens também foi muito criticada pelos fãs na época do lançamento do filme, o que pode ser provado pela comparação das bilheterias do primeiro e segundo filme da saga.

“A audiência alvo para Percy Jackson são crianças de 9 a 12 anos. Existem milhões de crianças dessa idade, juntas com seus pais, que estão doidas para ver esse filme, porque eles querem ver sua imaginação sendo trazida às telas. Eles sabem muito bem que Percy tem 12 anos no primeiro livro. Mudando a idade dos personagens para 17, você aliena todas essas crianças no primeiro trailer do filme”, explicou Riordan.

Percy Jackson e o Ladrão de Raios foi lançado em 2010, estrelando Logan Lerman, Alexandra Daddario, Uma Thurman, Sean Bean e Pierce Brosnan. Sua continuação, Percy Jackson e o Mar de Monstros foi lançado em 2013.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.