Indicações

Linha do tempo do Homem-Aranha no MCU finalmente explicada

Depois de duas versões do Homem-Aranha nos cinemas, interpretadas por Tobey Maguire e depois por Andrew Garfield, o Homem-Aranha entrou no MCU e finalmente dividiu as telas com os outros grandes heróis da Marvel.

Mesmo assim, com tantos filmes no MCU, as vezes fica difícil entender como e quando as coisas aconteceram. Por isso, o Looper explicou toda a história do Homem-Aranha de Tom Holland no MCU, do início até os dias atuais.

Confira abaixo como Peter Parker evoluiu dentro do MCU, indo de um garoto inseguro para o sucessor do legado do Homem de Ferro na Marvel, com a linha do tempo completa da história do Homem-Aranha!

Homem de Ferro 2

Surpreendentemente, a primeira aparição do Homem-Aranha no MCU não acontece em Capitão América: Guerra Civil e sim em Homem de Ferro 2. Enquanto combate os drones de Hammer, o Homem de Ferro acaba salvando um garotinho com uma máscara do herói.

Durante anos, os fãs da Marvel especularam que esse garotinho era de fato Peter Parker e essa confirmação finalmente veio em 2017, quando Tom Holland – ator que vive o Homem-Aranha no MCU – revelou que o próprio Kevin Feige, chefe do Marvel Studios, confirmou que o garotinho da cena era de fato Peter Parker.

Tio Ben morre antes de Guerra Civil

Um ponto importante da origem do Homem-Aranha é a morte de Tio Ben. Apesar dela nunca ter sido propriamente retratada no MCU, ela de fato aconteceu e nós apenas não a assistimos. Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Peter é visto com uma mala que tem as iniciais BFP, que obviamente indicam o nome Benjamin Franklin Parker, o famoso tio Ben.

Em Capitão América: Guerra Civil, Peter diz que tem seus poderes há seis meses, o que indica, portanto, que o Tio Ben morreu seis meses antes de Guerra Civil, justamente no período em que o Homem-Aranha descobriu seus poderes.

Homem-Formiga

Por fim, antes de sua primeira aparição oficial no MCU, o Homem-Aranha foi citado em Homem-Formiga. Procurando pelo Homem-Formiga, Sam Wilson – o Falcão – acaba se encontrando com uma escritora durante o filme, que diz a ele que “sabemos de um herói que pula, um que se balança e um que sobe pelas paredes”.

Essa foi uma clara referência feita ao Homem-Aranha, que indica que ele começou a atuar dentro do MCU durante os eventos de Homem-Formiga, ou seja, um pouco antes de Capitão América: Guerra Civil.

Capitão América: Guerra Civil

É em Capitão América: Guerra Civil que temos o Homem-Aranha de Tom Holland aparecendo pela primeira vez. Aqui, o rapaz é recrutado por Tony Stark para ajudá-lo a enfrentar Bucky Barnes e seus aliados.

O Homem-Aranha acaba sendo um dos grandes destaques da batalha do aeroporto, ajudando Tony a vencer o Homem-Formiga (em sua forma gigante) e prender o Falcão e o Soldado Invernal. No fim das contas, a luta acaba sem um grande vencedor, mas Peter vai pra casa feliz com sua participação e inclusão nesse mundo lotado de heróis da Marvel.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Peter Parker volta para seu bairro, o Queens, e se dedica a ser um herói local. Ele acaba descobrindo a operação do Abutre, que está roubando tecnologia das Indústrias Stark.

Depois de contrariar Tony Stark e atrapalhá-lo a vencer o Abutre, Peter deixa seu lado heróico de lado, até acabar se envolvendo com o Abutre novamente por meio de sua filha Liz – que é a crush de Peter na escola. No fim do longa, o Homem-Aranha retorna, reconquista sua dignidade e o respeito de Tony Stark, que o oferece um lugar entre os Vingadores.

De maneira madura, Peter recusa, afirmando que precisa se dedicar como um herói local antes de se juntar aos Vingadores, assumindo assim de vez seu papel como o Homem-Aranha, o amigo da vizinhança.

Vingadores: Guerra Infinita

É claro que o sossego de Peter dura pouco. Em Vingadores: Guerra Infinita, ele se vê ao lado dos grandes heróis novamente quando os aliados de Thanos invadem a Terra e capturam o Doutor Estranho. Isso leva o Homem-Aranha até o Homem de Ferro. Juntos, os dois acabam salvando o Doutor Estranho e se unindo aos Guardiões da Galáxia para combater Thanos no espaço.

Infelizmente, Thanos consegue as Jóias do Infinito e realiza seu sonho, eliminando 50% de toda a vida no universo. O Homem-Aranha acaba tendo o azar de cair na metade negativa, sendo então morto por Thanos de maneira aleatória neste momento.

Vingadores: Ultimato

Depois de 5 anos, comovido pela morte de Peter Parker, Tony Stark decide reverter as coisas em Vingadores: Ultimato. Os Vingadores voltam no tempo, recuperam as Jóias do Infinito, e trazem todas as vítimas da Dizimação de volta – o que inclui o Homem-Aranha.

Portanto, no terceiro ato do filme, o Homem-Aranha acaba participando da batalha final contra Thanos, sendo fundamental em manter a Manopla do Infinito longe das mãos do titã. Infelizmente, Peter tem que assistir o sacrifício de Tony Stark, que morre para salvar o mundo das mãos de Thanos.

Ao final de Vingadores: Ultimato, Peter Parker volta para escola – e para suas funções de Homem-Aranha – reencontrando seu amigo Ned, que também foi vítima da Dizimação.

Homem-Aranha: Longe de Casa

Chegamos então a Homem-Aranha: Longe de Casa, último filme do herói lançado no MCU. Depois da trágica morte de Tony Stark, Peter se vê abalado e em busca de um novo propósito como herói. Em uma viagem pela Europa, ele acaba se envolvendo na luta contra os Elementais, sendo auxiliado por Nick Fury e pelo suspeito Mysterio.

Mysterio, que age como uma espécie de irmão mais velho do Homem-Aranha na maior parte do tempo, se revela um grande vilão, sendo inclusive o responsável – e mestre – dos “Elementais”. Depois de se reencontrar como herói com a ajuda de Happy Hogan, Peter derrota Mysterio, mas não sem pagar o preço logo em seguida…

Homem-Aranha: Longe de Casa termina com o Clarim Diário revelando a identidade de Peter Parker para o mundo, e acusando-o de ser o responsável pelos atentados em Londres – que foram causados por Mysterio. Com este gancho, a tendência é que as próximas aventuras do herói foquem nele lidando com sua identidade exposta e o perigo que ela representa para aqueles que ele ama.

Homem-Aranha: Longe de Casa está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.