Indicações

Estrada para Vingadores: Ultimato | Relembre a trilogia Vingadores

Vingadores: Ultimato finalmente está chegando aos cinemas, representando não apenas o desfecho de Guerra Infinita e a nova aventura dos Maiores Heróis da Terra, mas também a culminação de 21 filmes. 

Compondo o que o presidente da Marvel Studios chama de Saga do Infinito, as três fases contaram com filmes variados em estilos e narrativas, contemplando mais de uma década de histórias nas telas. A fim de preparar o leitor para o Ultimato, oferecemos essa retrospectiva dos principais acontecimentos e referências em cada um dos filmes do MCU.

Na quarta parte do especial, vamos relembrar a trilogia dos Vingadores. 

Os Vingadores (2012)

Loki e o Cetro

O elemento que une os Vingadores pela primeira vez é justamente o vilão Loki, que prepara uma invasão alienígena na Terra. Ele recebe o auxílio de um misterioso “empregador”, que o arma com um Cetro poderoso, que traz uma das Joias do Infinito como fonte de energia: a Joia da Mente, permitindo que o Deus da Trapaça controle qualquer um à sua frente.

Um novo Bruce Banner

Após Edward Norton e a Marvel Studios tiverem desentendimentos nos bastidores de O Incrível Hulk, Mark Ruffalo deu vida a uma nova versão de Bruce Banner, o Hulk. Quando Vingadores começa, o encontramos escondido na Índia, até o momento em que a SHIELD o recruta para ajudar a defender a Terra da invasão de Loki.

SHIELD produzindo armas da HYDRA

O nível de desconfiança entre os heróis e a SHIELD é grande na primeira metade do filme, levando à descoberta de que a agência secreta de Nick Fury trabalhava com antiga tecnologia da HYDRA. Como justificativa, Fury disse que a SHIELD passou a estudar a tecnologia da organização nazista para se defender de ameaças cósmicas, algo provocado com a primeira chega da de Thor.

A Batalha de Nova York

O grande clímax de Os Vingadores envolve a união de Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro para enfrentar a raça alienígena Chitauri. Loki lidera um exército dessas criaturas, que serviram também sob o comando de Thanos em suas cruzados homicidas. Com muito custo e destruição, os Vingadores derrotam Loki e os Chitauri, além de fechar o portal que permitia sua entrada – pelo Tesseract.

A Torre dos Vingadores

Como resultado da batalha de Nova York, a Torre Stark é danificada em sua fachada, deixando apenas o A intacto. É a origem do que viria a se tornar a Torre dos Vingadores, que serve como base para os heróis por boa parte do MCU.

Thanos revelado

O grande vilão da Marvel se revela na cena pós-créditos. Thanos, o Titã Louco, revela-se como o sujeito por trás da invasão Chitauri de Loki, ficando mais interessado nos humanos após saber de sua vitória. Na época, o vilão ainda não tinha Josh Brolin como intérprete.

Vingadores: Era de Ultron (2015)

Os Gêmeos Maximoff

O MCU fica mais cheio com a introdução de dois personagens importantes dos quadrinhos: Pietro e Wanda Maximoff, também conhecidos como Mercúrio e Feiticeira Escarlate. Vividos por Aaron Taylor-Johnson e Elizabeth Olsen, os irmãos ganharam seus poderes através de manipulação do Cetro de Loki (a Joia da Mente), e lutam contra os Vingadores antes de se tornarem aliados.

Natasha e Bruce

O romance que não agradou quase ninguém. Natasha Romanoff é a única capaz de fazer o Hulk se transformar de volta em Bruce Banner, o que acaba criando uma tensão sexual entre os dois. É um romance de flerte que não vai muito além de alguns diálogos embaraçosos.

A Hulkbuster

Em uma das cenas mais intensas do filme, Hulk é manipulado pela Feiticeira Escarlate, descompensando-o. Eis que Tony Stark precisa apelar para uma de suas maiores criações como Homem de Ferro: a Hulkbuster, uma gigantesca armadura capaz de sair na mão com o Gigante Esmeralda.

A família do Gavião Arqueiro

Jeremy Renner teve muito o que fazer em Era de Ultron. O filme revelou que o Gavião Arqueiro tem uma esposa grávida e dois filhos, que moram em uma fazenda escondida no interior dos EUA. É o único Vingador que tem uma família formada, e que tem mais a perder do que a maioria.

