Indicações

Pantera Negra e os filmes da Marvel e DC que já concorreram ao Oscar

Com o anúncio dos indicados ao Oscar nesta terça-feira (22), Pantera Negra tornou-se uma das produções baseadas em quadrinhos mais bem sucedidas em termos de premiação de todos os tempos.

Aproveitando a deixa, aproveitamos para relembrar todos os filmes de super-heróis da Marvel e DC que já foram indicados ou premiados com uma estatueta do Oscar.

Confira abaixo.

Oscar 2019 | Saiba como são escolhidos os indicados e o vencedor de Melhor Filme

Superman: O Filme – 1 Vitória e 3 Indicações

Tudo começa com o grande clássico de Christopher Donner. O Superman original foi tão revolucionário em sua época que ganhou um Oscar honorário pelo trabalho nos efeitos visuais, além de concorrer nas categorias de Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e Melhor Som.

Batman – 1 Vitória

Um dos maiores filmes de todos os tempos na época de seu lançamento, o Batman de Tim Burton foi um grande fenômeno comercial, e acabou bem lembrado na cerimônia da Academia. Batman acabou vitorioso na categoria de Melhor Design de Produção, sua única indicação.

Batman: O Retorno – 2 Indicações

O segundo filme do Cavaleiro das Trevas com Tim Burton foi considerado sombrio demais para a Warner Bros, e ainda provocou uma certa repulsa no público pelo visual de seus personagens. Muito disso veio das áreas onde Batman: O Retorno foi lembrada no Oscar, concorrendo a Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Visuais.

Batman Eternamente – 3 Indicações

Ainda que a transformação do Homem-Morcego tenha sido criticada após Tim Burton passar as chaves para Joel Schumacher, o filme acabou se saindo bem com a Academia. Batman Eternamente conquistou indicações em Melhor Fotografia, Melhor Edição de Efeitos Sonoros e Melhor Som.

Homem-Aranha – 2 Indicações

Marcando uma nova era para filmes de super-heróis no cinema, o primeiro filme do Homem-Aranha de Sam Raimi foi um grande sucesso de público e crítica. Além disso, o filme foi lembrado nas categorias de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Som, perdendo as duas para O Senhor dos Anéis: As Duas Torres.

Homem-Aranha 2 – 1 Vitória e 2 Indicações

Até o momento, este é o único Oscar que um filme com o selo da Marvel já ganhou em 91 anos da cerimônia. Homem-Aranha 2, o magistral filme de Sam Raimi, saiu vitorioso na categoria de Melhores Efeitos Visuais, além de ter sido indicado para Edição de Som e Mixagem de Som.

Batman Begins – 1 Indicação

O radical reboot de Christopher Nolan para o ícone da DC foi um sucesso com a crítica, e ainda garantiu uma inesperada indicação para o fotógrafo Wally Pfister. O colaborador de Christopher Nolan foi indicado em Melhor Fotografia pela primeira vez por Batman Begins, mas perdeu a estatueta para Memórias de uma Gueixa.

Superman: O Retorno – 1 Indicação

Seguindo o legado do filme original, Bryan Singer conseguiu descolar uma indicação para seu reboot do Homem de Aço nos cinemas. Ainda que tenha sido considerado um fracasso comercial, Superman: O Retorno saiu indicado em Melhores Efeitos Visuais, perdendo para Piratas do Caribe: O Baú da Morte.

Batman: O Cavaleiro das Trevas – 2 Vitórias e 6 Indicações

Até o momento, a obra-prima de Christopher Nolan permanece como o campeão em indicações e vitórias. O Cavaleiro das Trevas garantiu um merecido Oscar de Melhor Coadjuvante para Heath Ledger em seu retrato como o Coringa, além de uma estatueta por Edição de Som. O longa ainda concorreu em Melhor Design de Produção, Fotografia, Montagem, Maquiagem, Efeitos Visuais e Mixagem de Som.

Homem de Ferro – 3 Indicações

No mesmo ano do furacão Cavaleiro das Trevas, a Marvel Studios entrou bem nos prêmios da Academia com o primeiro Homem de Ferro. O filme estrelado por Robert Downey Jr. abocanhou indicações para Melhores Efeitos Visuais, Edição de Som e Mixagem de Som.

Homem de Ferro 2 – 1 Indicação

Jon Favreau não conseguiu o mesmo resultado do primeiro Homem de Ferro com a crítica ou os fãs, mas a nova aventura de Tony Stark foi lembrada nos prêmios da Academia. O filme foi indicado para Melhores Efeitos Visuais, onde perdeu para A Origem.

