Enquanto Heath Ledger basicamente roubou os holofotes de toda a trilogia de O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan, ele foi um dos dois vilões de destaque para deixar sua marca na série como um todo.

Antes de causar estragos em Batman: O Cavaleiro das Trevas em 2008, Cillian Murphy aterrorizou o público como Espantalho três anos antes em Batman Begins, usando suas toxinas de marca registrada para bombear o medo nas mentes de suas vítimas.

O que pode surpreendê-lo é que, antes de conseguir o papel de Espantalho, Murphy estava na verdade cotado para ser Bruce Wayne – e chegou a fazer um teste, disputando o papel com Christian Bale, que acabou sendo o escolhido.


Durante uma entrevista à GQ, na qual Murphy falou dos papéis mais famosos de toda a sua carreira, ele explicou que originalmente havia testado para o papel de Batman. Quando isso não deu certo, Nolan foi até ele e disse que ainda poderia haver alguém que ele pudesse interpretar, o que o levou a ser escolhido como Espantalho.

“Eu tinha visto os filmes de Chris antes de Batman Begins e eu era um grande fã. Cerca de 10 atores testaram para o Batman e eu sabia que claramente não era o material certo para mim. Mas fiz um teste de tela em todo o traje e tudo mais. Mas Chris disse que poderia haver outro papel. Então nos encontramos e conversamos e acabei interpretando Espantalho no final.”

Perder o papel de Batman e se tornar Espantalho foi possivelmente o melhor resultado para Murphy, pois ele recebeu ótimas críticas por sua interpretação do vilão.

“Ele é um dos vilões mais antigos da série, então eles me deram alguns dos primeiros quadrinhos, que eu li. Mesmo que seja uma grande produção de estúdio, eram apenas Chris, seu cinegrafista e o primeiro agente de publicidade que estavam por perto nas gravações. Era um cenário muito particular, muito calmo”, disse.

“Não havia monitores, não havia nada disso, então, mesmo sendo um filme enorme, parecia independente, e eu sempre senti que a única diferença entre esses filmes é os recursos que você tem e é como os utiliza. Então, Chris estava muito confiante em fornecer escala, mas também se concentrou muito nas atuações.”

Murphy interpretou o Espantalho em todos os três filmes da trilogia do Batman, de 2005 a 2012.