Indicações

8 vencedores do Oscar que são um fracasso de público

A maior premiação do cinema, o Oscar, está envolvida em várias polêmicas na cerimônia deste ano. Porém, não é a primeira vez que o prêmio tomou decisões controversas. A premiação é usualmente acusada de esnobar certas produções, além de entregar o prêmio para filmes que não agradaram muito ao público. 

Confira 8 vencedores mais inesperados do Oscar, que não agradaram ao público.

Oscar 2019 | As grandes polêmicas dessa edição da premiação

A Dama de Ferro (2011)

Centrado ao redor de uma das figuras femininas mais controversas da história política do Reino Unido, Margaret Thatcher (Meryl Streep), o filme tinha tudo para ser indicado ao Oscar antes mesmo de seu lançamento.

Mesmo com uma atuação incrível de Meryl Streep, o filme foi acusado de representar de maneira rasa a então Primeira Ministra do Reino Unido. Mesmo assim, o filme conseguiu levar as estatuetas de Melhor Atriz e Melhor Maquiagem. O longa tem 51% de aprovação do público no site Rotten Tomatoes.

Esquadrão Suicida (2016)

Um dos filmes baseado em histórias em quadrinhos mais decepcionantes ao público, pegou todos de surpresa ao levar para casa o Oscar de Melhor Maquiagem. Mesmo o prêmio não sendo a categoria principal, muitos apontam como uma injustiça o filme ser premiado.

Isso porque filmes como Taxi Driver, 2001: Uma Odisséia no Espaço e muitos outros longas já foram esnobados pela Academia. O filme tem 27% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, contra 60% do público.

Um Hóspede do Barulho (1987)

O filme pode ser considerado um clássico do cinema. O longa que coloca a figura do Pé Grande no centro da narrativa levou o Oscar de Melhor Maquiagem. Mesmo sendo uma categoria técnica, o prêmio é controverso devido a recepção do filme na época.

Hoje, o longa é considerado uma relíquia e nostálgico para muitos. Porém, na época de seu lançamento o filme foi muito criticado e tido como exemplo de um filme ruim. Um Hóspede do Barulho tem 53% de aprovação do público.

Guerra ao Terror (2009)

JEREMY RENNER stars in THE HURT LOCKER.

Guerra ao Terror pegou todos de surpresa ao levar o prêmio de Melhor Filme no Oscar de 2010. O filme retrata de maneira crua a guerra do Iraque, consequência dos ataques de 11 de setembro nos Estados Unidos.

Embora o filme tenha uma boa avaliação da crítica (97%) e do público (84%), a bilheteria do longa deixou a desejar. Segundo o site Digital Spy, Guerra ao Terror arrecadou apenas U$ 49,2 milhões, basicamente pagando seus custos, com uma margem  baixa de lucro.

Mesmo assim, o filme fez história ao levar seis estatuetas, incluindo o de Melhor Diretor para Kathryn Bigelow, se tornando a primeira mulher a vencer a categoria.

O Lobisomem (2010)

O Lobisomem é um remake do clássico filme de 1941. O filme levou o prêmio de Melhor Maquiagem, mas não foi o suficiente para chamar a atenção do público. O diretor Joe Johnston falhou em recontar a história do clássico de mesmo nome.

Ainda segundo o site Digital Spy, o longa arrecadou $ 139,8 milhões de dólares ao redor do mundo, falhando em cobrir seu próprio orçamento de $ 150 milhões. O público não foi receptivo ao longa, sua avaliação é 33% no Rotten Tomatoes.

A Invenção de Hugo Cabret (2011)

O filme de Martin Scorsese levou não apenas uma, mas cinco estatuetas na cerimônia do Oscar de 2012. Incluindo Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Mixagem de Som, Melhor Direção de Arte e Melhor Edição de Som.

O maior problema de A Invenção de Hugo Cabret está na bilheteria, o público aparentemente não foi até os cinemas. O longa arrecadou $ 185,8 milhões de dólares, segundo o Digital Spy. O valor pode parecer muito, porém, quando comparado do preço de custo do longa,  $ 180 milhões de dólares, se torna um fracasso de bilheteria.

Blade Runner 2049 (2017)

A sequência do clássico Blade Runner – O Caçador de Androides, falhou em seguir os passos de seu antecessor. Mesmo sendo um dos filmes mais esperados do ano, o longa do diretor Denis Villaneuve falhou em agradar o público.

O filme foi descrito como muito lento e longo. Segundo o site Digital Spy, o próprio Ridley Scott, diretor do primeiro filme, afirma que ele “Teria removido meia hora do longa”. Mesmo com todas as críticas, Blade Runner 2049 levou dois prêmios, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Fotografia.

O Mágico de Oz (1939)

Embora o clássico O Mágico de Oz seja uma referência e influencie filmes até os dias de hoje, o filme não foi muito aceito quando lançado. Em 1939, o público não se mostrou muito surpreso com o filme.

O Mágico de Oz recebeu várias indicações à cerimônia de 1940, e venceu as categorias Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original.

No entanto, o filme teve vários problemas de produção que elevaram seu custo para $ 2,7 milhões de dólares. A sua estréia arrecadou apenas $ 3 milhões. Com os custos adicionais, especula-se que a MGM perdeu cerca de $ 1 milhão de dólares na década de 1930.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.