Indicações

10 grandes mistérios da Marvel e DC que ainda estão sem solução

Os quadrinhos de super-heróis podem ser construídos em torno da ação, mas há muitos outros elementos que tornam o gênero tão atraente. Na verdade, as melhores histórias geralmente possuem mais do que um toque de suspense e traço de romance – e, o melhor de tudo, uma boa dose de mistério.

Desde a conspiração do “assassino de mascarados” em Watchmen até a identidade secreta do Duende Verde em O Espantoso Homem-Aranha, alguns dos mais aclamados quadrinhos publicados pela DC e pela Marvel apresentam um enigma irresistível em sua parte central.

Embora a maioria dos maiores mistérios nos quadrinhos já tenha sido resolvida há muito tempo, ainda há um número surpreendente que ainda precisa ser explicado corretamente – e aqui apresentamos os maiores enigmas que permanecem sem resolução.

Quem era o segundo Feriado?

Ambientado durante o segundo ano da carreira de Batman, Batman: O Longo Dia das Bruxas acompanha o Cavaleiro das Trevas na trilha do Feriado, um assassino em série que comete crimes em feriados.

É um quebra-cabeça grande demais até mesmo para o Charada, mas no final, Batman deduz que Feriado era Alberto Falcone, filho do mafioso Carmine Falcone.

No entanto, o caso deixa pontas soltas. Duas-Caras revela que haviam dois Feriados. Batman não duvida (embora não fique totalmente convencido), e uma confissão privada de Gilda, esposa de Harvey Dent, na última cena aponta que ela era o segundo assassino em série, mas também há quem diga que era o próprio Dent. Um final aberto para uma trama intrigante.

Quem é o Demolidor da Terra X?

O primeiro de dois mistérios nesta lista a emergir da minissérie Terra X, da Marvel, este item diz respeito à verdadeira identidade do Demolidor. A identidade do Demolidor desta realidade alternativa distópica nunca foi confirmada – só sabemos que ele definitivamente não é Matt Murdock.

Várias possibilidades foram lançadas, incluindo Wade Wilson e Curt Connors – os alter-egos civis de Deadpool e Lagarto, respectivamente -, mas o próprio Demolidor atirou neles todos. Dizem que este Demolidor pode não ser um rosto familiar, mas será verdade?

Quem matou o Sonho?

Parte do brilhantismo de Sandman está em como o autor Neil Gaiman deixa vários enredos e conceitos intencionalmente ambíguos, o que encorajou a continuidade da especulação desde o final de 1996. Uma das questões abertas mais intrigantes nesta série de fantasia diz respeito a quem realmente causou a queda de seu protagonista, Sonho.

Aparentemente, a ex-super-heroína Lyta Hall é a culpada – ela é a pessoa responsável por chamar as Fúrias sanguinolentas do Senhor dos Sonhos, afinal de contas.

Mas muita coisa acontece no período que antecede a morte de Sonho, que Lyta tinha controle zero, e as motivações e ações de vários dos inimigos de Sonho – Lúcifer, Loki, Gnomo e Desejo – nessa época são obscuras, no mínimo.

O que há dentro da caixa do Wolverine?

Em 1997, Wolverine recebeu uma caixa de madeira do agente interdimensional Zoe Culloden, cujo conteúdo os leitores não têm acesso.

Não descobrimos nada mais concreto sobre o que esse cubo curioso contém – mas vários vilões já tiveram o interesse de roubá-lo!

A carreira do escritor Larry Hama em Wolverine acabou logo depois, e incrivelmente, o roteirista veterano não se deu ao trabalho de amarrar esse mistério em particular. Hama não comenta muito sobre esse mistério da HQ, então provavelmente nunca teremos uma resposta.

Qual é o nome verdadeiro de Rip Hunter?

Como você esperaria de um aventureiro que viaja no tempo, o maior medo de Rip Hunter é que seus inimigos um dia usem a mesma tecnologia que torna suas viagens possíveis para eliminá-lo da existência.

