Apesar de ter aparecido pouco nos filmes de Star Wars, Darth Maul foi um dos personagens secundários mais bem trabalhados no Universo Expandido (canônico) da franquia e chegou ter uma ponta em Han Solo: Uma História Star Wars.

Sua participação no filme, contudo, poderia ter sido brevemente diferente, já que o dublador original do personagem – Peter Serafinowicz – acabou tendo sua voz cortada do filme.

“Eu estive no set com Ron Howard e conversei por meia hora sobre o personagem e o que ele se tornou – o que foram 29 minutos a mais do que eu falei com George Lucas sobre o personagem há vinte anos”, revelou Serafinowicz em entrevista ao Collider.


Em seguida, o ator disse que recebeu um email dizendo que foi cortado do filme.

“Eu recebi esse email dizendo, ‘sentimos muito, mas mudamos o dublador para o cara que o interpreta no… Sam Witwer’. O que é justo. Eles disseram que era para casar melhor com a continuidade do negócio. Mas foi um tanto decepcionante [risadas]”, continuou o ator.

Sam Witwer dublou Darth Maul em Star Wars: The Clone Wars e Rebels.

O segundo derivado de Star Wars nos cinemas contou com Alden Ehrenreich, Emilia Clarke, Woody Harrelson, Donald Glover, Joonas Suotamo, Paul Bettany e Thandie Newton.

Han Solo: Uma História Star Wars já está disponível em DVD e Blu-ray.