Visão

O programa de Tony Stark e Bruce Banner para criar uma inteligência artificial protetora deu terrivelmente errado com Ultron, mas ele encontrou êxito na forma do Visão. Uma mistura da tecnologia de Ultron com a Joia da Mente e JARVIS, o androide se revela como um ser puro, sábio e extremamente poderoso, tendo a Joia eternamente presa em sua testa. Paul Bettany interpreta o herói.

A jornada de Thor

Todo o conflito com Ultron faz com que Thor perceba a importância das Joias do Infinito, que aparecem com mais frequência na Terra desde então. Ele inicia uma investigação para tentar ver o futuro e encontrar o responsável por tentar manipulá-las, enxergando a destruição de Asgard no processo. É uma linha narrativa que só seria recuperada em Thor: Ragnarok.

Hulk no espaço

Após o confronto contra Ultron, Hulk acaba isolado em um Quinjet. A espaçonave da SHIELD segue para o espaço, deixando a entender que Bruce Banner não voltará para a Terra. Só o encontraríamos alguns anos depois, em Thor: Ragnarok.

Nova Base e Novos Vingadores

Após derrotarem Ultron, os Vingadores deixam a Torre em Manhattan e escolhem uma base mais discreta no interior do estado de Nova York. Lá, o Capitão América treina um novo grupo dos Vingadores, formado agora por Máquina de Combate, Falcão, Visão e a Feiticeira Escarlate; com Stark, Thor e Gavião Arqueiro seguindo rumos diferentes.

Thanos em ação

Mantendo a tradição de ter Thanos na cena pós-créditos, o Titã Louco aparece colocando a Manopla do Infinito em sua mão; prestes a começar seu ataque.

Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Ataque aos asgardianos

Thanos não está de brincadeira. Logo na primeira cena de Guerra Infinita, o Titã invade a nave de Thor e dizima metade dos Asgardianos, derrota o Hulk brutalmente e ainda mata Loki e Heimdall, deixando Thor com sede de vingança.

A cruzada de Thanos

O vilão de Josh Brolin finalmente parte atrás de todas as Joias do Infinito: a da Mente, Espaço, Poder, Mente, Realidade e Alma. Ele pretende reuni-las em sua Manopla do Infinito para um plano complexo: eliminar metade da vida no Universo para garantir a sobrevivência e longevidade da metade sobrevivente.

O retorno do Capitão América

Foragido após os eventos de Guerra Civil, Steve Rogers retorna com Falcão e Viúva Negra para ajudar os demais Vingadores a conter a ameaça de Thanos. Juntos de Bruce Banner e Rhodey, eles seguem para Wakanda a fim de pedir ajuda para o Pantera Negra e proteção, já que a Joia da Mente está na testa do Visão.

A Joia da Alma

A única Joia do Infinito que não havia sido mostrada nos filmes era a da Mente. Thanos e Gamora seguem para uma região remota para encontrá-la, onde ela é protegida por ninguém menos do que o Caveira Vermelha; guardião da Joia há anos. A fim de tomar posse dela, Thanos precisa sacrificar algo que ele ama, jogando sua filha Gamora de um penhasco. Uma morte definitiva?

Rompe-Tormentas

Após a derrota humilhante pelas mãos de Thanos, Thor precisa de uma nova arma para tentar matar o vilão. Ele encontra os Guardiões da Galáxia e se une a Rocket e Groot em uma expedição para alcançar Nidavellir, onde o anão gigante Eitri promete uma poderosa nova ferramenta: o machado Rompe-Tormentas.

O estalo

Mesmo diante de todos os esforços dos Vingadores, Guardiões da Galáxia e guerreiros de Wakanda, Thanos consegue realizar o estalo de dedos que garante a eliminação de metade da vida no Universo. Bucky, Falcão, Pantera Negra, Mantis, Senhor das Estrelas, Feiticeira Escarlate, Groot, Drax e Homem-Aranha estão entre as principais vítimas da ação destrutiva.

Os sobreviventes

Derrotados, Tony Stark, Capitão América, Thor, Viúva Negra, Hulk, Máquina de Combate, Okoye, Nebula e Rocket são os heróis sobreviventes do atentado.

Uma nova esperança

Durante a cena pós-créditos, vemos mais duas vítimas do estalo letal: Maria Hill e Nick Fury. Mas antes que o antigo diretor da SHIELD vire poeira, ele consegue usar um misterioso pager para chamar uma ajuda distante: a Capitã Marvel de Brie Larson.

Os Maiores Heróis da Terra (ou metade deles) vão retornar em Vingadores: Ultimato, que chega aos cinemas brasileiros em 25 de abril.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.