Com a premiação do Oscar 2019 chegando no próximo domingo (24), e seguindo a conclusão de nosso pequeno especial sobre categorias individuais, é hora de fazer as apostas finais.

Aqui, daremos nossos palpites e opiniões sobre as categorias dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, analisando os favoritos, possíveis surpresas e os reais merecedores de cada uma delas.

Confira abaixo.


Melhor Filme

Essa provavelmente é a corrida mais imprevisível e bizarra dos últimos anos, simplesmente pelo fato de não termos um favorito claro. Green Book: O Guia teria uma preferência maior pela vitória no PGA (Sindicato dos Produtores), mas Roma foi o filme mais bem elogiado do ano, com vitórias importantes no BAFTA e DGA (Sindicato dos Diretores). Ao mesmo tempo, Bohemian Rhapsody inesperadamente tem certo carinho entre os votantes da Academia – além de ter sido um filme popular e rentável, ao passo que Pantera Negra tem certo poder pela vitória no SAG (Sindicato dos Atores). Será uma noite de surpresa, mas a aposta principal fica com Roma.

Quem VAI ganhar: Roma
Quem PODE ganhar: Green Book: O Guia
Quem DEVERIA ganhar: Nasce Uma Estrela

Melhor Direção

O reinado dos mexicanos no Oscar continua. Após Alejandro G. Iñarritu levar duas vezes e Guillermo Del Toro conquista e o prêmio no ano passado, Alfonso Cuarón vai ganhar mais um Oscar como diretor por Roma – já tendo vencido em 2014 por Gravidade. É um trabalho delicado e impressionante, e que já lhe deu prêmios importantes no DGA e no BAFTA. Não ficaria surpreso se Spike Lee revertesse alguns votos, mas o mexicano está praticamente garantido.

Quem VAI ganhar: Alfonso Cuarón
Quem PODE ganhar: Spike Lee
Quem DEVERIA ganhar: Alfonso Cuarón

Melhor Ator

Que corrida mais cheia de reviravoltas foi a de Melhor Ator. Bradley Cooper iniciou a temporada como favorito em seu trabalho notável em Nasce Uma Estrela, mas cedeu espaço para a transformação de Christian Bale como Dick Cheney em Vice. Agora ambos estão de cabeça baixa parq Rami Malek e sua elogiada performance como Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody, que já lhe garantiu Globo de Ouro, SAG e BAFTA. É o grande favorito e deve ser consagrado.

Quem VAI ganhar: Rami Malek
Quem PODE ganhar: Christian Bale
Quem DEVERIA ganhar: Bradley Cooper

Melhor Atriz

Em uma categoria de fortes intérpretes, a Academia vai corrigir uma injustiça histórica e finalmente dar o primeiro Oscar para Glenn Close, por A Esposa. A veterana já garantiu um Globo de Ouro e o SAG, e ainda que tenha Olivia Colman como uma competição um pouco mais forte (graças à vitória no BAFTA), deve garantir o careca dourado.

Quem VAI ganhar: Glenn Close
Quem PODE ganhar: Olivia Colman
Quem DEVERIA ganhar: Lady Gaga

Melhor Ator Coadjuvante

Essa é uma das grandes certezas da noite: Mahershala Ali vai ganhar seu segundo Oscar como Ator Coadjuvante por Green Book: O Guia. O ator já faturou Globo de Ouro, SAG, BAFTA e incontáveis prêmios precursores por sua ótima performance como o Dr. Don Shirley, e não tem chance de Ali perder. Ele venceu em 2017 por Moonlight: Sob a Luz do Luar.

Quem VAI ganhar: Mahershala Ali
Quem PODE ganhar: Mahershala Ali
Quem DEVERIA ganhar: Richard E. Grant

Melhor Atriz Coadjuvante

A categoria de Atriz Coadjuvante aparece um tanto aberta em 2019. Emily Blunt venceu o SAG por Um Lugar Silencioso, mas foi esnobada no Oscar, enquanto Rachel Weisz surpreendeu ao vencer o BAFTA por A Favorita. Porém, o consenso da crítica americana por meses estava em Regina King por Se a Rua Beale Falasse, que acabou premiada também com o Globo de Ouro. Sem o peso do SAG, tudo pode acontecer, mas a aposta fica para King.

Quem VAI ganhar: Regina King
Quem PODE ganhar: Rachel Weisz
Quem DEVERIA ganhar: Rachel Weisz

Melhor Roteiro Original

Ambas as categorias de Roteiro prometem ser surpreendentes neste ano. O Writers Guild Awards premiou Eighth Grade como melhor roteiro original, e a comédia de Bo Burnham nem ao menos está indicada. Há o fato de que o veterano Paul Schrader (de Taxi Driver) tenha conseguido apenas sua primeira indicação este ano, mas a disputa principal deve ficar entre Green Book: O Guia (que garante sua vitória em Melhor Filme se sair premiado aqui) e A Favorita, que tem o peso do BAFTA por trás.

