Vingadores: Ultimato finalmente está chegando aos cinemas, representando não apenas o desfecho de Guerra Infinita e a nova aventura dos Maiores Heróis da Terra, mas também a culminação de 21 filmes. 

Compondo o que o presidente da Marvel Studios chama de Saga do Infinito, as três fases contaram com filmes variados em estilos e narrativas, contemplando mais de uma década de histórias nas telas. A fim de preparar o leitor para o Ultimato, oferecemos essa retrospectiva dos principais acontecimentos e referências em cada um dos filmes do MCU.

Na segunda parte do especial, vamos relembrar a trilogia do poderoso Thor.


Thor (2011)

Thor é o Deus do Trovão

Chris Hemsworth foi apresentado em 2011 no papel de Thor, o Deus do Trovão. Armado de seu martelo Mjolnir, ele foi banido de seu reino em seu primeiro filme, aprendendo uma lição de humildade na Terra ao lado da cientista Jane Foster, e então retornando para tirar seu traiçoeiro irmão do trono.

Asgard e os Nove Reinos

O filme de Kenneth Branagh foi o primeiro a apresentar novas realidades no Universo Cinematográfico da Marvel, começando com Asgard, e então expandindo para os Nove Reinos – todos conectados pela Bifrost (ou Ponte do Arco-Íris), ponte de transporte vigiada por Heimdall. Posteriormente, o MCU simplesmente assumiria que os asgardianos são uma raça alienígena.

O Cofre de Odin

Uma das primeiras orgias de easter eggs, o cofre de Odin apresentou alguns objetos famosos da Marvel. É aqui que temos nosso primeiro vislumbre da Manopla do Infinito, instrumento mortal usado por Thanos em Guerra Infinita. Porém, não era exatamente o que parecia…

Loki, o Deus da Trapaça

Thor também nos apresentou a um dos melhores vilões de todo o MCU: o Loki de Tom Hiddleston. Tão carismático que o personagem hoje é considerado um anti-herói, terminando o filme em um destino incerto, onde cai dentro de um buraco negro. Seria seu primeiro contato com Thanos.

O Gavião Arqueiro

Mantendo as conexões entre a SHIELD e os Vingadores, Thor também marca a primeira aparição de Jeremy Renner como o agente Clint Barton, mais conhecido como Gavião Arqueiro. Ele tenta neutralizar Thor durante sua fuga das instalações da SHIELD no Novo México.

O romance com Jane Foster

O que acaba provocando uma mudança no caráter de Thor, banido para a Terra após suas ações irresponsáveis em Asgard, é Jane Foster. Sem poderes e buscando seu martelo perdido na Terra, Thor e a cientista iniciam um relacionamento que acaba mantendo o Deus do Trovão ligado à Terra.

Thor: O Mundo Sombrio (2013)

O Éter

O grande macguffin de O Mundo Sombrio é o Éter, uma substância misteriosa capaz de provocar um alinhamento nos Nove Reinos, danificando a própria realidade. O que não é revelado até bem depois, é que o Éter na verdade é mais uma das Joias do Infinito: a Joia da Realidade.

A morte de Frigga

Um dos eventos mais trágicos da vida de Thor ocorre quando sua mãe Frigga é morta. Durante a invasão de Malekith e os Elfos Sombrios em Asgard, a rainha dá sua vida ao tentar proteger Jane Foster, enfurecendo o Deus do Trovão.

Loki se torna rei (de certa forma)

Após forjar sua própria morte novamente, Loki engana a todos e sai como vencedor. Ele assume a forma de Odin e passa a reinar sobre Asgard, enquanto Thor retorna para a Terra para viver seu romance com Jane Foster. Saberemos o que aconteceu com o Pai de Todos no filme seguinte.

O Colecionador

A cena pós-créditos de O Mundo Sombrio apresenta um personagem relativamente importante nos capítulos seguintes do MCU: Taneleer Tivan, o Colecionador. Interpretado por Benicio Del Toro, o sujeito  misterioso coleciona diferentes objetos ao redor da galáxia, e está tentando reunir todas as Joias do Infinito.

Thor: Ragnarok (2017)

Visitando o Doutor Estranho

Integrando cada vez mais o universo da Marvel, o Doutor Estranho aparece brevemente no primeiro ato de Ragnarok. Sua única função é revelar o paradeiro de Odin, escondido por Loki em algum local na Terra, gerando uma cena divertida com o Mago Supremo.

A morte de Odin

A vida de Thor muda para sempre quando seu pai Odin morre no começo do filme. O Pai de Todos ainda continua aparecendo para o herói através de visões motivadoras, mas sua ausência provoca algo pior.

Hela destrói o Mjolnir

Com a morte de Odin, a magia que mantinha a maligna Hela presa é encerrada. Vivida por Cate Blanchett, Hela revela-se como meia-irmã de Thor e a legítima herdeira do trono de Asgard, iniciando uma cruzada de destruição a tudo em seu caminho. Ela até consegue destruir o poderoso Mjolnir, deixando Thor sem seu precioso martelo.

Reencontro com Hulk

Após ser expulso de Asgard, Thor e Loki vão parar em Sakar, um planeta de sucateiros. Lá, reencontram ninguém menos do que o Hulk, que tem agido como o melhor gladiador do local, mantendo Bruce Banner adormecido desde sua saída da terra – no final de Vingadores: Era de Ultron.

Ascensão da Valquíria

Na ausência de Jane Foster, que terminou a relação com Thor fora das telas, a Valquíria de Tessa Thompson surge como a grande heroína entre os coadjuvantes. Antes uma guerreira defensora de Asgard, ela se exilou quando Hela destruiu todas as Valquírias. Ela vive como apostadora e bêbada em Sakar, mas se torna uma aliada de Thor.

O poder completo de Thor

Graças a uma visão de Odin, Thor descobre que a fonte real de seus poderes nunca foi o Mjolnir, mas sim ele mesmo. Ele consegue conjurar raios e trovões a partir de seu corpo, algo que se revela útil para lutar contra Hela e seu exército sombrio.

O Ragnarok chega a Asgard

Tentando desesperadamente salvar Asgard da ira de Hela, Thor e seus amigos optam por uma solução radical: deixar que o demônio Surtur destrua o planeta e traga o Ragnarok. Thor, Loki, Heimdall, Hulk e a Valquíria evacuam todo o planeta com os asgardianos, deixando Hela para tentar – sem sucesso – destruir Surtur.

Os tesouros de Odin

Em duas breves cenas no cofre de tesouros de Odin, aprendemos duas coisas importantes: a Manopla do Infinito vista no primeiro Thor era falsa, com Hela derrubando o artefato com facilidade. A segunda é que Loki secretamente toma o Tesseract para si.

A chegada de Thanos

Finalmente. Thor e todos os asgardianos seguem para a Terra em uma grande nave espacial, mas a viagem é interrompida pela chega de Thanos e seus arautos, que enfim trilham para capturar todas as Joias do Infinito.

Thor vai retornar em Vingadores: Ultimato, que chega aos cinemas brasileiros em 25 de abril.

Relembre a trilogia Homem de Ferro

Relembre a trilogia Capitão América

Relembre a trilogia Vingadores