Indicações

Garfield faz 40 anos: Coisas que você não sabia sobre o felino preguiçoso

Foi quase numa segunda-feira! Nessa terça, 19 de junho, o gato mais famoso das tirinhas, Garfield, completa 40 anos de idade – seu criador, Jim Davis, publicou a primeira historinha nesse dia em 1978.

Garfield vai ganhar novo filme (dessa vez, todo em animação)

Para comemorar esse fenômeno cultural, o Observatório do Cinema reuniu 20 coisas que talvez você não saiba sobre o felino preguiçoso:

1) Garfield ganhou este nome em homenagem a John Garfield Davis, avô de Davis, que morreu quando o cartunista tinha seis anos. Para o desenhista, assim como Garfield, seu avô era “ranzinza por fora”, mas tinha “coração mole por dentro”.

2) Em 1980, apenas dois anos após sua criação, foi lançado Garfield at Large, primeiro livro estrelado pelo personagem. Ele ficou no topo da lista dos mais vendidos no jornal The New York Times, o ranking mais prestigiado de best-sellers do mundo, por quase dois anos.

3) Já em 1982, Garfield migrou para a animação televisiva pela primeira vez. As crianças americanas se deliciaram ao ver o gato laranja estrelando o especial Here Comes Garfield (“Aí Vem o Garfield”, em tradução livre).

4) A partir daí, outros programas foram criados, como Garfield on the Town (“Garfield na Cidade”), de 1985. Este especial conquistou o primeiro dos quatro Emmys que as produções de Garfield já venceram.

5) Em 1988, a era dos especiais para TV acabou, e o gato passou a estrelar sua própria série animada: Garfield e seus Amigos, que durou até 1995. O sarcástico felino voltou à telinha após a estreia de O Show do Garfield, em 2008, que continuou até 2016.

6) Garfield é recordista de publicação entre as tirinhas. Atualmente, as mini-histórias são publicadas em mais de 2,5 mil jornais e revistas ao redor do mundo. O recorde é reconhecido pelo Guinness Book.

7) Nas histórias, Garfield nasceu na cozinha do restaurante italiano Mamma Leoni. Foi vendido para uma loja de animais quando quase levou o local à falência por comer todas as massas compradas pelo mestre cuca!

8) O prato preferido de Garfield é, famosamente, a lasanha. No entanto, você sabe qual é a comida que o gato laranja menos gosta de comer? Uvas passas! Tá aí mais uma coisa com a qual teremos que concordar com o Garfield.

9) Nas primeiras tirinhas, o cachorro Odie pertencia ao colega de quarto de Jon, Lyman. Quando Davis decidiu se livrar do personagem e ele se mudou, no entanto, o cãozinho preferiu ficar, para desgosto de Garfield.

10) Jim Davis diz que o nome Odie vem de um comercial que ele estava escrevendo para uma concessionária de carros – um dos personagens da propaganda era Odie, o idiota da região. O nome soou bem para o criador, que o “roubou” para a tirinha.

11) Quando Garfield completou 25 anos, em 2003, Jim Davis criou uma série de tiras em que o personagem da atualidade se encontra com sua versão original, e os dois discutem as mudanças que ocorreram com o passar do tempo.

12) Em 2004, o personagem ganhou as telonas em Garfield: O Filme, primeiro longa do personagem. O gato ganhou a voz do ator e comediante Bill Murray (de Os Caça-Fantasmas), mas não agradou os fãs – Murray diz se arrepender do filme até hoje, mas voltou para a sequência em 2006.

Jim Carrey

13) Mais esperto foi o comediante Jim Carrey, que recusou o papel de Jon, o dono do gato, em Garfield: O Filme. O personagem acabou sendo interpretado por Breckin Meyer, cuja carreira nunca totalmente se recuperou do “baque”.

14) O gato também é fenômeno do merchandising. Entre 1987 e 1989, foram vendidos mais de dez milhões de bonecos com ventosas do Garfield, daqueles para grudar nos vidros dos carros, ônibus, trens e até aviões.

15) Garfield também se arriscou na música. Em 1991, foi lançado o CD Am I Cool or What? (“Sou Legal ou Não?), com canções inspiradas pelo personagem. O disco contou com a participação de artistas como BB King, Natalie Cole e o grupo The Temptations.

16) Com sua fama de comilão, o gato também lançou um livro de culinária. Em 2006, foi liberado o volume I’m in the Mood for Food (“Estou no clima para a comida”). Nele, é possível aprender 70 receitas das comidas favoritas do personagem.

17) Além de tudo isso, Garfield e Odie se tornaram garotos-propaganda de diversas marcas nos últimos 40 anos – dois parques de diversões dos EUA os contrataram, assim como uma campanha governamental de incentivo à leitura, e os personagens até estamparam selos.

18) Não é incomum personagens estrangeiros ganharem nomes diferentes por aqui. O famoso gato Manda-Chuva, por exemplo, se chama na realidade Top Cat, e o Garibaldo da Vila Sésamo é Big Bird. Enquanto Garfield não foi traduzido para português, teve que mudar sue nome na Suécia, Noruega e Finlândia, onde se chama Gustaf.

19) Para marcar a data de seu 40º aniversário, foi lançado durante a Denver Comic-Con, nos EUA, um novo livro com prefácio assinado pelo ator e escritor Lin-Manuel Miranda. O criador do fenômeno teatral Hamilton e compositor da trilha de filmes como Moana é fã assumido do gato.

20) 16 milhões de pessoas curtem o Facebook do Garfield, o fazendo um dos personagens ficcionais mais populares da rede social. Você pode se juntar a essa legião de fãs aqui. No momento, a página está até decorada com uma capa mostrando o aniversário do gato – como você vê logo acima.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.