Indicações

Batman Day | Relembre os 10 melhores momentos do Homem-Morcego nos cinemas

Neste 15 de setembro, comemora-se nos EUA o Batman Day, dia dedicado a um dos maiores super-heróis de todos os tempos, e a joia dourada da coleção da DC comics.

Para não deixar o dia passar batido, resolvemos relembrar os melhores momentos do Cavaleiro das Trevas nos cinemas, desde sua renascença com os filmes de Tim Burton até a fase mais recente com Ben Affleck.

Confira:

The Batman | Roteiro do filme foi finalizado, de acordo com jornalista

A PRIMEIRA APARIÇÃO – BATMAN (1989)

Não tem jeito. Mesmo que o filme de Tim Burton tenha inevitavelmente envelhecido, a primeira vez em que vemos Michael Keaton vestido como o Homem-Morcego é icônica, com o herói surgindo em um telhado e assombrando dois bandidos. “I’m Batman”, diz o suave Keaton, entrando para a história.

DANÇANDO COM O DIABO À LUZ DO LUAR – BATMAN (1989)

O Coringa de Jack Nicholson foi um show à parte no primeiro grande filme do herói nos cinemas, e o confronto final entre Batman e o Palhaço do Crime faz jus ao talento de ambos. Com o Morcego descobrindo que o vilão foi o assassino de seus pais, vemos um lado sombrio e agressivo do herói, o que culmina em um dos grandes momentos da produção.

DESCOBRINDO A BATCAVERNA – BATMAN BEGINS (2005)

Começa a melhor fase do herói nos cinemas, com a trilogia de Christopher Nolan. Descobrindo a caverna subterrânea que viria a se tornar o quartel do Batman, Bruce Wayne é atacado por um enxame de morcegos e então este tem um momento de epifania. Com belo uso das sombras na fotografia de Wally Pfister, o sujeito abraça o medo e conforta-se com ele, adotando-o como arma.

PERSEGUIÇÃO DO TUMBLER – BATMAN BEGINS (2005)

Na estreia do novo Batmóvel Tumbler, o herói esmaga viaturas e salta de prédios em uma tensa corrida contra o tempo; com sua amada Rachel Dawes envenenada e à beira da insanidade. Ficou bem claro aqui o talento de Nolan para cenas de ação.

CONEXÃO EM HONG KONG – BATMAN O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008)

Quem disse que o Batman precisa ficar limitado a Gotham City? No segundo filme de Christopher Nolan do herói, o Batman precisa viajar a Hong Kong para capturar um criminoso importante, orquestrando um plano digno dos melhores filmes do gênero de assalto, ilustrando a inteligência do Cavaleiro das Trevas. Capturadas com impressionantes câmeras IMAX, jamais veremos o Batman voando de forma tão linda novamente.

DUELO NAS RUAS DE GOTHAM – BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008)

Elevando o nível da perseguição de carros de Batman Begins, Nolan e sua equipe criam uma cena de ação incrível, trazendo o Coringa perseguindo Harvey Dent pelas ruas de Gotham e a estreia da bat-pod do herói. Admirável também é o uso de efeitos práticos, como miniaturas, explosões e a capotagem memorável de um caminhão.

INTERROGATÓRIO DO CORINGA – BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS (2008)

O duelo mais perigoso entre Batman e o Coringa, a cena do interrogatório traz um embate psicológico impressionante. Nele, vemos que um não pode existir sem o outro, que são apenas lados diferentes de uma mesma moeda. Atuação monstruosa de Heath Ledger aqui, que mostra fôlego nas risadas maléficas. O próprio Christopher Nolan já disse que essa é sua cena preferida de toda a trilogia.

LUTA CONTRA BANE – BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE (2012)

Na conclusão da trilogia Cavaleiro das Trevas, vemos aquele que é certamente o momento mais vulnerável do herói nos cinemas. Enfrentando o brutamontes Bane, vivido por Tom Hardy, Batman é humilhado e facilmente derrotado, e ainda leva um golpe que quebra sua coluna. Uma grande cena, do tipo que raramente vemos em filmes de super-heróis.

FILHO DE KRYPTON VS MORCEGO DE GOTHAM – BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA (2016)

O momento que todos queríamos ver em Batman vs Superman, e que infelizmente foi reduzido a um rápido duelo entre os dois heróis, enfiado no meio de uma narrativa inchada e cheia de incongruências. Porém, quando de fato vemos o Cavaleiro das Trevas enfrentando o Homem de Aço, é um momento glorioso. Uma perfeita adaptação das páginas de Frank Miller, Zack Snyder abraça o lado mais brutal do herói, que usa sua inteligência e estratégia para derrotar Superman.

SALVANDO MARTHA – BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA (2016)

Batman vs Superman foi um filme cheio de falhas, mas é impossível discordar que Zack Snyder entendeu como poucos o estilo de luta do Cavaleiro das Trevas. Em uma luta brutal e violenta, vemos o herói de Affleck enfrentar diversos bandidos em um galpão, sendo uma bela adaptação do estilo de luta visto na série de games Arkham, e também uma ilustração fiel do lado mais sombrio do Batman.

Batman: O Cavaleiro das Trevas | Warner não era a favor da escalação de Heath Ledger como Coringa

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.