Indicações

15 fatos que você achava que sabia sobre o Superman - mas estava errado

O Superman foi o primeiro super-herói da história e comemora neste dia 18 de abril seu 80º aniversário. Com 8 décadas de história, muita coisa foi mudada, muita coisa se perdeu e muita coisa permaneceu, o que pode dar um nó na cabeça dos fãs. Mas nós vamos ajudar as suas conversas de bar sobre o herói!

Os 5 melhores vilões de séries de super-heróis (e os 5 piores)

Confira nossa lista com 15 fatos que o senso comum te levou a creditar sobre o homem de aço, mas que não são verdades!

ELE É O ÚLTIMO SOBREVIVENTE DE KRYPTON | Ou pelo menos era o que você pensava. A ladainha que Jor-El fala Kal-El já devia ter deixado o herói mais desconfiado do pai. Não só sua prima aparece pela Terra, como existe até um cão! E não para por aí, uma cidade inteira do planeta natal de Superman ainda existe, mesmo que dentro de uma garrafa.

ELE NUNCA MATA | Existe uma ilusão coletiva de que todos os super-heróis possuem uma Regra de Ouro, e que aqueles que a ultrapassam são somente os anti-heróis. Na verdade, não matar já foi sim uma regra das maioria do vigilantes de capa, mas praticamente todos já quebraram a regra em algum momento. Claro que com muita discussão de ética e filosofia por trás. O próprio Superman de Homem de Aço (2011) acaba matando o General Zod antes que ele matasse mais pessoas. Nos quadrinhos, isso também aconteceu!

ELE NÃO GOSTA DO BATMAN | É do conhecimento comum que Batman e Superman não vão muito um com a cara do outro. Mas isso é uma mentira! Ambos são membros fundadores da Liga da Justiça e já se juntaram em diversas ocasiões para salvar a Terra ou combater o crime. Clark já até levou Bruce para passar o Dia de Ação de Graças na casa dos Kent.

SUA ÚNICA FRAQUEZA É KRYPTONITA | Esse é um grande equívoco de muitas pessoas. O Homem de Aço pode ser realmente poderoso, mas não é somente a Kryptonita que pode derrotá-lo. O herói não é imune à nada que tenha a ver com magia, então Adão Negro é um desafiante à altura. Além disso, vilões poderosos como Darkseid e Apocalipse já derrotaram Superman.

LOIS LANE É SEU ÚNICO INTERESSE AMOROSO | Não contem isso para ela, mas Lois não é o único interesse amoroso de Clark, apesar de ter sido o único que vimos nas telonas. O Superman já teve relações, por exemplo, com sua companheira de Liga da Justiça, a Mulher Maravilha. Na telinha, Lana Lang já apareceu em Smallville, e o herói morria de amores por ela.

ELE É TÃO RÁPIDO QUANTO O FLASH | A verdade é que vai depender do roteirista. Mas no geral, o velocista Barry Allen que assume o manto de Flash é, de longe, muito mais rápido do que Superman. No auge de Flash, o Homem de Aço não chegaria nem perto de vencê-lo em uma corrida.

LEX LUTHOR É O ÚNICO BOM VILÃO DELE | Essa realmente é a prova de que o herói é subestimado pela maioria das pessoas. Quem realmente leu histórias de Superman, sabe que ele tem uma galeria de vilão muito maior do que Lex. Bizarro, Darkseid, Apocalipse, General Zod… Esses são só alguns nomes de bons vilões, e nem falamos de Adão Negro, que é mais relacionado à Shazam, mas já deu trabalho para Superman diversas vezes.

ELE É O HERÓI MAIS FORTE DA DC | Alguns diriam que ele é até o herói mais forte da história dos quadrinhos. Mas só focando na DC, podemos ver que não é bem assim. Shazam aguenta uma boa briga com ele, como já fez diversas vezes nos quadrinhos. Além disso, o poder dos Lanternas Verdes só é limitado pela sua imaginação e força de vontade. Um bom páreo para o Homem de Aço.

ELE ESTÁ SEMPRE FELIZ E OTIMISTA | Quem pensa isso, não sabe como é difícil sentir o peso de vestir a capa da casa El. As melhores histórias do Superman não são as que ele mostra toda a sua força numa batalha épica contra monstros, e sim, as histórias com as questões de ética e filosofia que sempre deixam o herói, ao melhor estilo Dr. Manhattan, questionando a sua existência e sua responsabilidade na Terra.

ELE PODE RESPIRAR NO ESPAÇO | Essa é uma ideia comum, dada o número de vezes que vimos Superman voando fora da atmosfera terrestre e suas muitas adaptações para o cinema. Na verdade, ele não pode respirar no espaço. O que ele pode fazer, e faz, é prender suas respiração por uma quantidade enorme de tempo.

EXISTE SÓ UM TIPO DE KRYPTONITA | Todo mundo sabe que existe a Kryptonita verde e que ela tira os poderes de Superman, além de o deixar fraco e poder matá-lo com muito tempo de exposição. Mas existem outros tipos de Kryptonita. O segundo mais notável é provavelmente a Kryptonita vermelha, que lhe causa um comportamento estranho e agressivo (a cura é a Kryptonita azul). A Kryptonita dourada remove temporariamente os poderes de um Kryptoniano. A Kryptonita branca é essencialmente um comedor de ervas daninhas muito forte, matando toda e qualquer vida vegetal. Kryptonita Negra divide um Kryptoniano em uma versão boa e má de si mesmo. Kryptonita prateada resulta em inibições como percepções alteradas e uma fome extrema.

CLARK KENT É SEMPRE UM JORNALISTA | Esse é outro pensamento comum. Mas Clark nem sempre é jornalista. Nos anos 80, ele era repórter de TV, supostamente para lhe dar uma ocupação mais moderna e relevante. Com a reinicialização do universo DC chamada de Novos 52 em 2011, Clark se tornou um blogueiro, pois o jornalismo on-line começou a ultrapassar a impressão. Em Reino do Amanhã, um Clark mais velho e mais amargo deixou o jornalismo para se tornar um fazendeiro, como seu pai terrestre.

SUPERBOY É SUPERMAN MAIS NOVO | Isso até foi usado durante um tempo, mas desde 1993, o Superboy é na verdade um clone de Superman e Lex Luthor, feita pelo próprio vilão. Seu nome é Conner Kent e ele não é o herói retratado na série de TV Smallville. Atualmente, há outro Superboy, Jonathan Samuel Kent, filho de Clark Kent e Lois Lane. Ele muitas vezes se une a Damian Wayne, o filho de Batman com Talia Al Ghul e o atual Robin.

ELE É O PRIMEIRO HERÓI DA DC | Da história do editora, é verdade. Mas cronologicamente, em sua continuidade, Superman não é o primeiro super-herói a aparecer. Muitos heróis o antecedem, mais notavelmente a Sociedade da Justiça da América, uma equipe de super-heróis da Segunda Guerra Mundial que serviu de inspiração para a Liga da Justiça do Superman.

LOIS LANE NÃO SABE QUE CLARK KENT E SUPERMAN SÃO A MESMA PESSOA | O filme Homem de Aço resolveu esse problema dizendo que Lois sabia desde o começo que Clark era um alienígena, e embora os quadrinhos não tenham chegado tão longe, a maioria das iterações modernas estabeleceu que Lois sabe disso há anos. Essa é uma ideia que décadas de narração de histórias e reconhecimento cultural conquistaram e que deve ser sempre o status quo daqui para frente.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.