Indicações

10 coisas que Game of Thrones copiou de O Senhor dos Anéis

Game of Thrones é a série de TV de fantasia mais premiada e mais famosa de todos os tempos, o que torna quase que natural à comparação com outra obra de fantasia icônica – a série de filmes e livros de O Senhor dos Anéis.

O próprio George R.R. Martin, criador das Crônicas de Gelo e Fogo, declarou que O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, serviu de inspiração para ele. Apesar das adaptações de ambas as obras terem sido feitas em meios diferentes, as duas tem muitos aspectos parecidos, com diversas referências e homenagens feitas especialmente em Game of Thrones.

O ScreenRant listou 10 semelhanças entre Game of Thrones e O Senhor dos Anéis.

10. Ferimentos incuráveis

Muitos comparam Jon Snow a Aragorn, já que os dois são heróis que pertencem a uma linhagem real secreta tanto em Game of Thrones quanto em O Senhor dos Anéis. Porém, o final de Game of Thrones mostrou que a história de Jon Snow se parece bastante com a de Frodo. Ambos os personagens sofrem de feridas que nunca se cicatrizam – tanto física quanto metaforicamente – que faz com que eles sejam obrigados a se isolar do mundo conhecido.

Em O Senhor dos Anéis, Frodo é ferido pela Espada de Morgul, que além de deixar uma cicatriz, fere a mente do Hobbit para sempre, fazendo com que ele nunca se recupere, mesmo depois da destruição do Um Anel. Já em Game of Thrones, as cicatrizes incuráveis de Jon Snow são atribuídas tanto ao seu assassinato – e ressurreição – quanto à dor ter cometido o terrível crime de assassinar Daenerys, o que leva o bastado a um eterno exílio, assim como Frodo.

9. Sam

Tanto O Senhor dos Anéis quanto Game of Thrones tem um personagem relevante de nome Sam e ambos têm uma origem e jornada bem parecidas. Ambos são criados a sombra de seu pai, se provando valiosos no futuro; ambos são extremamente inteligentes; ambos são melhores amigos do personagem principal da história e ambos terminam suas respectivas histórias constituindo família.

8. O Trono de Ferro e o Um Anel

Em O Senhor dos Anéis, o Um Anel é o artefato que representa todo o mal na história, corrompendo o caráter e a alma de todos aqueles que se aproximam dele, como Boromir, Gollum e até o próprio Frodo em alguns momentos. Em Game of Thrones, o Trono de Ferro acaba funcionando com uma lógica parecida. Na medida em que Daenerys se aproxima do objetivo de tomar o Trono de Ferro, suas tendências autoritárias vão se fortalecendo, o que mostra que o Trono desperta nas pessoas uma ambição extremamente poderosa e cruel. No fim, em ambas as obras os objetos são destruídos e a paz é encontrada – de certa forma.

7. Finalidade

Um dos aspectos de O Senhor dos Anéis que mais tocaram George Martin, o criador de Game of Thrones, foi a morte de Gandalf em A Sociedade do Anel. O sacrifício de Gandalf foi – segundo Martin – o momento em que ele descobriu que QUALQUER personagem poderia morrer na história. Curiosamente, Gandalf acaba voltando à vida depois, o que é bem similar ao que acontece com Jon Snow em Game of Thrones, o que mostra que ambos os personagens tinham um destino maior a cumprir e voltaram a vida por conta disso.

6. Governar

É aqui que Martin busca trazer algumas diferenças entre as duas histórias, apesar das semelhanças. O autor sempre foi crítico de alguns aspectos do final de O Senhor dos Anéis, destacando principalmente o jeito simplista em que Aragorn chega ao trono, já que Tolkien simplesmente dá a entender que todos viveram “felizes para sempre”, quando na verdade o governo de Aragorn certamente enfrentaria problemas no futuro. Em Game of Thrones, temos Bran como um Rei de moralidade contestável e o final deixa claro que existem muitas coisas para resolver no reino, que não vai ser “feliz para sempre” tão cedo.

5. O fogo

Outra similaridade entre as duas histórias está na utilização de fogo como um elemento importante na história. Em Game of Thrones, o fogo é uma das principais armas tanto dos heróis quanto dos vilões, que usam fogo-vivo e dragões para defender – e destruir – Porto Real em diversas ocasiões. Além disso, tanto o Trono de Ferro quanto o Um Anel de O Senhor dos Anéis são destruídos pelo fogo, o que provavelmente foi uma homenagem que Game of Thrones fez para a obra de J.R.R. Tolkien.

4. Cenas

Algumas cenas de Game of Thrones são simplesmente idênticas a algumas cenas de O Senhor dos Anéis. A cena em que Jon se despede de Sansa, Arya e Bran no último episódio da série é filmada de maneira idêntica a cena em que Frodo se despede de Sam, Merry e Pippin, assim como a cena em que Drogon leva o corpo de Daenerys que é extremamente similar a cena em que as águias de Gandalf resgatam Frodo e Sam. No fim das contas, tudo indica que Game of Thrones homenageou O Senhor dos Anéis copiando até mesmo o jeito em que algumas cenas foram filmadas.

3. Livros

Em ambas as histórias, Martin e Tolkien reafirmam sua paixão por leituras. Em O Senhor dos Anéis, temos um livro que é escrito tanto por Bilbo – de O Hobbit – quanto por Frodo, que conta as histórias das aventuras vividas pelos dois, ou seja, a mesma história que estamos acompanhando. Game of Thrones faz uma brincadeira parecida em seu último episódio quando Sam apresente um livro intitulado “Crônicas de Gelo e Fogo”, que tem o mesmo nome da obra literária de George R.R.Martin.

2. Poder feminino

A vida não é fácil para as mulheres de Game of Thrones e O Senhor dos Anéis, mas em ambas as histórias temos personagens femininas que se superam e conseguem vencer o ambiente hostil ao seu redor, se tornando verdadeiras heroínas. Em Game of Thrones, Arya mata o Rei da Noite – grande vilão da série – enquanto em O Senhor dos Anéis, Éowyn mata o temível Rei Bruxo de Angmar, que costumava dizer que nenhum homem poderia matá-lo. No fim, em ambas as histórias, as mulheres se mostraram em um lugar de destaque e heroísmo.

1. Aragorn e Jon Snow

Jon Snow tem algumas semelhanças com Frodo, mas é Aragorn o personagem que mais inspirou o “bastardo” de Game of Thrones.Ambos os personagens pertencem a linhagens reais secretas; ambos se parecem com sua mãe; ambos perderam o pai durante a juventude e ambos lideraram homens nortenhos em batalha. No fim das contas, o destino de Aragorn em O Senhor dos Anéis é bem diferente do de Jon Snow, mas não há como negar que os dois possuem muitas características semelhantes.

Todas as temporadas de Game of Thrones estão disponíveis no HBO GO.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.