Filmes

Número de filmes com protagonistas mulheres bate recorde em 2018

Uma nova pesquisa publicada pela Variety mostra que os filmes tiveram mais protagonistas mulheres em 2018. De acordo com a Universidade de Annenberg, 40 dos 100 filmes de maior arrecadação tiveram uma atriz como estrela ou co-estrela.

O aumento calculado, em comparação com 2017, é de oito filmes. Já se for comparado com 2007, é de 20 longas. Além disso, é o maior número de filmes protagonizados por mulheres em 12 anos.

O estudo ainda sugere que atrizes brancas conseguem mais papéis do que artistas de outros grupos étnicos. Mesmo assim, o número subiu em 2018. Dos 100 filmes com maior arrecadação, 28 tiveram uma protagonista de um grupo sub-representado, sendo cinco afro-americanas, três mulheres de etnia mestiça, duas latinas e apenas uma asiática. Em 2017, tinham 15.

Spike Lee diz que não vai mais escalar Liam Neeson para um de seus filmes, após comentários polêmicos do ator

Outro ponto analisado foi a crítica de que Hollywood tem descartado mulheres mais velhas, principalmente depois que se tornam mães. O levantamento descobriu que sete filmes foram protagonizados por atrizes com 45 anos ou mais.

O estudo da universidade também elogiou a Sony. De acordo com a pesquisa, foi o estúdio que mais buscou ter filmes com mulheres protagonistas. Logo depois estão Lionsgate, Paramount e Universal.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.