Indicações

Krypton | 10 coisas que você precisa saber sobre a família do Superman

Em Krypton, que estreia nessa quarta (21) no canal americano SyFy, descobrimos as origens do Superman em seu condenado planeta natal, e as intrigas políticas que cercam seus ancestrais.

Krypton introduz Brainiac em primeira foto e teaser

Enquanto os fãs sem dúvida estão animados para conhecer essa nova versão da “família estendida” do herói, alguns leigos também se interessarão por Krypton. Para esses, aqui vai um guia básico da família do Superman:

JOR-L | Você sabia que o pai do Superman apareceu nos quadrinhos antes do próprio filho? Em 1936, mais de um ano antes da primeira história de Kal-El/Clark Kent, o personagem foi introduzido por Jerry Siegel e Joe Schuster como Jor-L (a grafia seria mudada para Jor-El só em 1942), em sua primeira versão um detetive da Federação Interplanetária trabalhando na Terra dos anos 3.000.

INVENÇÕES DO PAPAI | Quando sua origem foi “corrigida” para se tornar um cientista de Krypton, planeta natal do filho Superman, Jor-El se tornou um homem bastante impressionante – ele é creditado com a invenção dos carros flutuantes do planeta alienígena; assim como com a descoberta da Zona Fantasma, uma dimensão paralela, e com uma forma de entrá-la.

O símbolo da família de Superman aparece em Krypton

FAMÍLIA TALENTOSA | No entanto, não é só Jor-El que era um homem de talento em sua família: entre os ancestrais, temos Val-El, um famoso explorador; Sul-El, inventor do primeiro telescópio de Krypton; Tala-El, autora da primeira constituição do planeta; Hatu-El, inventor do primeiro ímã eletromagnético e do primeiro motor elétrico; e Gam-El, considerado o pai da arquitetura moderna kryptoniana.

PREVISÕES DO APOCALIPSE | A parte mais conhecida da história de Jor-El, no entanto, são suas previsões de apocalipse, que foram descreditadas pelo conselho científico de Krypton, do qual ele fazia parte. Jor-El dizia ter descoberto que o núcleo de Krypton era radioativo, e que os constantes terremotos no planeta piorariam até levar a sua destruição – como ninguém acreditou nele, Jor-El acabou construindo uma nave para levar seu filho para longe de Krypton antes que tudo acontecesse.

MUDANÇA DE DESTINO | Na atual onda de reformulações do universo DC, foi revelado que Jor-El na verdade foi mantido vivo por ninguém menos que o Dr. Manhattan, personagem mega-poderoso de Watchmen, e que desde então tem observado seu filho tentar salvar a humanidade. Desesperançoso que a missão de Superman vai se completar, Jor-El se torna o vilão Mister Oz, que chega a prender o filho antes de se arrepender.

LORA | Enquanto Jor-El sempre foi bem servido de histórias profundas durante as HQs de Superman, é claro que sua mãe Lara não foi tão beneficiada. Lara estreou com outro nome, Lora (assim como o marido, a grafia mudaria em 1942), em uma história de 1939, mas só após algumas décadas que seu passado e sua importância nos feitos do marido foi revelada.

AO INFINITO E ALÉM | A verdade é que a mãe do Superman era uma astronauta promissora no planeja Krypton que largou tudo para formar família com o cientista Jor-El. Seus conhecimentos técnicos ajudaram o pai do Superman a inventar dispositivos mirabolantes e ganhar status na sociedade do planeta, e sua habilidade foi essencial para tornar a nave em que Clark foi mandado para a Terra segura.

ENCONTRO COM LOIS | Como dissemos anteriormente, no entanto, Lara nem sempre teve bons roteiros a sua disposição. Por exemplo, em certo arco das HQs vemos como Lois Lane consegue uma máquina de espaço-tempo e, desesperada por ter perdido Superman no tempo presente, viaja para Krypton e tenta conquistar Jor-El. A trama absurda abre caminho para a rivalidade entre Lois e Lara, é claro, e Jor-El quase deixa a esposa pela futura namorada do filho!

QUASE UMA LANTERNA | Os Guardiões do Universo são entidades do mundo DC que observam todos os acontecimentos de longe, sem poder interferir, e servem como narradores em momentos nos quais o multiverso da editora se torna um pouco complicado demais. Segundo eles, portanto, em uma linha do tempo alternativa Lara não teria se casado com Jor-El e teria se tornado uma das Lanternas Verdes.

OS CUNHADOS | A família do Superman não se limita aos pais, no entanto – todo mundo sabe que ele tem uma prima que também veio para a terra, Kara, a famosa Supergirl. Isso significa, afinal, que Jor-El tinha um irmão – trata-se de Zor-El, ele mesmo um personagem intrigante. Ele foi um dos poucos a acreditar no irmão, mas acabou sobrevivendo à destruição do planeta – e a DC o trouxe de volta, com a memória totalmente perdida, para o papel do novo Ciborgue Superman.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.