Indicações

Batman de Ben Affleck é um dos melhores do cinema; explicamos por quê

Vamos tirar uma coisa do caminho: essa matéria absolutamente não é uma tentativa de denegrir o trabalho espetacular feito por Christian Bale como Bruce Wayne/Batman na brilhante trilogia de Christopher Nolan e, especialmente, no seu melhor filme, O Cavaleiro das Trevas. Bale é vencedor de um Oscar, um Globo de Ouro e dois Critics Choice Awards, e não é a toa – ele é um dos melhores atores de sua geração.

O próprio Ben Affleck, em várias ocasiões, se derreteu em elogios sobre o trabalho de seu predecessor, mas o ator americano que assumiu o manto no polêmico Batman vs Superman também tem suas virtudes. Embora a carreira não seja tão consistente quanto a de Bale, Affleck entregou algumas interpretações interessantes no decorrer dos anos, e se mostrou conhecedor do jogo de Hollywood ao se adaptar aos muitos altos e baixos que a mídia lhe proporcionou.

Listamos os 5 melhores momentos de Affleck antes do Batman

Justamente por causa da excelência desses dois atores que existem argumentos o bastante para dizer que o Batman de Ben Affleck é melhor que o Batman de Christian Bale. Provavelmente existiriam também para dizer o contrário, e é isso que é realmente bacana sobre essas discussões: analisar duas abordagens de um mesmo personagem arraigado no subconsciente coletivo, e entender onde elas se encaixam.

E neste 15 de agosto, aniversário de 46 anos de Ben Affleck, resolvemos ressuscitar o debate. Então vamos lá:

batmanvsupermanelenco

1) O Batman de Ben Affleck trabalha em equipe

Na interpretação de Christian Bale, também por conta de terem sido filmes solo do Morcego, o Batman era o tipo de super-herói que estava sempre um passo a frente de todo mundo (com a exceção do Coringa, em certos momentos). Aliado ou inimigo, o Batman sempre esteva a frente de tudo e chegando nos lugares antes de todo mundo – por boa parte de Batman vs Superman, no entanto, o Bruce de Ben Affleck apenas observa as coisas se desenrolarem, o que pode parecer uma fraqueza, mas é exatamente porque o Batman é um herói tão atípico.

Muitas vezes referido como “o melhor detetive do mundo”, a grande habilidade de Bruce é entender o ambiente ao seu redor e deduzir coisas a partir dele, decidindo com cuidado o plano de ação e agindo de forma menos puramente forçosa e mais inteligente que seus colegas. Isso faz sentido para um Batman que se aliou a super-heróis mais poderosos que ele em Liga da Justiça.

batmanaffleck

2) Ben Affleck desenha um arco dramático mais claro que Bale

Embora o clima sombrio de Batman vs Superman tenha sido muito criticado por sua falta de humor ou qualquer respiro para o espectador, a verdade é que o filme constrói essa atmosfera com muita habilidade e desenha o arco de seus personagens de forma arrojada por conta da permissão que teve de seguir esse caminho. Para o Batman de Affleck, portanto, é possível observar como o personagem se resigna ao funcionamento complexo do mundo e ao que a figura do Superman representa.

Da raiva a uma surpreendente aceitação de seu destino e propósito, o Bruce de Affleck é mais complexo de algumas formas do que o de Bale, porque lhe é permitido ser assim, e o ator agarra essa oportunidade e cria sutilmente um arco dramático que conseguimos acompanhar claramente durante o filme.

batmanvssuperman

3) O Batman de Ben Affleck é decididamente mais mortal

No mundo de deuses e mitos da DC, o Batman sempre serviu como o embasamento humano, um ícone de justiça falho que muitas vezes serviu para colocar as histórias da editora firmemente no plano terreno. Affleck e o roteiro de Batman vs Superman entendem isso, e há um esforço muito perceptível para retratar essa mortalidade, esse definitivo afastamento da infalibilidade e do maniqueísmo moral. Em muitos sentidos, o Batman de Affleck está muito errado sobre muitas coisas, mas o que o filme nos diz é que ele pode estar – ele é apenas humano.

brucewayne

4) Ben Affleck mostra mais o lado Bruce Wayne do personagem

Frequentemente se diz que interpretar Batman é interpretar dois papéis: o do multimilionário homem de negócios e playboy, e o de vigilante com traumas e pesadelos grotescos. Bale adicionou uma dimensão a essa dicotomia, dando espaço para o órfão machucado e abandonado dentro de Bruce Wayne entrar na composição dos filmes que estrelou. O que Affleck faz é realçar cada uma dessas facetas e construir um Bruce Wayne que é todas essas três coisas (ao mesmo tempo), assim como é um garoto mimado e privilegiado, e um cara comum tentando fazer mais do que pode, mesmo que de uma forma torta.

batmandark

5) O Batman de Affleck é mais fiel aos quadrinhos

Em uma de suas cenas, o Batman de Ben Affleck aparece com seu uniforme emprestado direto dos quadrinhos The Dark Knight Returns, de Frank Miller, mas sem sua máscara, mexendo em um computador e procurando por evidências como um bom detetive. Essa imagem apela para o espectador de uma forma que poucos filmes de super-heróis fizeram – nós já o vimos terem suas máscaras arrancadas durante batalhas, mas quantas vezes os vimos casualmente fazendo seu trabalho, vestindo seus trajes? Isso humaniza o que eles fazem de alguma forma, dissolve a barreira entre o vigilante e sua identidade secreta.

O Batman de Affleck é mais fiel aos quadrinhos por muitos dos outros motivos que já citamos acima, mas é principalmente ao criar imagens assim que sua interpretação acerta em cheio na construção do personagem. Ele já está pronto, ali, nos quadrinhos. Não há a necessidade de fazê-lo nada mais do que ele já é.

The Batman | Fãs acreditam que Ben Affleck está voltando a ficar em forma para viver herói

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.