Gary Oldman em Destino de uma Nação.
Gary Oldman em Destino de uma Nação.

Nessa quinta (11) estreou nos cinemas brasileiros o filme O Destino de Uma Nação, que retrata o ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill em um momento chave de seu mandato, no começo da Segunda Guerra Mundial.

O Destino de Uma Nação | Gary Oldman é Winston Churchill (e também o favorito ao Oscar) no novo trailer

O lendário político inglês, no entanto, já esteve nas telas grandes e pequenas muitas outras vezes, e reunimos aqui 10 filmes e séries para saber mais de sua extraordinária vida:


AS GARRAS DO LEÃO (1972) | Com faro para o cinema épico, o diretor Richard Attenborough (Gandhi) adaptou o livro do próprio Churchill sobre sua juventude, incluindo sua época como correspondente de guerra na África do Sul. Simon Ward interpreta o jovem Churchill, com a grande Anne Bancroft na pele de sua mãe, Lady Jennie. O filme foi indicado aos Óscares de Melhor Figurino, Melhor Design de Produção e Melhor Roteiro Adaptado.

UM HOMEM PERIGOSO (1992) | Ralph Fiennes é o verdadeiro astro desse filme sobre a vída de Lawrence da Arábia depois da época retratada no filme original. No entanto, sua campanha durante a Conferência de Paris de 1919 pela independência de países da Arábia passa pelo apoio de Winston Churchill, interpretado aqui por Michael Cochrane.

QUANDO OS LEÕES RUGIRAM (1994) | O diretor Joseph Sargent (Tubarão 4) surpreendeu com esse filme para TV de mais de 3h, exibido em três capítulos em alguns países, sobre a Conferência de Teerã, no final da Segunda Guerra Mundial. O foco é nos três principais líderes dos países Aliados: Joseph Stalin (Michael Caine), Franklin D. Roosevelt (John Lithgow) e, é claro, Winston Churchill (Bob Hoskins).

THE GATHERING STORM (2002) | Albert Finney venceu o Globo de Ouro e o Emmy por seu retrato de Winston Churchill durante a década de 1930, quando ele se tornou uma voz solitária avisando sobre o rearmamento da Alemanha e a chegada eminente de uma Segunda Guerra Mundial. Vanessa Redgrave (como a esposa Clemmie Churchill) e Jim Broadbent (como o militar Desmond Morton).

WALLIS & EDWARD (2005) | Embora seja essencialmente uma história de amor entre o futuro rei Edward e Wallis Simpson, a mulher divorciada pela qual ele abdicou do trono, esse telefilme de David Moore não deixa o ângulo político de lado. O grande David Calder (Perfume, A Múmia) encarna o político, que na época da abdicação ainda não era primeiro ministro.

TEMPOS DE TORMENTA (2009) | Produzido como uma continuação de The Gathering Storm, esse telefilme substitui Finney por Brendan Gleeson na pele de um Churchill lidando com os últimos passos da Segunda Guerra Mundial. Gleeson venceu o Emmy pelo papel. Janet McTeer substitui Redgrave como Clemmie, e Iain Glen é o Rei George VI, pai da rainha Elizabeth II.

DOCTOR WHO (2010-2011) | Como é de seu feitio, a série de ficção científica “reescreveu” ligeiramente a biografia do grande político, incluindo até um encontro entre um Churchill ainda na infância e o Quatro Doutor. Ian McNiece (Doc Martin, Ace Ventura) emprestou humor e gravidade ao Winston da série quando ele apareceu em alguns episódios da 5ª e 6ª temporadas.

John Lithgow como Churchill

THE CROWN (2016-) | É claro que não poderia faltar a estupenda interpretação de John Lithgow na pele do primeiro-ministro britânico em The Crown, crônica da Netflix sobre o reinado de Elizabeth II (Claire Foy). Lithgow venceu o Emmy e o Globo de Ouro por sua atuação, merecidamente – seu Winston é mais profundo, mais irascível, mais inconfundível, que qualquer outro na ficção.

CHURCHILL’S SECRET (2016) | Que tal ver Michael Ganbon, o Dumbledore da saga Harry Potter, na pele de Winston Churchill? Esse telefilme britânico retrata um momento frágil da vida do político, pouco depois de sofrer um derrame (o momento é visto na primeira temporada de The Crown também). Churchill, a esposa Clemmie (Lindsay Duncan), os filhos e a enfermeira Millie (Romola Garai) formam o núcleo dramático do filme.

CHURCHILL (2017) | O Destino de Uma Nação não foi o único filme produzido em 2017 sobre Churchill – essa biografia mostra os momentos finais da Segunda Guerra Mundial, com o primeiro-ministro participando dos esforços para planejar e executar o Dia D. O grande Brian Cox (X2) interpreta Winston, enquanto Miranda Richardson (Clemmie) e John Slattery (Eisenhower) abrilhantam o elenco.