Filmes

Melhor história de O Exterminador do Futuro é ignorada e Destino Sombrio prova isso

Apesar das grandes esperanças, O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio foi mais um capítulo da saga amplamente criticado pelo público e pela crítica, repetindo o fracasso que assola a franquia desde o 3º filme.

Muitos fãs de longa data criticam o longa por basicamente recontar as tramas de O Exterminador do Futuro e Dia do Julgamento, usando atores mais jovens e inerentemente menos icônicos. Mas o que torna Destino Sombrio especialmente decepcionante é que ele oferece uma história intrigante – e depois a ignora.

A história promissora reside na decisão de evoluir o famoso T-800 de Arnold Schwarzenegger, passando de um assassino sem emoção a um pacífico homem de família, formando sua própria identidade após décadas vivendo entre a humanidade.

A evolução do T-800

O personagem ‘domesticado’ é visto principalmente como uma piada, mas revela uma direção fascinante que a franquia poderia adotar no filme, se o estúdio estivesse disposto.

O T-800 de Arnold Schwarzenegger é a alma da franquia, e por boas razões. Os dois filmes originais revelam que o personagem tem um vasto potencial como herói e vilão.

Se no primeiro ele é uma máquina de matar enviada no tempo para assassinar Sarah Connor, no segundo ele é reprogramado como o melhor herói de ação, aprendendo sobre o valor da vida humana e finalmente se sacrificando para impedir a Skynet.

Apesar dessa mudança, todos os T-800 adicionais nos filmes posteriores foram cópias do que vimos em O Exterminador do Futuro 2: soldados cibernéticos reprogramados e enviados de volta para proteger John Connor ou sua mãe.

Destino Sombrio oferece a possibilidade de mudar esse padrão quase imediatamente, quando mostra um novo T-800 chegando três anos após os eventos do segundo filme e matando o jovem John Connor. Mas é o que acontece a seguir que mostra a incrível (e perdida) oportunidade que o filme poderia ter aproveitado.

Com sua missão concluída, o T-800 se afasta. Nos próximos vinte anos, ele ganha um nome, Carl, inicia um negócio de cortinas, casa com uma mulher humana e adota um filho. Ao assimilar na sociedade humana, Carl ganha um senso de livre arbítrio e o equivalente a uma consciência, e até mesmo um entendimento das emoções humanas.

Percebendo a dor que ele causou a Sarah Connor ao matar seu filho, Carl a alerta sobre a chegada de novos Exterminadores, esperando que matá-los dê algum sentido à sua vida. A partir deste ponto, o filme retoma sua trama de Carl defendendo os heróis e se sacrificando previsivelmente.

À primeira vista, Carl parece ser o mesmo tipo de Exterminador dos filmes anteriores – uma máquina boa que protege os seres humanos enquanto fornece. No entanto, um olhar atento mostra que Carl representa muito mais.

O abandono do desenvolvimento de Carl

Carl não foi reprogramado para ser um protetor humano pela Resistência. Pelo contrário, ele é o único Exterminador enviado pela Skynet para assassinar John Connor no passado que obteve sucesso.

No entanto, o “computador de aprendizado” de Carl permite que ele estude e adote o comportamento humano. Quando Sarah o encontrar novamente, Carl pode sorrir, interagir pacificamente com cães e até expressar opiniões apaixonadas sobre como as cortinas erradas podem arruinar a aparência de uma sala inteira.

Em muitos aspectos, Carl está vivendo a vida que John Connor queria que seu T-800 tivesse em O Exterminador do Futuro 2. Assim como o monstro de Frankenstein, Carl começa como um assassino programado, incapaz de compreender a moralidade de assassinar inocentes.

Ver como ele evoluiu por escolha para uma máquina ‘boa’ sem a reprogramação da Resistência pode ser a história mais importante da franquia, e é aquela que o filme evita por causa da fórmula habitual da saga.

Simplesmente iniciando uma família humana, Carl mostra que ele claramente pode ser justificado e sente pena, remorso e medo, provando que Kyle Reese está completamente errado sobre a própria natureza da Guerra das Máquinas.

Mas, para realmente contar essa história, a marcha do Exterminador do Futuro deve continuar desde o vilão até o protetor finalmente se tornar o herói. E um protagonista Exterminador é a melhor ideia que os filmes ainda se recusam a explorar.

O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio já está em exibição nos cinemas, e conta com os retornos de Arnold Schwarzenegger como T-800 e de Linda Hamilton como Sarah Connor.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.