Indicações

Roseanne e outros cancelamentos de séries que não tiveram nada a ver com audiência

Muitos programas de televisão acabaram por ser cancelados porque sua audiência ia mal, e as emissoras respectivas não podiam mais bancar seus gastos. Mas não foi só isso que acabou por tirar programas do ar.

15 cenas de TV que seriam censuradas nos dias de hoje

Com algumas razões bem fundamentadas, como no recente caso de Roseanne, e outras nem tanto, programas foram extintos pelas mais diversas razões. Confira nossa lista e entenda o que mais, além da audiência, pode fazer com que programas tenham fins antes de seu esperado.

Who Wants to Marry a Multi-Millionaire? | A Fox anunciou que estava deixando de lado seus planos de produzir uma continuação de seu especial sobre multimilionários por causa de uma má notícia sobre o astro Rick Rockwell, a saber, alegações de que ele era um mentiroso. Provavelmente nem era realmente um multi-milionário. Segundo o New York Times, entre as transgressões de Rockwell estava uma acusação de uma ex-namorada de abuso físico, que levou a uma ordem de restrição.

Police Squad! | Como Corra que a Polícia Vem Aí e seus dois filmes seguintes, o show foi uma paródia de dramas policiais dos anos 60 estrelados pelo falecido Leslie Nielsen como o hilariantemente detetive Frank Drebin. O humor era rápido e muitas vezes visual, o que é uma ótima fórmula para um cinema escuro, mas não funcionava tão bem para os públicos de televisão mais perturbadores do início dos anos 80. O executivo da rede, Tony Thomopoulos, disse que o show foi cancelado porque “você tinha que assistir para apreciar”. O que ele quis dizer, é claro, foi que as piadas se moviam tão rapidamente que um espectador casual podia perder alguma coisa, mas isso não impedia os críticos de ridicularizá-lo implacavelmente – a TV Guide chegou a ponto de chamar sua declaração de “a razão mais estúpida que uma rede já deu para terminar uma série”.

Batman | Batman e Robin passaram mais de dois anos lutando contra o crime na televisão, mas não conseguiram se salvar do vilão mais diabólico de todos: a rede. A ABC decidiu matar o show na metade da terceira temporada, citando altos custos de produção e queda de audiência. A história não termina com esses motivos mundanos e típicos de final de show, no entanto. Os produtores esperavam que outra rede pegasse a série. A NBC estava disposta, mas ninguém disse aos caras dos tratores para esperar algumas semanas antes de destruir o set de filmagens.

Luck | Como se viu, o programa não teve muita sorte por suas estrelas eqüinas – a CNN informou que dois cavalos morreram durante a filmagem da primeira temporada, e um terceiro foi sacrificado enquanto filmava a 2ª temporada depois que ela “recuou, virou para trás e bateu com a cabeça no chão. ” As classificações já estavam em declínio quando os produtores decidiram puxar o plugue, mas a forte pressão de organizações como a PETA provavelmente também teve algo a ver com isso. A HBO divulgou um comunicado logo após a terceira e última morte eqüina, prometendo que seus padrões de segurança eram mais altos do que “quaisquer protocolos existentes em corridas de cavalos em qualquer lugar”, mas que cancelava o show porque não podia garantir que não houvesse acidentes adicionais no futuro.

Firefly | Os fãs da série espacial de Joss Whedon, Firefly, ainda choram abertamente quando lembram da morte prematura de seu programa favorito em 2002. O show era mais parecido com a efeméride da ficção científica – veio subindo do pântano no horário nobre para ser apenas brevemente apreciado antes de morrer uma morte apressada e murcha. Em última análise, o seu cancelamento foi uma combinação de diferentes fatores infelizes, mas de longe, quase parecia que os executivos da rede estavam conspirando para garantir seu fracasso. Eles o comercializaram como “comédia de gênero maluca” (não era), eles o colocaram no infame “horário da noite de sexta-feira”, e eles inexplicavelmente decidiram exibir os episódios fora de ordem, com o piloto aparecendo por último.

Tower Prep | Em uma entrevista de 2013 com Kevin Smith, o escritor Paul Dini acusou a Cartoon Network de cancelar sua popular série Tower Prep porque tinha “muitas garotas”. Então, por que exatamente a Cartoon Network quis excluir garotas do público do Tower Prep? Porque eles não achavam que as meninas comprariam os brinquedos certos. Tudo se resume ao dinheiro, certo? Não é como se o entretenimento fosse suposto para ser divertido por conta própria.

Dallas | Na 8 ª temporada, o astro Patrick Duffy decidiu que ele era muito grande para Dallas. Os escritores o expulsaram da série com um esmagamento, matando seu personagem sob as rodas de um carro em alta velocidade. Infelizmente para todos com pouco respeito pela integridade das novelas do horário nobre, ele mais tarde mudou de ideia. Em vez de dizer a ele o que fazer com ele mesmo, os produtores decidiram simplesmente apagar a temporada explicando-a como o sonho de alguém. O show mancou por mais algumas temporadas, mas muitos fãs não puderam tolerar a estupidez da reviravolta na história e as notas nunca foram recuperadas.

O Fazendeiro do Asfalto | Em algum momento, começando com a CBS, as redes decidiram que os programas com temas rurais acabariam, que os telespectadores modernos realmente queriam ver programas sobre moradores da cidade e fanáticos adoráveis. Assim, da mesma maneira que um Walmart pode derrubar um parque de bairro para que os compradores possam economizar 12 centavos em toalhas de papel, as redes eliminaram “tudo com uma árvore” e trouxeram programas de substituição como All in the Family, Sonny e Cher. Bob Newhart Show e Maude. Claro, isso não quer dizer que não houve shows dignos na nova formação (M*A*S*H​* foi introduzido após o “expurgo rural”), mas foi definitivamente um caso de “Nós sabemos o que você gosta mais do que você sabe o que você gosta.”

Bridget Loves Bernie | O rabino Balfour Brickner, diretor da Comissão de Atividades Inter-Religiosas, queixou-se ao New York Times de que o tratamento dos casamentos mistos como um fenômeno aceitável deixou muitos judeus em “profundo desconforto”. Ele acrescentou que a tradição judaica liberal se opunha a “todas as formas de censura e todas as ameaças à liberdade de expressão”, mas que eles realmente queriam que a CBS censurasse Bridget Loves Bernie. Muitas pessoas protestaram contra o programa, ameaçaram as estrelas e até enviaram ameaças de bomba. A CBS acabou cancelando a temporada de outono de 1973, que, de acordo com o Village Voice, deu a dúbia distinção de ser o programa de maior audiência da história a ser cancelado após apenas uma temporada.

Roseanne | O mais recente caso aconteceu porque a atriz Roseanne Barr fez comentários racistas pelo Twitter, ao qual se desculpou e chamou de “uma piada mal compreendida”. Barr caracterizou Valerie Jarrett, que é afro-americana, como “uma mistura da Irmandade Muçulmana com Planeta dos Macacos”. O chefe da ABC, Channing Dungey, liberou uma declaração junto com o anúncio do cancelamento: “As falas de Roseanne são repugnantes, aberrantes e inconsistente com os valores da ABC”.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.