Durante toda a campanha promocional do live-action de Aladdin, os fãs reclamaram da aparência do Gênio, interpretado por Will Smith.

A polêmica foi estabelecida já nas primeiras fotos divulgadas de Aladdin, quando o personagem ainda não era azul e continuaram quando ele foi pintado de azul – como na animação tradicional – por conta dos efeitos visuais, considerados ruins para muita gente.

Em entrevista ao ScreenRant, Dan Lin, produtor de Aladdin, revelou que não esperava que a polêmica em torno do Gênio de Will Smith fosse tão grande assim.


“Serei bem honesto, eu não esperava a repercussão negativa tão grande que tivemos. Senti que o filme fazia parte da cultura popular quando vi as pessoas nas notícias falando da aparência do Gênio. Nós não estavamos esperando esse tipo de reação. Mas, de certa forma, esperavamos pelo menos algum tipo de rejeição”, disse o produtor.

Na animação original, o Gênio foi interpretado por Robin Williams, ator que morreu em 2014.

Apesar de tudo, os fãs parecem ter superado essa polêmica, já que Aladdin se tornou o filme mais bem sucedido da carreira de Will Smith.