Quem VAI ganhar: A Favorita
Quem PODE ganhar: Green Book: O Guia
Quem DEVERIA ganhar: Fé Corrompida

Melhor Roteiro Adaptado

O WGA acabou premiando Poderia Me Perdoar? nesta categoria, mas a Academia não vai perder sua chance de finalmente premiar Spike Lee em uma categoria competitiva. Como o cineasta não vai levar Melhor Diretor, Lee será consagrado pelo roteiro de Infiltrado na Klan, superando até mesmo o texto elogiado de Se a Rua Beale Falasse; talvez o mais complexo roteiro da categoria.

Quem VAI ganhar: Infiltrado na Klan
Quem PODE ganhar: Poderia Me Perdoar?
Quem DEVERIA ganhar: Se a Rua Beale Falasse

Melhor Filme Estrangeiro

Outro fato incontestável: Roma dará ao México o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Não só por todos os prêmios precursores (Globo de Ouro, BAFTA e todos os círculos de crítica foram sacolados), mas pelo próprio fato de o filme de Alfonso Cuarón estar concorrendo também a outras 9 categorias da cerimônia, incluindo a de Melhor Filme.

Quem VAI ganhar: Roma
Quem PODE ganhar: Guerra Fria
Quem DEVERIA ganhar: Roma

Melhor Filme de Animação

Justiça seja feita. Homem-Aranha no Aranhaverso surgiu como um furacão nessa temporada de prêmios, desbancando a geralmente favorita Disney ao conquistar diversas estatuetas na categoria de animação – incluindo Globo de Ouro, BAFTA e diversas categorias do Annie Awards. Vitória garantida para o Cabeça de Teia.

Quem VAI ganhar: Homem-Aranha no Aranhaverso
Quem PODE ganhar: Homem-Aranha no Aranhaverso
Quem DEVERIA ganhar: Homem-Aranha no Aranhaverso

Melhor Documentário

A categoria de Melhor Documentário é sempre mais difícil de prever, especialmente porque a maioria dos indicados não chegou ao Brasil. Porém, a crítica e os sindicatos apontam para RBG, documentário sobre a juíza Ruth Bader Ginsburg. O fato de o documentário estar indicado para uma segunda categoria, a de Melhor Canção, também justifica a escolha. Mas não se surpreendam se o emocionante Free Solo acabar vencedor.

Quem VAI ganhar: RBG
Quem PODE ganhar: Free Solo
Quem DEVERIA ganhar: Free Solo

Melhor Fotografia

Uma das grandes certezas da noite: Roma vai ganhar o Oscar de Melhor Fotografia, garantindo mais um prêmio para o mexicano Alfonso Cuarón. O longa foi ovacionado em diversas premiações nessa categoria, com destaque para o Critics’ Choice Awards e o BAFTA, apesar de ter perdido para Guerra Fria no Sindicato de Diretores de Fotografia. Ainda assim, Roma é o favorito.

Quem VAI ganhar: Roma
Quem PODE ganhar: Guerra Fria
Quem DEVERIA ganhar: Roma

Melhor Design de Produção

Nesta categoria e na próxima, teremos uma briga entre duas produções: A Favorita e Pantera Negra. É o clássico confronto entre filmes de época e fantasia, que costumam ser os vencedores em Design de Produção. Ambos os filmes ganharam em suas respectivas categorias no Art Directors Guild Awards, mas como acredito que a Favorita não vai sair de mãos vazias no setor técnico, Design de Produção deve ficar com a comédia de época.

Quem VAI ganhar: A Favorita
Quem PODE ganhar: Pantera Negra
Quem DEVERIA ganhar: Pantera Negra

Melhor Figurino

O mesmo confronto vai se repetir aqui: A Favorita contra Pantera Negra, que também foram os vencedores em seu respectivo sindicato, o Costume Designers Guild Awards. A veterana Sandy Powell surge indicada duas vezes, por A Favorita e O Retorno de Mary Poppins, mas a aposta aqui fica com Ruth E. Carter, que garantiria sua primeira vitória com Pantera Negra.

Quem VAI ganhar: Pantera Negra
Quem PODE ganhar: A Favorita
Quem DEVERIA ganhar: Pantera Negra

Melhor Montagem

Uma das categorias mais controversas da noite, simplesmente por contar com indicações questionáveis (Green Book) e esnobar trabalhos muito superiores (O Primeiro Homem, Nasce Uma Estrela). Ao que tudo indica, Bohemian Rhapsody tem a vantagem por sua vitória no ACE Eddie Awards, além de ser considerado um triunfo por “salvar” o filme após a demissão de Bryan Singer. Porém, não subestimem Vice, que traz um trabalho de montagem primoroso, além de ter garantido o BAFTA nessa categoria.