É por isso que o nosso herói se empenhou ao máximo para esconder as suas informações pessoais: para evitar que alguém voltasse e o surpreendesse quando era bebê.

Isso inclui o próprio nome do Rip, que é apenas um pseudônimo que ele adotou para esconder sua identidade real. “Rip” já foi revelado como o filho do viajante do tempo Gladiador Dourado – o que significa que eles provavelmente compartilham o mesmo sobrenome, “Carter”. Mas o primeiro nome, é desconhecido.

Como Gambit foi morto na Terra X?

Quando o novo Vigilante da Terra, o robô super-herói X-51, revisou os registros de seu antecessor que tudo vê, ele descobriu que Remy LeBeau perdeu a vida depois de beijar Vampira na Terra X.

Isso faz sentido, já que os poderes absorventes incontroláveis de Vampira podem ser facilmente fatais para aqueles que fazem contato com sua pele.

Mas Fera, colega de equipe de Gambit, mais tarde afirma que Remy entrou em conflito com um assassino, eliminando Rogue de qualquer envolvimento. Mas está mais para um erro de continuidade que um mistério, honestamente.

O que há com os três Coringas?

Uma das muitas revelações de cair o queixo da DC em 2016: o Coringa é na verdade três caras separados operando sob a mesma identidade. Isso coloca em questão praticamente tudo o que sabemos sobre o inimigo mais icônico de Batman, e ainda estamos aguardando respostas.

Parece que tudo ficará claro em Batman: Os Três Coringas, mas a HQ segue sem previsão de lançamento.

Até então, tudo o que sabemos é que o trio de vilões mencionados em seu título representa versões específicas do personagem: o Coringa como apareceu pela primeira vez em 1939, sua encarnação clássica dos anos 60, e a versão vista em Batman: A Piada Mortal.

Quem estava usando a armadura FACADE?

A FACADE foi uma armadura que apareceu nos quadrinhos do Homem-Aranha de meados dos anos 90. Mas nunca descobrimos quem a estava usando.

Sério: esse enredo da trama ficou pendente por muito tempo! Os três principais suspeitos são o fotógrafo do Clarim Diário, Cole Cooper, o rico industrial Archer Bryce e o ex-astronauta (e filho de J. Jonah Jameson), John Jameson. As pistas disponíveis para nós parecem excluir Cooper, mas Jameson e Bryce continuam sendo candidatos possíveis.

O que há além da Parede de Origem?

A Parede de Origem é uma barreira cósmica (ainda que muito tangível) que existe nas extremidades mais distantes do multiverso da DC. Com raras exceções, este muro provou ser inacessível – quase todos que tentaram, não importa quão poderosos, acabaram presos em sua superfície. Como resultado, nunca foi estabelecido de forma conclusiva exatamente o que está do outro lado.

Inicialmente, diziam que essa cerca super-grande continha a Fonte, a consciência do próprio Universo DC.

Isso foi posteriormente contradito por histórias que descreviam o reino além da Parede como a cola entre universos alternativos, um quase-céu para os Novos Deuses, um reservatório para energia baseada em emoções místicas, uma prisão quase perpétua para um vilão e muito mais. Então, qual dessas opções é a verdade?

O que – ou quem – estava dentro do closet da Feiticeira Escarlate?

Após o evento Dinastia M, a Feiticeira Escarlate fica confusa com uma amnésia parcial. Eventualmente, seu amigo dos Vingadores Gavião Arqueiro rastreia Wanda até uma pequena vila européia, até o pequeno apartamento que ela diz compartilhar com sua idosa tia Agatha.

Isso deixa Gavião Arqueiro intrigado, já que a falecida mentora da Feiticeira Escarlate também era uma senhora mais velha chamada Agatha.

Mais tarde, o arqueiro da Marvel vai investigar o quarto de Agatha – referido pelos fãs como seu “closet”, devido ao seu tamanho modesto -, mas é impedido por uma distorção da realidade de Wanda. Por causa disso, Gavião Arqueiro nunca descobriu quem ou o que estava do outro lado daquelas portas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.