Atenção! Contém spoilers de Vingadores: Ultimato!

Em Vingadores: Ultimato, ao usar a manopla construída por Tony Stark, Hulk faz um novo estalo para reverter as ações de Thanos. Pela quantidade de poder manipulada nas Joias do Infinito, ele acaba ficando ferido.

O dano que Hulk sofreu no final de Vingadores: Ultimato é “definitivo”, e isso pode acabar mudando o destino do super-herói nos vindouros filmes da Marvel.


O destino de Hulk

Hulk talvez seja o Vingador dos seis Vingadores originais com o destino mais incerto. Depois de se tornar o Professor Hulk em Vingadores: Ultimato, o personagem acabou sofrendo uma lesão definitiva no braço ao usar a Manopla do Infinito.

Apesar disso, o personagem segue vivo e histórias futuras envolvendo Bruce Banner ainda podem acontecer. Mas o Hulk que conhecemos nunca mais voltará a ser o mesmo.

“Ele perdeu um braço… isso não tem volta”, explicou Joe Russo, codiretor de Vingadores: Ultimato, ao ComicBook. “Ele se danificou. É um dano permanente, do mesmo jeito que vimos com Thanos. É irreversível”, acrescentou.

“Como podem perceber, o braço dele está mais magro, escureceu. Então ele perdeu muita força ali”, esclareceu o diretor.

Hulk pode voltar como vilão

Bruce Banner aparece muito pouco em Vingadores: Ultimato. Quem acaba roubando a cena é o Professor Hulk, a mistura da mente do cientista com o corpo do gigante.

No entanto, para o usuário IAmTheDos, do Reddit, essa transformação levará a uma nova fase. A teoria é de que Hulk se tornará o supervilão Maestro.

O fã argumenta que Bruce Banner “assassinou” a mente de Hulk para roubar o corpo dele. Isso causa uma mudança de personalidade que é gritante em comparação com o que é visto em Thor: Ragnarok. Além disso, é uma atitude bem diferente do cientista também.

O Professor Hulk age como um “cara legal”, com piadas prontas e uma atitude de estrela de cinema. O internauta aponta que todos os Vingadores notaram a mudança e estão constrangidos com esse novo ser.

Em resumo, a mente de Bruce Banner pode estar sendo corrompida com a fusão. Para o fã, isso pode levar a criação do Maestro, que é basicamente um assassino psicótico.

O usuário do Reddit ainda lembra que há três arcos das HQs que podem ser usados para introduzir o Maestro. Um deles é o Futuro Imperfeito, onde os Vingadores viajam no tempo e descobrem o que acontecerá com o Hulk; outro é Guerra Civil 2, em que a Capitã Marvel decide matar o gigante por saber no que ele se transformará; e a terceira é Hulk Contra o Mundo, em que o personagem simplesmente se torna o vilão e ataca todo o planeta.

Por enquanto, tudo é apenas uma teoria.

Marvel destruiu Hulk

Com o sucesso de Vingadores: Ultimato, alguns fãs da Marvel ainda conseguiram encontrar motivos para criticar o longa. Nas redes sociais e no reddit, muitos reclamam da caracterização do Hulk no longa.

Em Vingadores: Ultimato, Bruce Banner se torna o Professor Hulk, unindo seu intelecto à força do Gigante Verde. No entanto, a nova versão do personagem não agradou a todos.

Confira abaixo alguns dos motivos das reclamações dos fãs:

Celebridade

Um dos motivos das reclamações dos fãs sobre o Hulk se relaciona com sua primeira cena em Vingadores: Ultimato. Ele interage com algumas crianças, mostrando que se tornou uma espécie de celebridade. Com os 5 anos passados desde o estalo de Thanos, Banner se tornou uma pessoa diferente. Muitos apontam a mudança como inconsistente ao caráter de Bruce Banner. O cientista nunca buscou a fama. Pelo contrário, ele era conhecido por sua timidez.

Alívio cômico

Introduzido no MCU como um personagem um tanto quanto trágico, Hulk se torna um mero alívio cômico em Vingadores: Ultimato. Não é que o personagem não possa amadurecer e se tornar mais bem humorado. Porém, no caso do Hulk, parece que ele mudou apenas para prover falas engraçadas, não por um desenvolvimento natural de seu personagem. O personagem acabou assumindo um pouco do papel desempenhado por Scott Lang, que é engraçado por natureza. Em Thor: Ragnarok, a comédia de Hulk se justificava devido ao tom mais leve do longa. Em Vingadores: Ultimato, alguns fãs a consideraram forçada e fora de lugar.

Mudança de personalidade

A mudança na personalidade de Bruce Banner aconteceu muito bruscamente. Em Thor: Ragnarok, Banner mantém seu jeito tradicional, tímido e desengonçado, mas engraçado de qualquer forma. Em Vingadores: Guerra Infinita, o duelo interior entre Banner e Hulk volta aos holofotes, e consegue arrancar algumas risadas. Em Vingadores: Ultimato, ele já inicia o filme como um personagem cômico. Parte dessa comédia é física, obtida pela comparação do tamanho do personagem com elementos ao seu redor. Além disso, o aspecto trágico do Hulk, o fato de Bruce Banner não querer mostrá-lo, acaba completamente com os dilemas do herói.

O arco de Guerra Infinita

Em Vingadores: Guerra Infinita, o Hulk se recusa a aparecer quando Bruce Banner mais precisa dele. O arco nunca é explicado, e a situação é resolvida em Vingadores: Ultimato com apenas uma fala rápida de Bruce Banner. O filme poderia ter explorado mais como Banner conseguiu combinar as duas personalidades.

Onde está o conflito?

O ponto principal do personagem Bruce Banner é o fato dele ser um cientista tímido que compartilha do corpo com um monstro agressivo e simplório. Essa luta entre as duas personalidades é uma das bases do personagem. Agora, ele não precisa se preocupar em controlar seus instintos, ou até mesmo controlar sua raiva, uma das características mais importantes do Hulk desde o início.

Portanto, o “Hulk” não existe mais, já que a personalidade de Bruce Banner domina completamente o corpo do gigante. É uma mudança muito grande para o arco de um personagem cujo principal dilema é o conflito entre suas duas personalidades.

Agora com cena pós-créditos, Vingadores: Ultimato está em exibição nos cinemas.

No Brasil, já faturou R$ 16 milhões e se tornou o segundo filme mais visto de todos os tempos.