Indicações

As estranhas regras que os Vingadores precisam seguir no MCU

Todo filme de super-herói segue algumas regrinhas típicas e a Marvel não é uma exceção nisso. Seja em seus filmes solo ou dos Vingadores, os heróis da Marvel sempre seguem alguns estereótipos e clichês que acabam sendo bem repetitivos.

Em um vídeo, o CBR listou algumas dessas regras que os Vingadores seguem no MCU.

Disfarçes bizarros

Um clichê nos filmes da Marvel são os disfarçes que não são exatamente disfarçes. É sério que heróis conhecidos dos Vingadores como Tony Stark e Steve Rogers podem se misturar entre as pessoas usando apenas bonés e óculos escuros? As pessoas deveriam reconhecê-los o tempo todo – especialmente no caso de Tony que é uma pessoa pública.

Referências à cultura pop

Para mostrar que os heróis da Marvel estão contextualizados no nosso mundo, é bem comum que os Vingadores citem referências a cultura pop o tempo inteiro ao longo dos filmes. Tony Stark já citou o Bob Esponja e o filme O Grande Lebowski, mas o grande campeão de referências é o Homem-Aranha, que cita filmes e séries o tempo inteiro.

Todos podem ser heróis

Um clichê da Marvel é a ideia de que “todos podem ser super-heróis” desde que tenham um bom coração. Thor passa por isso ao perder o Mjolnir – e descobrir que seu verdadeiro poder está dentro de si mesmo – assim como Steve Rogers e Tony Stark, que enfrentam dilemas bem parecidos. No fundo, esse é um dos grandes clichês de Vingadores.

Famílias abusivas

Outro clichê dos heróis da Marvel é a relação que eles tem com suas famílias, que costumam ser bem abusivas. Com exceção de Peter Parker, todos os Vingadores possuem famíliares problemáticos e cruéis. Thor tem problemas com seu irmão Loki e seu pai Odin, e Tony Stark tem problemas com seu pai, assim como Bruce Banner.

Nick Fury, o todo poderoso

Nick Fury está em todos os lugares do universo Marvel. Articulador da iniciativa Vingadores, Fury simplesmente está em todos os cantos o tempo inteiro, o que acabou se tornando até uma piada de certa forma. A capacidade de Fury estar em todos os lugares e saber de tudo é um clichê que nunca será explicado pela Marvel – e que vai continuar se repetindo em todos os filmes.

Romances bobos

Todos os Vingadores vivem romances não-convincentes e desnecessários em seus filmes, o que acabou se tornando mais um clichê da Marvel. Tony e Pepper, Steve e Sharon, Natasha e Bruce… infelizmente, casais são uma regra nos filmes de Hollywood e a Marvel não conseguiu fugir disso.

Ações irresponsáveis

Todos os Vingadores cometem erros inacreditáveis ao longo dos filmes da Marvel e isso também acabou se tornando uma regra. Tony Stark cria Ultron sem perceber que isso se voltaria contra ele, assim como Steve Rogers tenta salvar Bucky, acreditando inocentemente que ninguém vai descobrir nada sobre o assassinato de Howard Stark.

Auto-Sacrifício

Um clichê positivo nos filmes da Marvel é o fato de todos os Vingadores estarem dispostos a se sacrificar pelo bem maior. Esse aspecto é uma regra nos filmes e esse momento se repete várias vezes. O Capitão América joga um avião no mar para salvar as pessoas, Thor quase morre para forjar a Stormbreaker, a Viúva Negra morre para que o Gavião Arqueiro consiga a Joia da Alma e Tony Stark faz o maior sacrifício de todos, morrendo pra derrotar Thanos.

Vilões parecidos

Todos os Vingadores encontram vilões que são a antítese deles ao longo dos filmes da Marvel. Loki é exatamente o contrário de Thor, assim como o Caveira Vermelha é o contrário do Capitão América e o Abominável é o extremo oposto de Hulk. Esse clichê é repetido com Thanos, que funciona como uma espécie de antítese de todos os heróis, já que ele sacrifica aqueles que ama para conseguir o que quer, enquanto os Vingadores sacrificam seus desejos pessoais para salvar aqueles que amam.

Heróis se enfrentando

Heróis sempre enfrentam vilões, mas na Marvel, uma regra não-escrita também diz que os heróis sempre vão acabar se enfrentando em algum momento. Em Capitão América: Guerra Civil temos exemplos óbvios disso, mas essa não é a única ocasião em que os Vingadores se enfrentam. Hulk já enfrentou o Thor em diversas ocasiões, assim como o Gavião Arqueiro enfrenta a Viúva Negra em Vingadores: Ultimato. No fim, sempre vamos ver nossos heróis medindo forças uns com os outros em algum momento.

Novo filme da Marvel, Homem-Aranha: Longe de Casa está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.