Após a compra da Fox pela Disney, os personagens de X-Men e o Quarteto Fantástico ficaram disponíveis para o MCU. No entanto, a chegada dos mutantes no Universo da Marvel ainda deve demorar para acontecer. E isso pode ser uma jogada de gênio para a companhia.

Na Comic-Con de San Diego, Kevin Feige divulgou o calendário de lançamento do MCU para os próximos 2 anos. Agora, o Universo da Marvel passa também a contar com as séries do Disney+, que estarão completamente ligadas aos filmes.

Os X-Men não fazem parte do calendário de lançamentos por enquanto, e a Marvel tem razões importantes para não apressar a chegada dos mutantes. Confira abaixo!


Distância

É importante que a Marvel distancie sua versão dos X-Men da produzida nos filmes da Fox. Como a franquia acabou de lançar seu último filme, o fracasso X-Men: Fênix Negra, a chegada dos mutantes no MCU deve esperar que o público sinta falta dos personagens. Os mutantes da Marvel contaram com vários filmes nos últimos anos, alguns deles bem sucedidos e outros massacrados por críticos e fãs. Para criar a identidade dos novos X-Men, o MCU precisa primeiro distanciar suas narrativas das histórias já contadas pela Fox.

Mitologia

Uma das razões pelas quais o MCU faz tanto sucesso é o cuidado com que os filmes introduzem novos conceitos e personagens. A apresentação da magia e de tramas cósmicas no Universo da Marvel foi lenta e gradual, e por isso mesmo fez sentido no contexto da saga que culminou em Vingadores: Ultimato. Com mais tempo disponível, a Marvel poderá começar a plantar as sementes que um dia permitirão a chegada oficial dos mutantes no MCU. Além disso, o prazo maior permitirá que a empresa escolha os melhores atores, diretores e produtores para trazer às telas alguns dos aspectos mais importantes da mitologia dos personagens nos quadrinhos.

Elenco

Como já foi citado, é extremamente importante que a Marvel encontre um elenco competente e carismático para assumir os papéis dos X-Men. Não apenas porque os personagens merecem interpretações comprometidas e reais, mas também porque os atores dos filmes da Fox ainda representam os mutantes na mente do público. Será um desafio interessante encontrar intérpretes para personagens icônicos e importantes, como Wolverine, Magneto e Professor Xavier. Hugh Jackman, Ian McKellen e Patrick Stewart já causaram grande impacto na cultura pop, e encontrar substitutos à altura é essencial.

Conclusões

A Fase 4 do MCU será constituída de filmes centrados em personagens já conhecidos, como Doutor Estranho e Thor, e introduções de novos personagens, como Os Eternos. Como algumas das tramas dos personagens mais importantes do MCU ficaram para a próxima fase (Capitã Marvel, Pantera Negra, Guardiões da Galáxia), não seria uma decisão prudente introduzir os X-Men de uma vez. O público precisa primeiro entender a estrutura da nova fase do MCU para que os novos personagens possam aparecer.

Merecido descanso

Desde o lançamento do primeiro filme dos X-Men, em 2000, os mutantes representam uma parte importante da história dos super-heróis no cinema. De várias maneiras, a série abriu as portas para a produção dos filmes do MCU e da consagração do gênero como um dos mais populares da atualidade. Por isso mesmo, os personagens merecem um descanso. Após quase 20 anos de mudanças de elenco, reboots, inconsistências e tentativas de adaptar a saga da Fênix, os X-Men devem ficar um bom tempo longe das telas. Esse tempo será essencial para que o público recupere seu interesse pela franquia.

Criatividade

Obviamente, a Marvel não pode contar as mesmas histórias que a Fox contou. A introdução dos mutantes deve aproveitar outros aspectos dos quadrinhos de maneira criativa e inovadora. Talvez o foco até seja transportado para outros personagens, não tão familiares ao público. De qualquer forma, o MCU precisa encontrar uma maneira adequada e eficaz de introduzir os personagens, incluí-los na trama dos outros filmes e criar identidades convincentes e emocionantes para as novas adições.

Novos Mutantes

O atraso e os inúmeros adiamentos da estreia de Novos Mutantes já virou até piada na internet. Mas um dia, o filme será lançado. É bem provável que o longa não fique para sempre mofando nas prateleiras da Disney, e o potencial da trama é bem grande. Atualmente, Novos Mutantes está previsto para estrear em 3 de abril de 2020. Uma maneira de lançar algo no mundo dos mutantes sem introduzí-los de uma vez no MCU é finalmente liberar Novos Mutantes para o público.