A DC Comics começa a construir agora seu universo cinematográfico com Batman Vs Superman: A Origem da Justiça e Liga da Justiça. E enquanto dá seus primeiros passos, a Marvel já tem uma larga vantagem e caminha para a Fase 4 do seu universo de filmes.

Em função disso, muitos acreditam ser praticamente impossível a DC alcançar a Marvel, nós do OC – Observatório do Cinema já temos motivos para provar que, pelo menos em termos de qualidade, a DC tem a faca e o queijo na mão.

Confira a seguir os motivos que podem fazer a DC superar a Marvel:

>> CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

8. A DC tem heróis mais icônicos

Antes do universo Marvel introduzir ao grande público Homem de Ferro, Thor, Capitão América e companhia, seus pais já sabiam quem era Batman e Superman.

Flash em Liga da Justiça

7. Os heróis da DC tem poderes mais interessantes

O Superman pode voar, enquanto o Capitão América pode jogar seu escudo… O Flash pode quebrar a barreira do som e viajar no tempo, enquanto o único real poder que o Homem de Ferro tem é aquele que o dinheiro pode comprar…

6. O “garoto de ouro” da Marvel, Steve Rogers/Capitão América, é… tedioso

Vamos combinar. Ele tem fortes convicções morais, mas seu comportamento certinho e seus “dentes perfeitos”, como o próprio Homem de Ferro aponta, às vezes cansam; enquanto o garoto-propaganda da DC, o Superman, apesar de também cansar às vezes, é um personagem mais complexo e com mais camadas – ele sempre tenta ser bom, mas também sabe ser mal, ao contrário do Capitão, que provocou uma Guerra Civil em seu filme só para defender o amigo Bucky Barnes (vê se tem cabimento…).

Apocalypse, vilão de Liga da Justiça

5. A DC tem vilões mais poderosos

Os da Marvel até que são interessantes, como Thanos, mas os antagonistas da DC possuem, em grande parte, aspirações à destruição de mundos, como Darkseid, Apocalypse (não confundir com o vilão da Marvel), Brainiac, etc. Um exemplo, em menor grau, é o estrago que Zoom fez na TV em The Flash.

4. O universo da DC na TV é mais coeso

A editora começou a desenvolver seu universo televisivo há algum tempo, mas nos últimos anos, séries como Arrow, The Flash, Gotham e Supergirl revolucionaram o modo de se fazer televisão e de se adaptar quadrinhos para a televisão. Nesse sentido, a Marvel ficou um pouco para atrás, com séries como Agents of SHIELD, Agent Carter e Inumanos, embora a editora tenha recuperado o fôlego após sua parceria com Netflix, que trouxe verdadeiras joias da TV como Demolidor e Jessica Jones.

3. A DC consegue aprender com seus erros

Depois de bombas como Lanterna Verde e Mulher-Gato, a editora recuperou o passo no gênero adaptações de quadrinhos com O Homem de Aço e Mulher-Maravilha, se redimindo de erros cometidos no passado. Já a Marvel dizem que está regredindo, já que muitos apontam o mais recente filme da editora, Homem-Formiga e a Vespa, como uma de suas adaptações mais fracas.

Capitão América: Guerra Civil

2. A Marvel torna heróis em vilões

O maior exemplo disso é Capitão América: Guerra Civil, que colocou Vingador contra Vingador. Tá, até pode apontar o dedo e dizer que a DC fez o mesmo com Batman vs Superman, mas nesse último caso, foi apenas um conflito entre dois heróis, que posteriormente uniram forças para liderar a Liga da Justiça e proteger o mundo de ameaças maiores. Já Guerra Civil mudou drasticamente o futuro do universo cinematográfico da Marvel.

1. A DC tem o Batman

Precisa de explicação? Tá, então vamos lá… A Marvel agora conta com o Homem-Aranha, que precisou ganhar dois criticados reboots antes de fazer parte do lugar que sempre pertenceu. Já o Homem-Morcego, apesar de muitos tropeços no início de sua carreira nos cinemas, lá nos anos 80 e 90, teve uma das trilogias mais elogiadas da história do cinema – a do Cavaleiro das Trevas, de Nolan. E se a DC souber aproveitar bem o personagem daqui pra frente, pode conseguir repetir o feito.

Supergirl e TODOS os filmes da DC que estão em desenvolvimento

20 filmes esquecíveis da Marvel que quase ninguém mais lembra