Os Vingadores – 1 Indicação

O grande evento da Marvel Studios não poderia ter ficado de fora do Oscar daquele ano, especialmente por trazer um grande trabalho de efeitos visuais com Os Vingadores, por trazer diversos heróis em cena. O filme de Joss Whedon foi indicado para Melhores Efeitos Visuais, onde As Aventuras de Pi triunfou naquele ano.

Homem de Ferro 3 – 1 Indicação

Honrando a tradição da trilogia, Homem de Ferro 3 marcou presença na categoria de Melhores Efeitos Visuais no Oscar 2014, mesmo com a recepção divisiva dos fãs de da crítica em seu lançamento. O longa perdeu a estatueta para Gravidade, um dos grandes campeões daquele ano.

Capitão América: O Soldado Invernal – 1 Indicação

Até hoje, Capitão América: O Soldado Invernal é tido como um dos filmes mais adorados pela crítica e público da Marvel Studios. Tal entusiasmo acabou empurrando o filme dos irmãos Russo para uma indicação por Melhores Efeitos Visuais, onde perdeu para Interestelar.

Guardiões da Galáxia – 2 Indicações

No único ano em que todas as produções da Marvel Studios foram indicadas para algum Oscar, Guardiões da Galáxia estendeu seu sucesso surpresa para os prêmios da Academia. A aventura espacial do estúdio foi indicado para Melhores Efeitos Visuais e Maquiagem, onde perdeu para Interestelar e O Grande Hotel Budapeste, respectivamente.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido – 1 Indicação

2014 certamente foi um grande ano para super-heróis. Além das duas produções da Marvel Studios, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido garantiu a primeira indicação ao Oscar da elogiada franquia dos mutantes, com o filme de Bryan Singer concorrendo, também, a Melhores Efeitos Visuais. A cena do Mercúrio é realmente o que garantiu a merecida indicação.

Doutor Estranho – 1 Indicação

O filme mais comentado da Marvel Studios em 2016 foi Capitão América: Guerra Civil, mas quem acabou sendo lembrado pela Academia foi Doutor Estranho – merecidamente. O longa protagonizado por Benedict Cumberbatch foi indicado a Melhores Efeitos Visuais, no que foi um trabalho caprichado e inventivo, mas perdeu para o remake live-action de Mogli: O Menino Lobo.

Esquadrão Suicida – 1 Vitória

Não importa o que dizem as críticas, o quanto os fãs odeiem e o quão ruim o filme de David Ayer seja, nada pode tirar o fato de que Esquadrão Suicida é um filme ganhador do Oscar. O longa saiu vitorioso na categoria de Melhor Maquiagem & Cabelo, algo que – realmente – devemos considerar como uma das poucas qualidades do filme.

Logan – 1 Indicação

James Mangold e Hugh Jackman lutaram para fazer de Logan um filme sério, apostando no realismo, na violência e no carisma de Hugh Jackman para uma despedida à altura para o Wolverine. O esforço resultou em uma inesperada indicação para Melhor Roteiro Adaptado, categoria que nenhum filme da Marvel ou DC já havia conquistado até então. O filme acabou perdendo para Me Chame Pelo Seu Nome.

Guardiões da Galãxia Vol. 2 – 1 Indicação

Assim como o primeiro filme, Guardiões da Galáxia Vol. 2 foi bem lembrado na categoria de Melhores Efeitos Visuais. Ainda que tenha sido um bom trabalho de design de criaturas e ambientes digitais, o filme de James Gunn perdeu para Blade Runner 2049.

Pantera Negra – 7 Indicações

Desde O Cavaleiro das Trevas que um filme de super-heróis não conseguia tantas indicações, e Pantera Negra tornou-se a primeira produção do gênero a garantir uma indicação a Melhor Filme. Além da posição de prestígio, o filme de Ryan Coogler ainda foi lembrado em Melhor Design de Produção, Figurino, Trilha Sonora, Canção Original, Edição de Som e Mixagem de Som. Wakanda forever!

Homem-Aranha no Aranhaverso – 1 Indicação

A elogiada animação da Sony Pictures foi um dos filmes mais elogiados do ano na temporada de prêmios recentes, e foi devidamente lembrada na categoria de Melhor Animação. É uma indicação, mas a esse ponto, Homem-Aranha no Aranhaverso tem praticamente a vitória garantida.

Vingadores: Guerra Infinita – 1 Indicação

O maior filme da Marvel Studios e de 2018 também foi lembrado na mais recente cerimônia do Oscar, com Vingadores: Guerra Infinita concorrendo a Melhores Efeitos Visuais ao lado de O Primeiro Homem, Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível, Han Solo: Uma História Star Wars e Jogador Nº 1.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.