Indicações

Quem vai ganhar o Oscar 2019? | Analisando a categoria de Melhores Efeitos Visuais

Está chegando a hora da maior festa da Sétima Arte acontecer! A cerimônia do Oscar 2019, prêmio entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, promete ser uma das mais peculiares de sua história. Seja pela lista de filmes indicados ou todas as polêmias envolvendo a organização do evento, que cortará categorias da transmissão, não tem um anfitrião central e por aí vai.

Neste especial, estudaremos algumas das principais categorias do Oscar 2019. Olhando para cada indicado individualmente para analisar suas chances de vitória e o trabalho no geral que está sendo celebrado em sua respectiva área.

Na quinta parte, analisaremos os indicados para uma das categorias preferidas do grande público: Melhores Efeitos Visuais.

Quem vai ganhar o Oscar 2019? | Analisando a categoria de Melhor Filme

Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível

Grande surpresa da categoria, a releitura da Disney para o conto de Winnie the Pooh e seus amigos acabou sendo lembrada. E é justamente o trabalho de Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível de criar versões 3D e convincentes de Pooh, Tigrão, Leitão e Ió que garantiu a indicação, com a equipe de efeitos da ILM alcançando um resultado bem eficiente. Pooh, em especial, parecia um tanto mórbido em sua primeira aparição no trailer, mas revela-se uma figura extremamente adorável e fofa ao longo da projeção, e os efeitos jamais deixam a desejar nesse quesito.

Han Solo: Uma História Star Wars

Star Wars nunca ficou de fora da festa do Oscar, e Han Solo marca a quarta indicação consecutiva da saga na categoria de Efeitos Visuais, feito que os demais exemplares da fase Disney alcançaram. O trabalho no filme de Han Solo pode não ser o mais deslumbrante da saga, tampouco traz algo desafiador como a recriação de Tarkin em Rogue One, mas é consistente e jamais surge falso ou defeituoso. A sequência do Percurso de Kessel é particularmente inspirada pelo uso de efeitos, tanto pelos ambientes oníricos quanto pelas criaturas cósmicas surreais. Vale destacar também a verossimilhança de Rio e L3-37, dois personagens criados digitalmente, e que surgem sempre eficientes.

Jogador Nº 1

Outra pessoa que raramente fica de fora do Oscar é Steven Spielberg, que teve o trabalho monstruoso de Jogador Nº 1 reconhecido pela Academia. A técnica da ficção científica juvenil é complexa, pois depende de diversas sequências inteiramente digitais onde o elenco também aparece em forma CG, para criar os ambientes dentro do OASIS, e a equipe da ILM e WETA contou com uma tecnologia de captura de performance ainda mais avançada. Spielberg até mesmo dirigiu algumas cenas usando tecnologia de VR, de forma a garantir um ambiente mais vivo e tridimensional. Tudo funciona em cena, e os avatares dos personagens sempre parecem naturais, mas o ás na manga fica para a inspirada cena em que os personagens entram dentro de O Iluminado, resultando em uma integração de CGI ao filme de Stanley Kubrick que é simplesmente impressionante.

O Primeiro Homem

Ausente nas categorias principais, O Primeiro Homem acabou lembrado apenas em suas áreas técnicas, e pode sair vitorioso aqui. O trabalho no filme de Damien Chazelle é um tipo que a Academia adora premiar, onde os efeitos são utilizados de forma minimalista e discreta; assistindo ao filme, mal pode-se notar quando estamos diante de uma tomada digital, e esse é um dos maiores elogios que profissionais da área podem receber. O destaque fica para as cenas de decolagem e sequências espaciais, com CGI e miniaturas sendo unificadas de forma praticamente imperceptível, e a caminhada pelo solo lunar garantindo uma reprodução impressionante das imagens de 1969.

Vingadores: Guerra Infinita

Provavelmente a escolha popular, o gigantesco filme da Marvel Studios foi lembrado por seus efeitos visuais, que não são poucos. Vingadores: Guerra Infinita traz mais de 30 personagens, resultando nos mais diferentes poderes, armaduras e ambientes digitais; com alguns sendo mais convincentes do que outros – todas as armaduras digitais, de Stark, Peter Parker e Hulk, são artificiais. Mas o trunfo absoluto que por si só garantiria a vitória do filme é Thanos, cuja tecnologia de captura de performance é uma das mais perfeitas e realistas que o cinema blockbuster já trouxe.

Quem VAI ganhar: Vingadores: Guerra Infinita
Quem PODE ganhar: O Primeiro Homem
Quem DEVERIA ganhar: Vingadores: Guerra Infinita

Quem vai ganhar o Oscar 2019? | Analisando a categoria de Melhor Filme

Quem vai ganhar o Oscar 2019? | Analisando a categoria de Melhor Direção

Quem vai ganhar o Oscar 2019? | Analisando as categorias de Atuações

Quem vai ganhar o Oscar 2019? | Analisando as categorias de Melhor Roteiro

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.