Indicações

Jennifer Lawrence em Red Sparrow e as 10 espiãs mais letais do cinema e da TV

Nessa quinta (01), Jennifer Lawrence vai invadir os cinemas brasileiros como Dominika Egorova, a bailarina russa recrutada por uma agência de espionagem para se tornar a operativa mais letal do mundo.

Crítica | Operação Red Sparrow

Lawrence é só a mais recente das estrelas de Hollywood a encarnar um papel semelhante – abaixo, reunimos as 10 espiãs mais letais do cinema e da TV:

EVELYN SALT (Angelina Jolie, Salt) | Angelina Jolie é, sempre, a melhor no que faz. E isso inclui ser heroína de ação, como demonstrou novamente, anos depois dos filmes de Tomb Raider, no muito mais tenso Salt, dirigido por Phillip Noyce. O thriller trazia Evelyn Salt como uma espiã da CIA que era acusada de traição, e precisava provar sua inocência.

ELIZABETH JENNINGS (Keri Russell, The Americans) | Enquanto isso, de inocente Elizabeth Jennings não tem nada. Enviada pela União Soviética para os EUA ainda jovem com um parceiro, Philip, ela se integrou à sociedade americana e realiza missões perigosas em plena Guerra Fria. Na magistral interpretação de Keri Russell, torcemos por ela tanto quanto sentimos o impacto da brutalidade de suas ações.

Charlize Theron em Atômica

LORRAINE BROUGHTON (Charlize Theron, Atômica) | A traiçoeira e inimitável Lorraine foi encarnada por uma impecável Charlize Theron nessa ação do ano passado, que provocou frisson entre o público. Não é por menos – como a agente britânica enviada para a Alemanha em plena era do Muro de Berlim, Theron é um arraso.

SYDNEY BRISTOW (Jennifer Garner, Alias) | Alias pode nem sempre ter feito jus à grandeza de sua personagem principal, a fascinante Sydney, mas ela ainda merece lugar nessa lista. Como interpretada por Jennifer Garner, a Agente Bristow era tão letal quanto humana, tão multifacetada como compreensível. Por cinco temporadas, valeu a pena acompanha-la de perto.

Viúva Negra (Scarlett Johansson).
Viúva Negra (Scarlett Johansson).

VIÚVA NEGRA (Scarlett Johansson, Marvel) | Impossível deixar de fora a espiã-por-excelência do universo Marvel. Johansson fez a personagem crescer com o passar dos filmes, mesmo que a ela seja dedicado muito menos tempo de tela do que se deveria – o filme solo da personagem, que aparentemente está (finalmente) a caminho, pode remediar isso.

Homeland, 6ª temporada

CARRIE MATHISON (Claire Danes, Homeland) | Carrie mostrou que espiãs tem problemas emocionais (sérios!) também em Homeland, o sempre instigante drama de espionagem e contraterrorismo da Showtime. Não à toa, Claire Danes venceu dois Globos de Ouro e dois Emmys pelo papel.

AGENTE 99 (Barbara Feldon/Anne Hathaway, Agente 86) | Se Don Adams e Steve Carell trouxeram as melhores piadas para as versões televisiva e cinematográfica de Agente 86, respectivamente, era porque suas parceiras em cena lidavam com o grosso da ação. Barbara Feldon e Anne Hathaway encarnaram a Agente 99 como uma das mais duronas espiãs de qualquer tela.

EMMA PEEL (Diana Rigg/Uma Thurman, Os Vingadores) | A versão de 1998 para o cinema acertou em pouca coisa, mas o retrato que Uma Thurman fez da lendária Emma Peel foi uma delas – isso porque substituir a grande Diana Rigg em um dos papéis mais icônicos da televisão não era trabalho fácil!

NIKITA (Anne Parillaud/Peta Wilson/Maggie Q, Nikita) | Tanto no filme original de Luc Besson, feito em 1990, quanto nas duas versões para a TV (1997-2001, com Peta Wilson; e 2010-2013, com Maggie Q), Nikita se mostrava uma das mulheres mais fatais a já pisar em qualquer agência de espionagem do planeta.

MATA HARI (Greta Garbo, Mata Hari) | Para finalizar nossa lista, nada melhor do que uma das mais lendárias espiãs (verdadeiras) de todos os tempos – dos muitos filmes feitos sobre Mata Hari, permanece na mente a versão com Greta Garbo, uma das grandes deusas das telas, que lhe deu a interpretação definitiva.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.