Steven Spielberg está de volta à ficção científica em Jogador Nº 1, que estreia nessa quinta (29) no Brasil. Baseado no livro de Ernest Cline sobre um grupo de jovens que vive no mundo virtual do OASIS, o filme é repleto de easter eggs clássicos do cinema dos anos 1970 e 1980.

Crítica | Jogador Nº 1

Confira 10 deles para ir à sessão preparado (spoilers a seguir):


DE VOLTA PARA O FUTURO | A trilogia de Robert Zemeckis é talvez a maior referência do filme. Parzival, o protagonista, dirige um DeLorean na corrida inicial do filme, Aech tem uma réplica do skate voador do filme, Art3mis chega até a se referir a Perzival como “Marty McFly”. Por fim, há um “cubo Zemeckis”, batizado em homenagem ao diretor da franquia, que é capaz de voltar no tempo.

Millennium Falcon

STAR WARS | Spielberg tentou manter a inclusão de easter eggs de Star Wars em segredo, dizendo que não conseguiu os direitos, mas isso era mentira – no filme, Sorrento oferece uma Millennium Falcon para Parzival, enquanto personagens caracterizados como R2-D2 e Stormtroopers são vistos no OASIS.

STAR TREK | Já a outra grande saga da ficção científica é representada em uma cena emocionante, na qual Halliday é enterrado. O enterro, todo tematizado de Star Trek, lembra muito aquele de Spock em A Ira de Khan (1982), com um grande símbolo atrás do caixão representando o logo da série.

O Iluminado

O ILUMINADO | O clássico de Stanley Kubrick é a inspiração para toda uma cena, na qual os personagens entram no amaldiçoado Overlook Hotel – lá, encontram as páginas com a infame frase (“All work and no play…”) tipografada, as gêmeas assustadoras, o jorro de sangue nas portas do elevador, o machado de Jack enterrado na porta, e por aí vai.

JURASSIC PARK | Outra mentirinha de Spielberg? Dizer que o filme não teria referências aos seus próprios filmes (mesmo porque, como fazer uma homenagem aos anos 1980 sem Spielberg?). Em Jogador Nº 1, vemos o T-Rex de Jurassic Park em uma destacada aparição na corrida do início.

ÍCONES DO TERROR | Franquias do terror também não ficam de fora do filme. Uma batalha no OASIS tem Freddy Krueger (Hora do Pesadelo), Chucky (Brinquedo Assassino) e Jason Voorheed (Sexta-Feira 13), enquanto outras cenas mostram o carro assassino Christine e uma criatura da franquia Alien.

O GIGANTE DE FERRO | Essa participação especial já foi “estragada” pelos trailers. O Gigante de Ferro da clássica animação de 1999, dirigida por Brad Bird (Os Incríveis), aparece proeminentemente na batalha final, mas acaba sendo destruído – afundando na lava, ele manda uma “joinha” para os companheiros humanos (referência bônus a Exterminador do Futuro 2!).

MONTY PYTHON | Pois é, sobrou tempo até para um easter egg referenciando a trupe de comédia mais famosa da Inglaterra – assim como no clássico Em Busca do Cálice Sagrado (1975), os personagens de Jogador Nº 1 usam uma arma conhecida como Granada Santa (Holy Hand Grenade).

DC | Em um dos trailer do filme, víamos Wade explicando que o OASIS tudo é possível, incluindo “escalar o Monte Evereste com o Batman”. Durante o filme, vemos o Bat-Móvel clássico da série dos anos 1960 na corrida inicial, e uma rápida aparição de Coringa e Arlequina em uma boate.

MAIS, MUITO MAIS | Dezenas, talvez centenas de outras referências pop aparecem em Jogador Nº 1. De um cinto dos Thundercats à motocicleta de Akira, passando pelo golpe “Hadouken” de Street Fighter e aparições de He-Man, Robocop, Tartarugas Ninja, Beetlejuice… Você precisa ver para crer!