Vingadores: Ultimato finalmente está chegando aos cinemas, representando não apenas o desfecho de Guerra Infinita e a nova aventura dos Maiores Heróis da Terra, mas também a culminação de 21 filmes. 

Compondo o que o presidente da Marvel Studios chama de Saga do Infinito, as três fases contaram com filmes variados em estilos e narrativas, contemplando mais de uma década de histórias nas telas. A fim de preparar o leitor para o Ultimato, oferecemos essa retrospectiva dos principais acontecimentos e referências em cada um dos filmes do MCU.

Na primeira parte do especial, vamos relembrar a trilogia do herói que começou tudo: o Homem de Ferro


HOMEM DE FERRO (2008)

Tony Stark é o Homem de Ferro

Fazendo sua estreia nas telas em 2008, Tony Stark será eternamente associado a Robert Downey Jr, e vice-versa. No filme, Stark é um fabricante de armas milionário que sofre um acidente quase-letal durante um atentado, que o força a desenvolver um reator Ark em seu peito para sobreviver. É o primeiro passo para que Stark construa a armadura do Homem de Ferro, abandonando o ramo armamentista para se tornar um super-herói.

J.A.R.V.I.S.

Um elemento importante da mitologia do herói é a inteligência artificial J.A.R.V.I.S., que acompanha todas as tarefas diárias de Stark em sua residência em Malibu. Além de servir como mordomo virtual, ele é o mainframe na armadura do Homem de Ferro, auxiliando Stark em todas as suas necessidades super-heroicas.

Howard Stark e o Projeto Manhattan

Em uma rápida troca de palavras com a jornalista Christine Everhart, Stark menciona que seu pai – Howard – ajudou a derrotar os nazistas e que trabalhou no Projeto Manhattan. É a primeira sugestão da existência do Capitão América neste universo, além do pai de Stark.

O Agente Coulson

A primeira inserção no MCU de um elemento maior, Clark Gregg interpretou o agente Phil Coulson em um papel coadjuvante no primeiro filme. Ele seguia Pepper Potts e procurava saber mais sobre a tecnologia do Homem de Ferro, mostrando-se como um aliado na batalha contra Obadiah Stone.

Nick Fury e a SHIELD

O momento em que mudou tudo: Nick Fury aparece na casa de Tony Stark na cena pós-créditos, recrutando-o para a Iniciativa Vingadores, e alertando-o que não é o único super-herói do mundo.

HOMEM DE FERRO 2 (2010)

Rhodey se torna o Máquina de Combate

Grande aliado de Tony Stark, James Rhodes já havia sugerido o uso da armadura do Homem de Ferro no primeiro filme. Agora com as feições de Don Cheadle, que substitui Terence Howard no papel, Rhodey se torna o Máquina de Combate ao confiscar a Mark II de Stark e modificá-la com Justin Hammer, rival do protagonista no ramo armamentista.

Problema com os russos

O grande vilão de Homem de Ferro 2 é o russo Ivan Vanko. Seu pai era um colega de trabalho de Howard Stark no passado, e retorna para tentar se vingar de Tony usando o traje do Chicote Negro, criado a partir da tecnologia do reator Ark. Mickey Rourke interpretou o vilão, um dos mais fracos do MCU.

A Viúva Negra

Uma das personagens essenciais do universo dos Vingadores faz sua estreia no MCU. Scarlett Johansson rouba a cena como Natasha Romanoff, a Viúva Negra, uma agente da SHIELD enviada por Nick Fury para vigiar e ficar de olho em Tony Stark.

Peter Parker

Um fato que definitivamente não foi pensado por Jon Favreau ao gravar a cena, mas Kevin Feige e Tom Holland decidiram que o garotinho que usa uma máscara do Homem de Ferro no clímax durante a Stark Expo é ningué menos do que Peter Parker – que viria a se tornar o Homem-Aranha futuramente. Um retcon discreto.

Escudo do Capitão América

Já tendo aparecido discretamente no primeiro filme, um protótipo de reconstrução do escudo do Capitão América ganha os holofotes em uma cena da continuação, apenas indicando a chegada do herói ao MCU.

O martelo de Thor

A cena pós-créditos de Homem de Ferro 2 prepara terreno para a chegada de mais um herói: Thor, cujo martelo Mjolnir é encontrado pelo Agente Coulson no deserto do Novo México.

HOMEM DE FERRO 3 (2013)

Tony Stark neurótico

Após os eventos de Os Vingadores, encontramos Tony Stark sofrendo de estresse pós-traumático, o que lhe causa episódios constantes de insônia e neurose. Ele preenche esse tempo construindo mais e mais armaduras, preparando-se para um novo ataque.

James Rhodes se torna o Patriota de Ferro

Tendo se tornado o Máquina de Combate em Homem de Ferro 2, o Rhodey de Don Cheadle passou por uma repaginação: agora ele é o Patriota de Ferro, um título adotado pelo governo americano para soar “menos agressivo”. Essa fase, porém, não passa desse filme.

Destruição da casa em Malibu

Tony Stark não tem medo do perigo. Após provocar o terrorista Mandarim pela TV, o vilão ordena um ataque de mísseis contra sua luxuosa residência em Malibu. O local foi destruído permanentemente, e nunca mais vimos onde exatamente Stark passou a morar.

Pepper Potts de armadura

No meio da destruição da casa em Malibu, Stark usou a Mark 42 para proteger Pepper Potts, vestindo-a com a armadura do Homem de Ferro. É um detalhe importante para se lembrar, afinal a personagem de Gwyneth Paltrow deve vestir a armadura Resgate em Vingadores: Ultimato.

Harley Keener

Um dos elementos coadjuvantes de Homem de Ferro 3 mais adorados pelos fãs do filme é o Harley Keener de Ty Sympkins. Um garoto prodígio e sagaz que vive em uma cidade do Tennessee, Harley ajuda Tony em sua investigação, e revela-se um dos mais importantes aliados do herói até então. Ele foi confirmado no elenco de Vingadores: Ultimato.

A confusão com o Mandarim

Impossível falar sobre Homem de Ferro 3 e não mencionar a cabeluda situação do vilão Mandarim. O filme gira em torno da premissa de que Ben Kingsley é um terrorista perigoso que ameaça constantemente o governo dos EUA pela televisão. Na verdade, ele não passa de um impostor fabricado pelo real vilão do filme: Aldrich Killian. Os fãs de quadrinhos nunca perdoaram a Marvel Studios pela brincadeira em cima do arqui-inimigo do Homem de Ferro.

Tony Stark remove o reator Ark

Um dos atos mais importantes da vida de Tony Stark, mas praticamente inconsequente. O filme de Shane Black termina com Stark removendo o reator Ark de peito. Não pára por aí, já que Stark destrói todas as suas armaduras e aparentemente desiste da vida de Homem de Ferro. E continuou assim por uns 2 anos, até Era de Ultron estrear e ignorar tudo isso.

O Homem de Ferro vai retornar em Vingadores: Ultimato, que chega aos cinemas brasileiros em 25 de abril.

Relembre a trilogia Thor

Relembre a trilogia Capitão América

Relembre a trilogia Vingadores