Indicações

O Predador | Tudo o que mudou e foi cortado pela Fox nas refilmagens

Não é surpresa alguma que O Predador, novo filme da Fox sobre o caçador alienígena, foi muito alterado e reformulado durante seu desenvolvimento no estúdio.

Entre cortes, grandes períodos de refilmagens e mudanças de última hora, separamos uma lista com as principais alterações que aconteceram no filme de Shane Black. (via ScreenRant)

Confira:

GRANDE CENA DE AÇÃO COM PREDADORES ‘DO BEM’

Nos primeiros trailers e fotos do set de O Predador, víamos uma sequência de ação completamente isenta do filme final. Ela mostrava o grupo dos Lunáticos enfrentando o Super Predador com a ajuda de alguns ‘Predadores do bem’, que lutavam ao lado dos humanos, armados com um tanque de guerra. Aparentemente, a sequência não agradou ao estúdio – tampouco aos fãs, que não reagiram bem às imagens – e acabou gerando uma reconstrução completa do terceiro ato do longa.

PREDADORES MUTANTES NA ÁREA 51

Não há muito mais o que fazer com Predadores no cinema sem mudar radicalmente seu conceito, então é de se entender que a Fox tenha feito esse corte. Em uma sequência ambientada na mítica Área 51, encontraríamos outras espécies de Predadores trancafiados ali, frutos de experimentos do governo que o haviam transformado em híbridos, contando com Predadores com múltiplos braços e até tentáculos. Definitivamente não precisávamos disso.

TODO O TERCEIRO ATO DO FILME FOI MUDADO

Como discutido no primeiro tópico, todo a sequência final do longa foi radicalmente alterada. Antes incluindo uma batalha com os Lunáticos, Predadores do Bem e os Predadores Mutantes contra o Super-Predador durante a luz do dia (com direito a Jacob Tremblay pilotando a nave alienígena), o resultado final é uma simples caçada do antagonista ao grupo dos humanos, à noite. O próprio Shane Black confirmou as extensas refilmagens, e é possível notar a bagunça de montagem (com personagens que abruptamente são descartados) e o trabalho inferior com alguns dos efeitos visuais.

PERSONAGEM DE EDWARD JAMES OLMOS FOI CORTADO

Ator veterano de Battlestar Galactia e os dois filmes de Blade Runner, Edward James Olmos tinha um papel importante no filme, mas que foi cortado completamente. Olmos interpretaria o chefe da divisão do agente de Sterling K. Brown, e o ator revelou que suas cenas totalizavam algo em torno de 30 ou 40 minutos, então havia alguma importância à figura do governo.

Alien vs Predador
Alien vs Predador

CONEXÕES AO UNIVERSO DA FRANQUIA FORAM ACRESCENTADAS

Ao longo de O Predador, temos alguns easter eggs e referências aos capítulos anteriores da franquia, e muitas foram adições recentes. O estúdio insistiu para que víssemos objetos de Predador 2: A Caçada Continua e até mesmo Alien vs Predador no laboratório do Projeto Stargazer, além de referências diretas ao primeiro filme – incluindo imagens de arquivo do Predador original. Só não temos referências a Predadores, pois Black revelou que o filme com Adrian Brody é ambientado depois dos eventos do reboot.

Olivia Munn em O Predador

A DENÚNCIA DE OLIVIA MUNN

A grande polêmica do filme foi com esse corte recente, onde Steven Wilder Striegel foi chamado por Shane Black ter uma cena com Olivia Munn no filme. O que ninguém sabia é que Striegel era um predador sexual condenado, e a atriz fez uma reclamação à Fox, que acabou cortando a cena do longa. O momento em questão era uma introdução à personagem de Casey, que seria abordada por um tarado no parque antes de ser contatada pelo governo. No produto final, a cena de sua introdução é muito mais abrupta.

PARTICIPAÇÃO DE ARNOLD SCHWARZENEGGER

Não conta exatamente como um corte ou alteração, visto que a cena nunca foi filmada, mas Shane Black planejava uma participação especial de Arnold Schwarzengger. A cena aconteceria no final do filme, após Quinn, Rory e Casey se livrarem do Super Predador, e o veterano Dutch apareceria para ajudá-los e recrutá-los para uma guerra contra os Predadores. O ator recusou a participação.

O MATADOR DE PREDADORES

Sem entrar em muitos spoilers, mas este é um tipo de reshoot que o espectador pode perceber sua natureza na hora em que assiste. É uma ideia patética e que só está ali para garantir um gancho para continuações, e que foi acrescentada de última hora. É quase como se os produtores não soubessem como encerrar o filme, e a qualidade irregular dos efeitos visuais comprova esse elemento apressado.

MUDANÇAS NO PERFIL DOS PERSONAGENS

Os personagens no grupo dos Lunáticos definitivamente se destacam pelo exagero de humor e o flerte com algumas deficiências, desde autismo até estresse pós-traumático, e diversos diálogos e piadas foram diminuídos no corte final; a fim de evitar um retrato que se tornasse ofensivo. Além disso, os personagens de Boyd Holbrook e Trevante Rhodes seriam amigos desde o começo do filme, ao invés de se conhecerem no ônibus dos professores, enquanto Olivia Munn seria originalmente uma professora de ciências.

Leia a nossa crítica de O Predador

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.