A organização do Festival de Cannes anunciou nesta quinta-feira (18) a lineup da edição de 2019. Na competição, se destacam Matthias and Maxime, novo filme de Xavier Dolan, e Dolor y Gloria, obra inédita de Pedro Almodovar. Entre as exibições está Rocketman, cinebiografia de Elton John. 

O anúncio foi feito na tradicional coletiva de imprensa, em Paris, com o presidente do evento, Pierre Lescure, e com o diretor artístico, Thierry Fremaux. Neste ano, uma das homenageadas será a cineasta Agnes Varda, que faleceu aos 90 anos no mês passado. O cartaz do Festival de Cannes, que pode ser visto abaixo, faz referência à profissional. 

O presidente do evento lembrou que o festival geralmente não seleciona um tema. Mas, que se precisasse, esse ano seria “política e romance”. 


Dentro da lineup, a grande ausência é Era Uma Vez em Hollywood. O nono filme de Quentin Tarantino, com Brad Pitt e Leonardo DiCaprio, não está pronto, mas ainda pode ser anunciado posteriormente. 

O Festival de Cannes de 2019 abrirá com The Dead Don’t Die, de Jim Jarmusch. O elenco do longa tem Bill Murray e nomes como Chloe Sevigny, Tilda Swinton e Adam Driver. 

Neste ano, o Brasil é representado pelo longa Bacurau, que concorrerá a Palma de Ouro. O filme é de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. 

Já entre as exibições que não competirão ao prêmio, o destaque fica por conta de Rocketman. A cinebiografia de Elton John foi dirigida por Dexter Fletcher. 

O evento acontece entre os dias 14 e 25 de maio. A lista de filmes que será exibida no Festival de Cannes pode ser conferida abaixo:

Na Competição

Dolor y Gloria, Pedro Almodovar
The Traitor, Marco Bellocchio
Wild Goose Lake, Yinan Diao
Parasite, Bong Joon-ho
Young Ahmed, Irmãos Dardenne
Oh Mercy!, Arnaud Desplechin
Atlantique, Mati Diop
Matthias and Maxime, Xavier Dolan
Little Joe, Jessica Hausner
Sorry We Missed You, Ken Loach
Les Miserables, Ladj Ly
A Hidden Life, Terrence Malik
Bacurau, Kleber Mendonca Filho, Juliano Dornelles
The Whistlers, Corneliu Porumboiu
Frankie, Ira Sachs
The Dead Don’t Die, Jim Jarmusch
Portrait of a Lady on Fire, Celine Sciamma
It Must Be Heaven, Elia Suleiman
Sybil, Justine Triet

Fora da Competição

Rocketman, Dexter Fletcher
The Best Years of Life, Claude Lelouch
Maradona, Asif Kapadia
La Belle Epoque, Nicolas Bedos
Too Old to Die Young, Nicolas Winding Refn (Série de TV, com exibição de 2 episódios)