Indicações

O que você não sabia sobre o personagem secreto de Homem-Aranha: Longe de Casa

Em meio a todos os seres super poderosos e fantásticos dos quadrinhos do Homem-Aranha, um personagem secundário em específico se destaca bem mais do que os outros. O divertido jornalista do Clarim Diário e hater do Homem-Aranha, J. Jonah Jameson, é um dos personagens mais amados pelos fãs da Marvel, seja por sua veia cômica, por seu visual icônico ou até mesmo pela interpretação genial de J.K. Simmons que o personagem ganhou nos cinemas.

Com o retorno de J. Jonah Jameson em Homem-Aranha: Longe de Casa, o ScreenRant resolveu listar 10 fatos sobre ele nos quadrinhos da Marvel que você não sabia.

Ele já adotou Peter Parker

As HQs da Marvel sempre contam com algumas histórias bizarras e esta é uma das maiores delas. Em uma história alternativa do Homem-Aranha, temos a morte de Tia May e a morte de John, filho de J. Jonah Jameson. Com isso, temos a inusitada adoção de Peter Parker por parte de J. Jonah Jameson, que no início é bem estranha para ambos mas que no final acaba dando certo, já que os dois viram uma dupla de combate ao crime.

Jameson e Peter Parker são parentes

Em outra HQ bizarra do Homem-Aranha, J. Jonah Jameson acaba se tornando primo de Peter Parker – de certa forma – já que a Tia May se casa com o Senhor J. Jonah Jameson, pai do JJJ que conhecemos.

Ele já criou vários vilões

Apesar de ter uma aversão a heróis mascarados, J. Jonah Jameson já criou vários vilões nos quadrinhos da Marvel – e todos com o objetivo de destruir o Homem-Aranha. O mais emblemático deles é Mac Gargan, o Escorpião, que teve sua criação financiada por JJJ com o objetivo de eliminar o amigo da vizinhança.

Ele já foi casado duas vezes

A vida amorosa de J. Jonah Jameson nunca foi um foco na histórias do Homem-Aranha, mas temos alguns detalhes interessantes sobre ela. JJJ já foi casado duas vezes nas HQs, a primeira com Joan – mãe do seu filho John – que morre e depois Marla, que também é assassinada e morre nos braços de J. Jonah Jameson.

Ele já derrotou o Homem-Aranha

Durante os eventos de Guerra Civil, a identidade do Homem-Aranha é revelada nos quadrinhos da Marvel. Isso leva a um confronto bem interessante entre Peter Parker e J. Jonah Jameson, que acaba com o herói deixando JJJ descontar toda a sua raiva batendo nele. É claro que essa “vitória” só aconteceu porque o Homem-Aranha deixou, mas para J. Jonah Jameson ela certamente significou muita coisa.

Ele atirou em Peter Parker

Durante a HQ #800 de O Espetacular Homem-Aranha, J. Jonah Jameson acaba atirando no Homem-Aranha acidentalmente. Em uma tentativa de matar o Duende Vermelho – que é a combinação de Norman Osborn com o Carnificina – Jameson acaba atirando no Homem-Aranha, que entra na frente da bala para impedir que Osborn seja assassinado. Felizmente, Peter é apenas atingido no braço e sai dessa sem ferimentos graves.

Ele ama o Homem-Aranha na atualidade

Apesar de tradicionalmente odiar o Homem-Aranha, J. Jonah Jameson é um grande aliado dele nos quadrinhos atuais da Marvel. Nas HQs de Peter Parker: O Espetacular Homem-Aranha, Peter não só aceita ser entrevistado como revela sua identidade secreta para JJJ, o que faz com que ele adquira simpatia pelo herói e se torne o seu maior aliado público.

Ele odeia o Homem-Aranha por vários motivos

Sim, a razão principal do ódio de J. Jonah Jameson pelo Homem-Aranha é sua desconfiança com heróis mascarados, mas existem outros motivos mais complexos também. No fundo, Jameson admite em algumas ocasiões que tem inveja do Homem-Aranha, já que tudo que ele faz sempre será mais celebrado do que as atitudes de Jameson no comando do Clarim Diário, não importa quais sejam.

Ele é baseado em Fredric Wertham

Stan Lee nunca admitiu, mas o que inspirou a criação de J. Jonah Jameson nos quadrinhos do Homem-Aranha foi um homem chamado Fredric Wertham. Wertham era um notório escritor alemão que, desde 1948, decidiu iniciar uma campanha contra super-heróis e histórias em quadrinho por achar que elas são infantis e dão um péssimo exemplo para a juventude – o que é bem parecido com a ideia que JJJ tem de super heróis.

A conexão com a Capitã Marvel

J. Jonah Jameson está ligado principalmente ao Homem-Aranha, mas suas conexões nos quadrinhos da Marvel não se encerram por aí. Durante a história de origem da Capitã Marvel, Carol Danvers acaba sendo contratada por JJJ para trabalhar como editora do Clarim Diário, o que gera uma série de situações bem engraçadas. No fim, Danvers acaba demitida por discordar da política do jornal de Jameson.

J. Jonah Jameson pode ser visto em Homem-Aranha: Longe de Casa, que está em exibição nos cinemas.

Você sabia que Homem-Aranha: Longe de Casa trouxe uma personagem da TV em um crossover com as séries da Marvel na Netflix? Para saber mais sobre séries, acesse o Observatório de Séries.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.