Venom, filme focado no famoso vilão do Homem-Aranha, acaba de chegar aos cinemas e promete ser um dos maiores sucessos do gênero este ano.

O filme é produzido pela Sony e não faz parte do universo cinematográfico da Marvel. Entretanto, isso não impediu a produtora de fazer diversas referências às origens de Venom nos quadrinhos da Marvel. Listamos as principais referências encontradas no longa e alguns easter eggs na lista abaixo.

8 personagens da Marvel que merecem ter suas próprias séries de TV

Eddie Brock

>> CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

As referências do filme começam justamente com seu protagonista: Eddie Brock. Nos quadrinhos, o simbionte que dá vida ao Venom já teve várias pessoas como hospedeiras, mas Brock é provavelmente o mais famoso. No filme, assim como nos quadrinhos, ele é um jornalista, mas possui diversos ideais, enquanto em sua versão original, ele era um pouco mais violento (mesmo sem o simbionte).

No filme, Eddie vive em São Francisco, algo que tem como referência uma série do Venom no qual o personagem deixa Nova York e começa a combater o crime em São Francisco. Mesmo sem explicar o que o levou a morar na cidade, o filme revela que Brock era um habitante de Nova York no passado.

Outra referência ao material original é o fato de que Eddie costuma aparecer nas histórias levantando peso, e de fato, o filme mostra alguns halteres no chão de seu apartamento.

Ann Weying

Nos quadrinhos, Ann Weying é uma mulher que foi noiva de Eddie Brock e acabou assumindo a forma de She-Venom, uma versão feminina do personagem. No filme, ela é interpretada por Michelle Williams e chamada apenas como Anne. A personagem é apresentada como um advogada e namorada de Eddie.

O Simbionte

No começo do filme, cientistas fazem experimentos com o simbionte alienígena que dá origem ao Venom na tentativa de buscar uma cura para o câncer. Isso é uma referência ao universo Ultimate da Marvel, na qual o simbionte surgiu como uma tentativa de médicos de curar o câncer.

Graças ao simbionte, Eddie também começa a apresentar certa aversão à comida, algo que tem referência uma história dos quadrinhos no qual a entidade alienígena faz com que seu hospedeiro sinta gosto de lixo em tudo o que come. Ainda assim, Venom revela gostar bastante de chocolate. É porque nos quadrinhos o simbionte tem fome de fenetilamina, substância encontrada tanto em cérebros, quanto em chocolate.

O simbionte ainda revela que era considerado um excluído em seu planeta natal. Nos quadrinhos, o simbionte que dá origem ao Venom chegou a ser preso em seu planeta natal por querer realizar uma ligação completa com seus hospedeiros, e não apenas conquistar o controle total deles.

Roland Treece

A única similaridade entre a versão de Treece no filme e a dos quadrinhos é o fato de que ambos trabalham para Carlton Drake, já que no filme ele é o chefe de segurança da Fundação Vida, enquanto que nos quadrinhos, um dos diretores da organização.

Carlton Drake

Como nos quadrinhos, Drake é o presidente da chamada Fundação Vida. Enquanto no material original ele é um vilão comum do Homem-Aranha, nos cinemas ele acabou antagonizando a história do Venom.

Nos quadrinhos, ele forçou Venom a criar cinco simbiontes para a Fundação Vida, mas não chegou a ser o hospedeiro do vilão Riot.

Riot

Por falar em Riot, a primeira mulher a aparecer como uma hospedeira do vilão é identificada como Donna Diego. Nos quadrinhos, a personagem foi uma cobaia da Fundação Vida.

Além disso, o plano do vilão era liberar um exército de simbiontes na Terra, algo que já foi apresentado na história em quadrinhos Planet of the Symbiotes, no qual um grupo de simbiontes tenta invadir o nosso planeta.

O momento em que Riot enfrenta Venom e quase arranca o simbionte de Eddie Brock é similar à capa da terceira edição de Venom: Carnage Unleashed. O vilão também luta da mesma forma que o Carnificina.

John Jameson

No começo do filme, é citado que um astronauta chamado John Jameson acabou morrendo em uma missão no espaço. Nos quadrinhos, o personagem é o responsável por trazer à Terra o simbionte que dá origem ao Venom, mas não tem muita importância para o personagem além disso.

Kriptonita

Parece meio estranho, mas uma cena do filme cita a kriptonita, elemento importante da história do Superman da DC Comics. Dessa forma, é provável que o Superman seja um personagem de quadrinhos do universo de Venom nos cinemas.

Tootsie

Enquanto procura emprego, Eddie diz que poderia fingir ser uma mulher e se chamar Tootsie. Trata-se de uma referência a um filme com Dustin Hoffman, no qual ele finge ser uma mulher chamada Tootsie para conseguir um emprego.

Belvedere

O gato de Anne se chama Belvedere, o que é uma referência a uma romance da escritora Gwen Davenport. O personagem é conhecido por ter sido o protagonista da série Mr. Belvedere, que foi exibida durante a década de 80.

Stan Lee

Como é comum nos filmes da Marvel (ainda que este seja produzido exclusivamente pela Sony), Stan Lee faz uma rápida aparição no longa. Quando ele aparece no filme, Venom se pergunta “Quem é esse cara?”, uma referência ao fato de Lee nunca ter escrito uma história do personagem.