Indicações

O Predador | Os melhores easter eggs e referências do novo filme

Referências e easter eggs se tornaram um padrão em filmes de grandes franquias e O Predador, de Shane Black, não poderia ser diferente. O filme vem recheado de referências aos filmes anteriores da franquia, seja o primeiríssimo, com Arnold Schwarzenegger, sua continuação, ou os Alien vs Predador.

O Predador | Tudo o que mudou e foi cortado pela Fox nas refilmagens

Dito isso, selecionamos alguns dos melhores easter eggs que encontramos no Predador de 2018. Confiram, na lista abaixo:

Cadáveres pendurados

O primeiro filme do Predador buscou trazer grande suspense acerca da origem da criatura, que ninguém saberia que é um alienígena se a primeira cena do filme já não tivesse entregado isso. Ainda assim, muito suspense foi inserido na trama e um desses pontos foi a inserção de cadáveres pendurados pelo Predador na selva.

Vemos o mesmo na nova versão, que mostra McKenna e sua equipe encontrando um dos seus companheiros esfolado e pendurado na árvore.

Predador visitaram a Terra anteriormente

Quando Casey Brackett é recrutada pelo Projeto Stargazer, e passa a aprender mais sobre a criatura, ela descobre que predadores já estiveram na Terra antes, nos anos de 1987 e 1997, respectivamente o ano de lançamento do primeiro Predador e o ano no qual Predador 2: A Caçada Continua se passa.

A lança

No laboratório do projeto Stargazer podemos ver a lança usada pelo Predador em Alien vs. Predador, que, aliás, é feita com o rabo do Alien. Só não sabemos como isso foi parar nesse laboratório.

Agente Keyes

Inúmeros detalhes apontam que O Predador na realidade é uma continuação dos filmes anteriores. Um desses detalhes é a presença de Sean Keyes, interpretado por Jake Busey. Jake é filho de Gary Busey, que em Predador 2 interpretou o agente do FBI Peter Keyes. Ambos seguem um caminho mais científico, ao invés de simplesmente quererem explodir a criatura.

Caçador ou Predador?

O Predador, de Shane Black, é o primeiro filme da franquia a mostrar os personagens chamando a criatura por esse nome e o roteiro chega a brincar com isso. Em certo momento, é dito que eles deveriam ter chamado a criatura de Caçador, nome usado em Alien vs Predador. Além disso, os fãs e a produção dos filmes se referem à criatura como Caçador desde o primeiro filme com Arnold Schwarzenegger.

Um lindo Predador

Filmes de ação dos anos 1980 são recheados de frases de efeito e O Predador não é exceção. Quando Dutch vê o rosto da criatura sem a máscara pela primeira vez ele diz “you are one ugly motherf***er” (o que deve ter sido traduzido para algo como você “é um desgraçado feio”). No novo Predador, a frase é invertida, quando Casey chama a criatura de “one beautiful motherf**ker” (um filho da p*** lindo, em tradução livre).

A segunda pergunta

Quando Casey Brackett está sendo apresentada à existência e captura dos Predadores, Traeger acaba prevendo sua segunda pergunta, que deve ser algo como “o que eu estou fazendo aqui?”. Essa cena faz uma referência direta ao primeiro filme da franquia, no qual Dutch faz a mesma pergunta.

O Predador | Final original teria aparição de icônico personagem

Vá para o helicóptero!

Evidentemente que o novo Predador traria uma referência ao icônico grito de Arnold no primeiro filme, Run! “Get to the Chopper!” (“Corra! Vá para o helicóptero!” em tradução livre). No novo filme, depois que o Predador escapa do Projeto Stargazer, o grupo acaba ficando sem um veículo para escapar e a única opção vem na forma de algumas motos ali perto. A diferença é que “chopper” nesse contexto é algo totalmente diferente.

Os Selvagens da Noite

Quando somos levados da floresta para uma cidadezinha nos EUA, o nome da escola de Rory é dado em homenagem a Lawrence Gordon, um grande produtor responsável pelo primeiro O Predador. Mas a referência não para por aí. Uma mensagem que pode ser lida na escola diz que aquele é o “Lar dos Guerreiros” (Home of the Warriors), clara referência à Os Selvagens da Noite (The Warriors), outro clássico de 1979 produzido por Gordon.

Woodruff Road

Em certo momento do filme, ouvimos uma chamada da polícia, dizendo que Rory foi visto em direção leste na Woodruff Road, o que certamente parece uma referência a Tom Woodruff Jr., lenda dos efeitos especiais, que trabalhou em ambos os Alien vs Predador, inclusive vestindo o traje do Alien que é marcado com a rede do Predador no filme.

Quem te ensinou matemática?

Em certo momento do filme, especificamente quando os Looneys entram em confronto com os militares do projeto Stargazer, McKenna pergunta “quem ensinou a ele matemática”. Isso é uma referência direta a Beijos e Tiros, filme de Shane Black de 2005, no qual o personagem de Val Kilmer pergunta a mesma coisa ao de Robert Downey Jr.

Predador na água

Em uma cena do filme, vemos o Predador andando em direção a McKenna na água, remetendo à famosa cena do primeiro O Predador, que mostra a criatura emergindo da água, com sua camuflagem falhando na frente de Dutch.

Taxi Driver

Em entrevista ao ScreenRant, Keegan-Michael Key revelou que queria uma versão da jaqueta de Travis Bickle, protagonista de Taxi Driver, para o filme. Vemos exatamente isso em O Predador, quando o personagem é introduzido no filme, vestindo uma jaqueta praticamente igual ao emblemático personagem interpretado por Robert De Niro.

Crítica | O Predador

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.