Indicações

10 momentos de Game of Thrones que anteciparam reviravoltas

Um termo muito famoso e eficiente em qualquer forma de narrativa é o foreshadowing. Não existe um termo em português específico, mas ele está relacionado com a antecipação de eventos através de falas, cenas ou “dicas” que seus realizadores oferecem ao longo da história.

Game of Thrones é repleto de momentos de foreshadowing, e separamos aqui alguns momentos da série que acabaram antecipando grandes acontecimentos.

Confira abaixo.

A ressurreição de Jon Snow

No fundo, todos sabiam que a morte de Jon Snow não era definitiva. Apesar de ter sido esfaqueado por traidores da Patrulha da Noite, Jon retornou na temporada seguinte graças à magia de Melisandre. Jon Snow sempre retorna, afinal é algo que o próprio Sam Tarly disse há algumas temporadas atrás.

A morte de Ned Stark

Logo no primeiro episódio temos um poderoso foreshadowing do trágico destino de Ned Stark. Na floresta com seus filhos, Ned encontra um veado comendo um lobo morto, antes de encontrar os filhotes que as crianças da Casa Stark adotariam. Lobos são o símbolo dos Starks, e veados os dos Baratheon. Ned acabou morto por ordem de Joffrey Baratheon alguns episódios depois.

As tortas de Walder Frey

A doce vingança dos Stark chegou para o malévolo Walder Frey, responsável pelo Casamento Vermelho que matou Robb e Catelyn. Arya não só matou o patriarca, mas também seus filhos, usando a carne de seus cadáveres para fazer tortas que Walder comia sem ter ciência do conteúdo. É a replicação de uma história que Bran contou para Hodor e os Reeds, sobre o cozinheiro rato da Patrulha da Noite que matou o filho de seu rei e o serviu em uma torta. O motivo? O rei havia matado convidados sob seu telhado, algo que os Deuses não permitem. 

As mortes de Joffrey, Shae e Tywin

Mais um exemplo de como simples linhas de roteiro têm o poder para prever acontecimentos gigantescos. Durante um diálogo com Robin Arryn, Mindinho casualmente diz que as pessoas podem morrer “em suas mesas de jantar, em suas camas ou em seus penicos”. Joffrey morreu no banquete de seu casamento, Shae foi morta por Tyrion na cama e Tywin, seu pai, encontrou seu fim enquanto fazia suas necessidades. 

Melisandre antecipa o destino de Arya

Arya teve um arco fascinante ao longo da série, e a sempre sábia Melisandre previu boa parte dele ao encontrá-la brevemente na segunda temporada. Ela diz que enxerga escuridão dentro dela, e que os olhos da jovem Stark  a encaram com cores verdes, azuis e marrons. Uma referência à habilidade de Arya de trocar de rostos no decorrer da série.

Margaery e os Pardais

Margaery Tyrell teve um fim trágico ao ser explodida juntamente com a igreja dos Pardais, em um esquema elaborado por Cersei Lannister. Curiosamente, ela havia feito uma piada com sua avó Olenna onde brincou que Joffrey lhe daria um colar com as cabeças de 100 pardais mortos. Foi basicamente o que aconteceu quando a igreja explodiu.

Poder dos Baratheons para os Lannisters

O foreshadowing de Game of Thrones não está apenas nas palavras, mas também no poderio visual. Por exemplo, o patriarca Tywin Lannister é visto pela primeira vez depelando um veado, o símbolo da casa Baratheon. É uma representação visual de como a casa dos Leões tomariam o poder dos Baratheon.

O fogo de Daenerys Targaryen

A mágica voltaria para o mundo mais sombrio de Game of Thrones, e os sinais estavam já no primeiro episódio da série. Quando Daenerys Targaryen prepara-se para tomar um banho, ela ignora o aviso de sua cuidadora de que a água está absurdamente quente, entrando mesmo assim. Um primeiro indício de que Daenerys não pode se queimar, pois é a Rainha dos Dragões.

O capacete de Oberyn Martell

Oberyn Martell teve uma passagem breve por Game of Thrones, mas certamente memorável. Infelizmente, ele morreu pelas mãos do Montanha em um Julgamento por Combate, tendo a cabeça esmagada por Gregor Clegane. Tudo isso teria sido evitado se Oberyn tivesse ouvido a Tyrion, que insistiu para que ele usasse um capacete antes da luta.

Casamento Vermelho

Mais um exemplo de frase discreta prevendo um evento catastrófico. Na segunda temporada, Varys e Tyrion falam sobre como o som de sinos é sinal de algo ruim, com o Mestre dos Suspiros citando “um rei sendo deposto, uma cidade sendo tomada” e Tyrion completando com “um casamento”, praticamente prevendo a sangrenta emboscada que Robb Stark, o Rei do Norte, sofreu pelas mãos dos Lannister.

A oitava e última temporada de Game of Thrones vai focar na luta final contra o Rei da Noite e seu exército de mortos-vivos. Os episódios serão disponibilizados no Brasil pela emissora e pelo serviço HBO GO simultaneamente à exibição nos Estados Unidos.

Além da oitava e última temporada, a HBO já está planejando a produção de derivados de Game of Thrones, um deles estrelado por Naomi Watts, ainda sem data de estreia.

A temporada final de Game of Thrones chega na HBO em 14 de abril.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.