Filmes

Oscar 2019 | Guillermo del Toro e mais cineastas criticam Academia por decisão de anunciar vencedores durante comerciais

Mais uma decisão da Academia não está sendo bem recebida por personalidades de Hollywood em geral.

Recentemente, a Academia anunciou que passará a apresentar categorias como Direção de Fotografia, Edição, Maquiagem e Penteados e Curta em Live-Action durante os comerciais do Oscar. A mudança já passa a valer na edição deste ano.

“Não sou contra cortar categorias durante o show do Oscar, mas Direção de Fotografia e Edição estão no coração do nosso ofício”, escreveu o cineasta Guillermo del Toro no Twitter. “Não são heranças de uma tradição teatral ou literária. São o próprio cinema!”

O diretor de fotografia Emmanuel Lubezki ficou indignado. “Direção de Fotografia e Edição são provavelmente as partículas elementares, os componentes primordiais do cinema. É uma decisão infeliz”, comentou no Instagram.

Oscar 2019 | Saiba quais categorias não serão exibidas ao vivo

Os indicados a estas categorias, naturalmente, ficaram chateados por não poderem aparecer durante o show do Oscar. Dois deles, que preferiram ficar anônimos, deram entrevista ao The Wrap.

“É escandaloso. Estou muito decepcionado”, comentou um candidato. “É enfurecedor. Minha mãe ficará muito chateada”, brincou o outro.

Jornalistas e críticos de cinema também não compreenderam a decisão. “É um fracasso de recepção, uma falta de coragem, uma falha na produção e em entender a televisão, um erro na custódia de rede do Oscar e na governança da Academia”, escreveu o escritor e jornalista Mark Harris.

A cerimônia do Oscar 2019 acontecerá em 24 de fevereiro.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.