Filmes

As cenas de ação mais absurdas do cinema são realmente possíveis? Descubra!

Você provavelmente já deve ter ouvido a expressão “suspensão de descrença”, também conhecida em sinônimos como “jump the shark” (pular o tubarão) ou “nuke the fridge” (explodir a geladeira). Elas referem-se a momentos em filmes que realmente desafiam o espectador a acreditar em uma ação ou solução praticamente impossível, e que definitivamente não seriam capazes de acontecer na vida real.

Essa é a proposta do projeto Missão Implausível. O time da Betway Cassino entrou em contato com os mais diversos especialistas para tentar avaliar a veracidade de cenas de filmes que são mundialmente prestigiados, tais como Missão Impossível, Velozes & Furiosos, Duro de Matar, entre outros longas do gênero que trazem momentos de suspensão de descrença.

A equipe analisou cenas pontuais de alguns filmes de temática com ação para tentar encontrar uma probabilidade de um desses momentos realmente acontecer. Por exemplo, e até usando o gerador de uma das expressões, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal tem a infame cena em que o arqueólogo sobrevive a uma detonação nuclear ao se abrigar dentro de uma geladeira de chumbo (daí o termo popular “nuke the frige”).

Analisando a sequência, o Missão Implausível elaborou gráficos ilustrando exatamente os detalhes da cena. O que deve ser levado em consideração é a radiação dos átomos contra o eletrodoméstico e o fato de que este é arremessado por quilômetros ao ser atingido pela explosão; e ainda assim garantindo a sobrevivência de Indiana Jones. Além de gráficos bem ilustrativos, o infográfico ainda traz uma explicação teórica bem simplificada do professor de física James Beaumount, que justifica exatamente porque seria impossível o arqueólogo sobreviver – não que houvesse alguma dúvida, claro.

Como bônus, o Missão Implausível ainda traz a cena na íntegra e ainda explica qual foi o processo de gravação, geralmente com a ajuda de efeitos visuais. Tais explicações sobre bastidores também trazem ilustrações dinâmicas e simplificadas.

Além de Indiana Jones, foram analisadas cenas de outros filmes, mais voltados para ação desenfreada. Arranha-Céu: Coragem Sem Limites, Missão Impossível: Efeito Fallout, Duro de Matar 4.0, Bad Boys II, Assassino a Preço Fixo 2, 007 – Um Novo Dia para Morrer, Carga Explosiva, Kill Bill e Velozes e Furiosos 7 são alguns dos exemplos mais notáveis de análise, que ainda traz alguns exemplos do terror – buscando encontrar veracidade às armadilhas grotescas de Jigsaw em Jogos Mortais.

Claro que, na maioria dos casos, alguns filmes de ação não preocupam-se com a veracidade científica de suas manobras insanas. Porém, o Missão Implausível oferece um olhar analítico válido e divertido para o tema, e até provoca a reflexão sobre como algo poderia ser realizado – no melhor estilo Caçadores de Mitos, mas em um portal mais acessível.

Confira abaixo:

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.