Julho está chegando, e as crianças estão sem dúvida ansiosas para passar o dia todo em casa e brincar nas férias escolares – já os pais, devem estar se perguntando como manter essa criançada ocupada esse tempo todo!

Hotel Transilvânia 3 | Monstros tiram férias em novo trailer

Confira oito filmes que podem te ajudar na missão:


OPERAÇÃO CUPIDO | Uma Lindsay Lohan pré-escândalos é bom… duas, é melhor ainda! Ainda com seus 12 aninhos de idade, Lohan interpretou irmãs gêmeas que não sabiam da existência uma da outra até serem mandadas para o mesmo acampamento de verão em Operação Cupido, que encantou o público em 1998.

OS GOONIESO clássico dos clássicos, esse filme dirigido por Richard Donner e com produção de Steven Spielberg marcou gerações – e não há nenhum motivo pelo qual não possa marcar a do seu filho também. O charme de Os Goonies, em que um grupo de amigos busca um tesouro perdido, é simplesmente atemporal.

SE BRINCAR O BICHO MORDEEmbora nem de longe tão popular quanto seus correspondentes infanto-juvenis dos anos 1980, Se Brincar o Bicho Morde marcou uma geração quando foi lançado, em 1993. Na trama, um garoto recém-chegado a uma cidade pequena fica amigo de um time de beisebol nada convencional, e muitas trapalhadas se sequem.

AGORA E SEMPREContado em dois tempos, Agora e Sempre é perfeito para mostrar para suas filhas o poder da amizade feminina. Estrelas como Christina Ricci, Melanie Griffith e Demi Moore abrilhantam o filme, que segue um grupo de amigas durante um verão movimentado nos anos 1970 e em uma reunião duas décadas depois.

CONTA COMIGOQuem seria capaz de pensar que uma adaptação de Stephen King estaria entre as indicações de filmes infantis? Conta Comigo se tornou um clássico desde seu lançamento em 1986, mostrando um grupo de amigos que passa as férias procurando um companheiro desaparecido. O filme lida com material bem maduro de maneira sutil, elegante e apropriada.

MEU PRIMEIRO AMORTodo mundo sabe o que acontece com o personagem de Macaulay Culkin nesse clássico da Sessão da Tarde, de forma que é aconselhável mostrar Meu Primeiro Amor para crianças mais maduras ou adolescentes. De uma forma ou de outra, o filme segue sendo um delicioso romance juvenil com uma pitada de drama sério.

MEU MELHOR AMIGOUma fofíssima AnnaSophia Robb (pré-Ponte Para Terabítia e A Fantástica Fábrica de Chocolate) estrela esse adorável filme de Wayne Wang sobre uma garota solitária que vive com o pai solteiro, e encontra em um cachorro de rua seu melhor companheiro. Assista sem medo, e aproveite a aparição de gigantes como Jeff Daniels e Eva Marie Saint em papéis coadjuvantes.

UMA FAMÍLIA DE PERNAS PRO AR | O lendário cineasta Spike Lee cria um retrato autêntico e semi-autobiográfico sobre crescer no famoso bairro de Bed-Stuy (o mesmo onde se passa Todo Mundo Odeia o Chris) nos anos 1970. Essa preciosidade da filmografia do diretor precisa ser redescoberta por uma nova geração de pais que querem escolar os filhos em bom cinema.