Indicações

O Hobbit | 10 coisas que você não sabia sobre o mundo de Tolkien

Essa quinta (14), às 22h30, a Record exibe pela primeira vez o filme O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos na TV aberta brasileira.

Ator diz que J.R.R. Tolkien “se reviraria no túmulo” se soubesse de série de TV

Para comemorar a chegada desse épico capítulo final da saga, separamos 10 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o mundo criado por J.R.R. Tolkien, e especialmente os eventos que ocorrem entre O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Confira:

SAURON RETORNA | O grande vilão da saga foi expulso após sua derrota, mostrada em O Senhor dos Anéis (quando ele perde o Um Anel pela primeira vez, em flashbacks) – aos poucos, no entanto, ele retornou para a Terra Média e “estabeleceu acampamento” em Mordor, construindo um exército de orcs ao seu redor e “contratando” seus mais temíveis soldados, os Nazgûl.

A INFÂNCIA DE ARAGORN | Filho de um rei, Aragorn perdeu o pai aos dois anos de idade, morto por um orc. Temendo que, se sua linhagem fosse descoberta, ele também seria morto, a mãe de Aragorn o enviou para Rivendell, onde recebeu o nome de Estel e foi mantido escondido – ele só soube de sua origem quando completou dezoito anos de idade.

ARWEN & ARAGORN | Os dois se conheceram na época em que Aragorn descobriu sua linhagem, mas tiveram que se separar quando ele foi viver com seus antepassados e assumir seu posto como realeza. No entanto, ele voltou 29 anos depois, e a propôs noivado – só o que os impediu de casar foi o pai de Arwen, Elrond, que exigiu que Aragorn completasse seu destino de ser rei de Arnor e Gondor antes do matrimônio.

MEMBROS DA SOCIEDADE | É curioso perceber como os personagens nos filmes aparecem bem diferentes em termos de idade do que realmente são na cronologia dos livros. É claro que elfos como Legolas e magos como Gandalf vivem milhares de anos, mas por exemplo: Frodo tinha 33 anos quando A Sociedade do Anel começou, Boromir tinha 23, Sam tinha 21, Merry tinha 19 e Pippin apenas 11!

OS PAIS DE FRODO | Já se pegou imaginando porque o protagonista de O Senhor dos Anéis é órfão e vive com seu “tio” Bilbo? Bom, para começar, Bilbo na verdade é primo do pai de Frodo, que assumiu sua guarda quando os pais do garoto morreram em um “acidente” de barco quando o filho tinha 12 anos. Fofocas circulam pelo Condado dando conta que a mãe de Frodo, Primula, tentou empurrar o marido, Drogo para o rio, ao que ele a puxou para o fundo junto com ele. Sinistro!

 

 

Lembra do anão Balin, visto em O Hobbit, que é primo do anão Gimli, visto em O Senhor dos Anéis. Pois bem, entre um “filme” e outro Balin organizou uma expedição para retomar Moria, a mina que é a casa ancestral dos anões das garras dos orcs e do terrível Balrog. Ele até conseguiu, mas uma revolta de orcs acabou derrotando os anões que tentaram restabelecer lugar lá, e Gimli e companhia encontraram Moria em ruínas quando passaram por lá anos depois.

BARD, O REI | O improvável herói da cidade de Dale, que matou o dragão Smaug com sua enorme flecha de metal, teve uma vida para lá de próspera – ele se tornou Rei de sua cidade, governando por anos em que Dale se tornou um dos locais mais ricos de toda a Terra Média. Seu filho, Bain, o sucedeu, mas durante os eventos de O Senhor dos Anéis a cidade foi saqueada e só se recuperaria após a derrota de Sauron.

GOLLUM & ARAGORN | Todo mundo colocou suas mãos no pobre ex-proprietário do Um Anel no tempo entre O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Primeiro, foi Sauron que o capturou e o torturou para descobrir quem estava com a relíquia, e depois foi ninguém menos que Aragorn, e a pedidos de Gandalf! O mago cinzento o interrogou e descobriu que ele tinha dito o nome de Bilbo para Sauron, indo então para o Condado a fim de proteger o Um Anel e seus proprietários da família Bolseiro.

CONSELHO BRANCO | Esse poderoso “supergrupo” da Terra Média, composto por reis elfos e magos, se reuniu pela última vez pouco depois de O Hobbit, quando Sauron foi derrotado pelas forças conjuntas de homens, elfos, anões e outras raças do universo de Tolkien. Nessa última reunião, o mago Saruman mentiu para os outros membros, dizendo que o Um Anel estava perdido para sempre no mar.

REINO DE ROHAN | Esse importante reino dos homens em O Senhor dos Anéis era apenas um “spin-off” fajuto de Gondor quando a Guerra do Anel começou – por isso foi fácil para Saruman tomar controle de seu rei, o fraco Theoden, que conhecemos em sua forma “hipnotizada” na saga principal de Tolkien. O reino também travou muitas guerras com os importunos Dunledings com o passar dos séculos.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.