Indicações

Capitã Marvel | As principais referências e conexões com o MCU

Sendo a última peça o quebra-cabeças antes de Vingadores: Ultimato, Capitã Marvel traz algumas referência ao universo cinematográfico da Marvel Studios – especialmente por se ambientar no passado.

Aqui, reunimos as principais referências e conexões do filme estrelado por Brie Larson com outros elementos da franquia.

Confira abaixo.

Os Kree

No começo do filme, fica estabelecido que Carol Danvers está atuando na tropa da Starforce para lutar ao lado dos Kree, atualmente em guerra contra a raça alienígena dos Skrulls. Os Kree já apareceram em Guardiões da Galáxia e Agentes da SHIELD, com destaque para o próximo tópico.

Ronan, o Acusador

Conhecido como Ronan, o Acusador, o personagem de Lee Pace é considerado um Kree radical, e líder de uma das armadas militares da força. Ele é o principal vilão de Guardiões da Galáxia, que é ambientado décadas depois de Capitã Marvel; onde ainda aparece sem um acordo com Thanos ou a marcante pintura facial.

Korath

Outro personagem de Guardiões da Galáxia, o Korath de Djimon Hounsou é visto como um dos membros da tropa Starforce ao lado de Carol e Yon-Rogg; e ainda sem o chip eletrônico na cabeça. No filme de James Gunn, ele é o braço direito de Ronan, mas a conexão dos dois jamais é explorada em Capitã Marvel.

Nick Fury e o Agente Coulson

Com a trama do filme sendo ambientada na década de 90, temos versões mais jovens de Nick Fury e o agente Coulson, ainda em posições menos poderosas na SHIELD.

Iniciativa Vingadores

Ainda que os Vingadores só surjam cronologicamente duas décadas depois de Capitã Marvel, a chegada de Carol Danvers foi essencial para que Nick Fury desse início à seu plano de juntar os maiores heróis da Terra. O contato com forças cósmicas e alienígenas aumenta a necessidade por segurança, e não é só isso: ao observar uma foto antiga de Carol na Força Aérea, ele repara que seu apelido era Carol “Vingadora” Danvers. O resto é história, com Nick alterando o nome de Iniciativa Protetores para Vingadores.

Projeto Pegasus

Quando Carol chega na Terra, ela precisa encontrar a misteriosa Dra. Lawson, que acaba levando-a para o Projeto Pegasus, uma divisão da SHIELD. Como já foi explorado no MCU – sendo introduzido em Homem de Ferro 2 – essa divisão secreta trabalhou em diversos projetos para estudar o Tesseract, e o experimenta do motor de velocidade da luz foi um deles.

O Tesseract

Quem diria: há uma Joia do Infinito central em Capitã Marvel, o poderoso Tesseract. Artefato que abriga a Joia do Espaço, o famoso cubo cósmico aparece como um dispositivo importante no longa, sendo usado por Mar-Vell para criar um motor de velocidade da luz na Terra. O cubo fica protegido na nave oculta de Mar-Vell, sendo então recuperado por Carol e Nick Fury para ser armazenado pela SHIELD – onde ficaria seguro até ser roubado por Loki, em Os Vingadores.

O olho de Fury

O filme enfim revela um dos grandes enigmas do MCU: como Nick Fury perdeu seu olho e acabou adotando o icônico tapa-olho. Os fãs que esperam uma ação heróica e digna do status destemido do personagem de Samuel L. Jackson ficarão decepcionados ao saber que o ferimento veio de forma aleatória, com o gatinho Goose arranhando seu olho.

O pager

Conectando-se diretamente com a cena pós-créditos de Vingadores: Guerra Infinita, Nick Fury apresenta à Carol a tecnologia dos pagers, muito populares na década de 90. Ao longo do filme, Carol modifica o dispositivo e entrega a Fury, alertando que ele poderia ser usado para chamá-la em casos de extrema urgência. Casos estes como metade do universo ser dizimado por Thanos.

Capitã Marvel ganha nota no Rotten Tomatoes

Brie Larson é a protagonista de Capitã Marvel, que também tem Samuel L. Jackson (Nick Fury), Clark Gregg (Phil Coulson), Ben Mendelsohn (Talos), Djimon Hounsou (Korath), Lee Pace (Ronan), Lashana Lynch, Gemma Chan (Minn-Erva), Algenis Perez Soto, Rune Temte, McKenna Grace, Kenneth Mitchell (Joseph Danvers) e Jude Law (Yon-Rogg) no elenco.

A dupla de cineastas independentes Ryan Fleck e Anna Boden (Half Nelson) dirige o filme.

Capitã Marvel estreia nos cinemas brasileiros em 7 de março.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.