Filmes

Acusação de plágio ressurge com lançamento de O Rei Leão em live-action

Uma antiga polêmica sobre a origem da história de O Rei Leão ressurgiu. O motivo é que o remake em live-action do clássico da Disney está perto de ser lançado. 

Algumas pessoas acreditam que a trama surgiu a partir de inspiração em Hamlet, de William Shakespeare. A versão também é usada pelos criadores da animação. 

No entanto, há uma grave acusação de que O Rei Leão é um plágio do mangá japonês Kimba the White Lion (Ou Kimba, o Leão Branco). O personagem foi criado por Osamu Tezuka, aparecendo em 1950 na história de Jungle Emperor (O Imperador da Selva). Depois, em 1965 ganhou seu próprio anime e anos mais tarde, um filme. 

Ainda em 1994, críticos apontaram semelhanças entre as histórias de Kimba e O Rei Leão, personagens, estética e até sequências. A própria história do jovem leão, que vê o pai ser morto e deve se tornar o rei da selva, é parecida. 

Na última semana, uma usuária do Twitter trouxe mais detalhes da polêmica. A internauta afirma que a Disney sabia sobre Kimba, tanto que quase fez um filme do personagem. No entanto, Tezuka faleceu em 1989 e o projeto foi interrompido. 

“Fato engraçado: O Rei Leão é uma adaptação de Kimba. Em algumas entrevistas, Roy Disney acidentalmente chamou Simba de Kimba algumas vezes e o ator Matthew Broderick concordou que amava Kimba quando criança”, começou a contar a internauta. 

“Tezuka desenhou um trabalho e um estilo de arte de pesada inspiração para Disney, então eles usando a sua propriedade e a adaptando foi um sonho se tornando realidade. O conceito original surgiu em 1988, mas infelizmente Tezuka faleceu de câncer em 1989”, continuou. 

“As similaridades entre Kimba e O Rei Leão são muitas para contar e muitas para serem coincidências. Não vou nomear todas, mas vou dizer as maiores. Lembre-se que Kimba surgiu em 1950”, destacou a internauta. 

“Um pássaro falastrão que cuida do personagem principal; Um interesse amoroso que é amiga da infância; Um babuíno que é sábio e sensato; Um tio maligno com um cicatriz no olho; Leão morre e depois seu espírito é visto nas nuvens; Cenas de um leão em cima de uma montanha vendo o território”, citou a internauta. 

O tio maligno de Kimba se chamava Claws. Enquanto em O Rei Leão, o tio de Simba se chama Scar. 

Os diretores de O Rei Leão Rob Minkoff e Roger Allers admitiram que conhecem Kimba, mas afirmam que não copiaram o desenho. Enquanto isso, artistas japoneses, desde 1994, pedem que os créditos da animação da Disney citem Tezuka e Kimba. 

Confira as comparações abaixo. 

O remake de O Rei Leão chega nos cinemas em 18 de julho.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.