Hollywood vem sido dominada por uma nova onda de cinebiografias musicais, com Bohemian Rhapsody e Rocketman fazendo sucesso de bilheteria e crítica – respectivamente.

Porém, o filme de Elton John é um trabalho muito superior àquele sobre a ascensão do Queen e Freddie Mercury, e separamos 5 motivos que atestam isso.

Confira abaixo.


Taron Egerton cantou de verdade

Vamos falar de polêmicas. Rami Malek ganhou um Oscar por seu trabalho como Freddie Mercury, mas é uma vitória contestada por muitos. Afinal, o astro não cantou a maioria de suas cenas, tendo suporte de um dublador e também de gravações de Mercury. Já Taron Egerton cantou todas as suas músicas, e o resultado se mostra em cena.

A direção é criativa e tem conceito

Curiosamente, Dexter Fletcher assina tanto Rocketman quanto (parte de) Bohemian Rhapsody. O diretor foi contratado para finalizar o filme de Queen após a demissão de Bryan Singer, mas aparentemente só tinha olhos para Elton John. A direção de Rocketman tem um conceito de fantasia e musical que o transcendem além dos clichês do gênero, e tornam a história mais dinâmica e envolvente do que a narrativa mais “quadrada” de Bohemian Rhapsody.

Roteiro que não esconde a sujeira

Bohemian Rhapsody conta a trajetória de Freddie Mercury de forma higiênica e limitada por uma censura para 13 anos, enquanto Rocketman é mais arriscado e verídico – auxiliado por sua classificação para maiores. Não que o filme se isente de sua reverência a Elton John, mas Fletcher foca bem mais nos defeitos do cantor aqui do que em Bohemian Rhapsody.

A relação central

Rocketman traz um elo muito forte entre Elton John e Bernie Taupin, que se torna o coração do longa de forma admirável. Bohemian Rhapsody tentou fazer isso com Freddie Mercury e Mary Austin, mas o resultado foi atrapalhado e artificial, enquanto Dexter Fletcher torna esse elemento mais verídico e emocionante aqui – mesmo tratando-se de uma relação de amizade, e não romance.

Rocketman é bem montado

Parece besteira falar disso, mas quando um filme como Bohemian Rhapsody ofende editores ao levar o Oscar de Melhor Montagem… É preciso reconhecer que ao menos isso Rocketman faz de forma superior. Sem falar que é algo que o longa usa a favor da narrativa, que se torna mais rápida e dinâmica no quesito de progressão de história. Nada de diálogos picotados aqui.

Rocketman está em exibição nos cinemas brasileiros.