Indicações

10 filmes que tentaram ser iguais a Star Wars

Na época em que foi lançado o primeiro Star Wars: Uma Nova Esperança, filmes que trabalhavam com histórias de heróis espaciais não erma comuns. Na verdade, pouca coisa tinha surgido do gênero, e boa parte dela ficava restrita à televisão, como foi o caso de Star Trek.

O lançamento do primeiro filme da saga de George Lucas fez com que diversos produtores se atentassem a essa temática de heróis e batalhas no espaço. Com isso, surgiram diversas “imitações”, ou pelo menos filmes que se inspiraram em Star Wars.

Elencamos 10 desses filmes lançados entre os anos 70 e 80, mesmas décadas em que foram lançados os três filmes da saga original de Star Wars.

Starcrash (1978)

Dirigido pelo diretor italiano Luigi Cozzi, essa obra poderia ser mais uma história de um herói tentando salvar uma princesa se não fossem dois detalhes: ele se passa no espaço, e o herói na verdade é uma heroína tentando salvar um príncipe. Além de ter um péssimo elenco, o filme chamou a atenção pelos figurinos da protagonista, que comumente aparecia salvando a galáxia em roupas curtíssimas e até mesmo em biquínis.

Galactica: Astronave de Combate (1978)

Trata-se de uma versão comprimida do piloto da primeira versão do programa de TV Battlestar Galactica, que era muito caro para continuar a ser produzido em sua época. No longa, um grupo de heróis humanos tentando encontrar o planeta Terra, após a destruição de diversas colônias humanas pelo universo.

Mensagem do Espaço (1978)

O Japão fez sua própria “versão” de Star Wars nesse filme dirigido pelo diretor Kinji Fukasaku. Considerado um dos longas mais surreais já feitos, a história mostra um planeta que tenta se defender das forças do governo maligno dos Gavanas. Isso faz com que o rei do local envie oito sementes sagradas para encontrar aqueles que estão destinados a derrotar os Gavanas.

O Buraco Negro (1979)

O filme foi lançado apenas dois anos depois do primeiro Star Wars pelos estúdios Disney, que hoje são donas da franquia mais famosa do cinema. A história gira em torno de um grupo de cientistas que, enquanto exploravam os mistérios do espaço, acabam sendo engolidos por um grande buraco negro.

Buck Rogers (1979)

Buck Rogers fez o caminho inverso de Galactica: enquanto Galactica foi um episódio de TV que posteriormente foi exibido no cinema como filme, Buck Rogers teve seu episódio piloto primeiramente exibido no cinema como um filme. A história era inspirada na famosa história em quadrinhos de Buck Rogers, um astronauta que viaja 500 anos no futuro e se torna um grande herói na Terra.

Flash Gordon (1980)

Outra obra inspirada por histórias em quadrinhos, e que na verdade até mesmo havia sido uma série de televisão – que inspirou o próprio George Lucas a criar suas histórias de Star Wars. Flash Gordon é a história de um jogador de futebol que acaba viajando para um planeta que é comandado por um terrível ditador. Ele então precisa enfrentar o ditador para conseguir salvar o local e o próprio planeta Terra.

Mercenários das Galáxias (1980)

Trata-se de uma nova reimaginação do clássico japonês Os Sete Samurais, que já tinha sido adaptado para o universo dos westerns em Sete Homens e um Destino. Essa aventura mostra um fazendeiro que recruta mercenários para defender seu planeta da invasão de um terrível alienígena que pretende dominar todo o local com seu exército de monstros.

Fugitivos da Galáxia (1983)

A aventura mostra o que acontece quando um garoto de 10 anos é acidentalmente raptado por um grupo de piratas espaciais. O filme curiosamente teve parte dos seus efeitos sonoros reciclados de Mercenários das Galáxias. O filme é considerado por alguns como um longa denso e sensível.

O Último Guerreiro das Estrelas (1984)

Depois de finalizar um jogo de videogame, um rapaz é transportado para outro planeta e precisa se unir a um grupo de guerreiros para salvar o mundo. O filme foi elogiado pela crítica e alguns acreditam que ele seja a “melhor” imitação de Star Wars já feita.

Piratas da Galáxia (1984)

O filme tentou unir ação e comédia, algo que Guardiões da Galáxia tem feito com bastante eficácia nos dias atuais, mas sem conseguir a mesma eficiência. A história mostra piratas espaciais que tentam roubar gelo, já que todo o universo foi atingido por uma forte seca. Há, entretanto, uma ótima sequência em que os personagens continuam lutando, enquanto envelhecem ao passar por um buraco que modifica as ordens do espaço tempo.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.