Quem VAI ganhar: Bohemian Rhapsody
Quem PODE ganhar: Vice
Quem DEVERIA ganhar: Infiltrado na Klan

Melhor Maquiagem & Cabelo

Meu descontentamento com as escolhas da Academia para a categoria de Maquiagem & Cabelo só cresce a cada ano. Onde estão os grandes trabalhos dessa arte? Em 2019, o grande favorito deve ser Vice pelo trabalho de enchimento e envelhecimento de Christian Bale para viver Dick Cheney, além do discreto – e efetivo – nariz falso que transforma Sam Rockwell no ex-presidente americano George W. Bush.

Quem VAI ganhar: Vice
Quem PODE ganhar: Border
Quem DEVERIA ganhar: Border

Melhores Efeitos Visuais

Uma das categorias mais complicadas da noite. Por um lado, temos Vingadores: Guerra Infinita, filme que talvez seja aquele que tem mais tomadas em CGI dentre todos os indicados (com exceção de Jogador No 1), além de um trabalho formidável de captura de performance com o Thanos de Josh Brolin. Do outro, temos o trabalho discreto e elegante de O Primeiro Homem, que faz o trabalho mais eficiente em “esconder” seus efeitos. A Academia adora esse tipo de trabalho discreto, mas acho que o Oscar finalmente se renderá à Marvel Studios aqui.

Quem VAI ganhar: Vingadores: Guerra Infinita
Quem PODE ganhar: O Primeiro Homem
Quem DEVERIA ganhar: Vingadores: Guerra Infinita

Melhor Trilha Sonora

Com a grande favorita pelos precursores inexplicavalmente esnobada (O Primeiro Homem), a corrida por Trilha Sonora é outra categoria bem aberta. Dentre todos os indicados, o trabalho de Nicholas Britell por Se a Rua Beale Falasse foi o que garantiu mais elogios por parte da crítica, e de fato é uma música absolutamente lindíssima. A aposta fica para Britell, mas não se surpreendam se o requintado trabalho de Ludwing Goransson em Pantera Negra sair vitorioso.

Quem VAI ganhar: Se a Rua Beale Falasse
Quem PODE ganhar: Pantera Negra
Quem DEVERIA ganhar: Se a Rua Beale Falasse

Melhor Canção Original

Outra grande certeza da noite. Talvez sjea a única vitória de Nasce Uma Estrela, filme que decaiu tristemente durante a corrida de prêmios, mas que parece imbatível aqui. “Shallow” é o ponto alto do filme de Bradley Cooper, sendo também a grande cena em que Lady Gaga brilha no filme, então certamente veremos a canção saindo vitoriosa – já tendo Globo de Ouro, BAFTA e alguns Grammys pelo trabalho.

Quem VAI ganhar: Shallow
Quem PODE ganhar: Shallow
Quem DEVERIA ganhar: Shallow

Melhor Edição de Som

A categoria dos barulhentos, Edição de Som celebra a modificação e a criação de sons originais para cada um das produções. O melhor dos indicados é, sem dúvida, o trabalho sensacional em O Primeiro Homem. O esnobado filme de Damien Chazelle pode sair vitorioso aqui, mas não duvide de a Academia querer agradar o elogiado Pantera Negra e lhe premiar em mais uma categoria.

Quem VAI ganhar: Pantera Negra
Quem PODE ganhar: Bohemian Rhapsody
Quem DEVERIA ganhar: O Primeiro Homem

Melhor Mixagem de Som

Especificamente para Mixagem de Som, que envolve a junção de todas as faixas sonoras de uma produção, a Academia costuma ter um fraco para produções musicais. Isso acaba virando os olhos para Bohemian Rhapsody, e em uma categoria que realmente merece ganhar. O trabalho de mixagem para combinar a voz de Rami Malek com a de Freddie Mercury é notável, assim como as sequências de progressão em que vemos algumas canções icônicas sendo criadas. Apesar de Bohemian Rhapsody não ter merecido chegar tão longe no Oscar, esta é uma categoria verdadeiramente merecida.

Quem VAI ganhar: Bohemian Rhapsody
Quem PODE ganhar: Pantera Negra
Quem DEVERIA ganhar: Bohemian Rhapsody

Melhor Curta-Metragem

Quem VAI ganhar: Skin
Quem PODE ganhar: Marguerite

Melhor Curta-Metragem de Animação

Quem VAI ganhar: Bao
Quem PODE ganhar: One Small Step

Melhor Documentário em Curta-Metragem

Quem VAI ganhar: Period. End of Sentence.
Quem PODE ganhar: Black Sheep

Quem vai ganhar o Oscar 2019? | Analisando a categoria de Melhor Filme

Quem vai ganhar o Oscar 2019? | Analisando as categorias de Atuações

Quem vai ganhar o Oscar 2019? | Analisando a categoria de Melhor Direção

Quem vai ganhar o Oscar 2019? | Analisando as categorias de Melhor Roteiro

Quem vai ganhar o Oscar 2019? | Analisando a categoria de Melhores Efeitos Visuais