Indicações

Star Wars, De Volta Para o Futuro e Beyoncé: As melhores referências do MCU à cultura pop

As referências à cultura popular são algumas das coisas mais divertidas que há no MCU.

Sempre existe o risco de que estas referências fiquem datadas, mas até o momento, os roteiristas lideram muito bem com elas, usando-as para aproximar o público de seus amados personagens.

Aqui estão as dez melhores referências do MCU à cultura pop.

Beyoncé

Em uma cena de Doutor Estranho, Stephen Strange zomba do uso inflexível de Wong de um nome singular, comparando-o à cantora Beyoncé.

Momentos depois, enquanto Strange pega livros através de portais, Wong ouve “Single Ladies”, possivelmente pela primeira vez.

O Mágico de Oz

O Capitão América passou muito tempo congelado, então não pôde acompanhar o mundo do entretenimento com muita frequência.

Os Vingadores aborda essa questão. Quando Nick Fury exige saber como Loki transformou as pessoas em seus próprios “macacos voadores”, Steve diz que “entendeu a referência”, que remete a uma cena de O Mágico de Oz.

Footloose – Ritmo Louco

O Senhor das Estrelas é um grande fã de Footloose – Ritmo Louco no MCU. Em Vingadores: Guerra Infinita, ele apresenta um plano aos outros super-heróis, que o Homem-Aranha reconhece que é “exatamente como Footloose”!

Em Guardiões da Galáxia, também tivemos referências ao clássico com Kevin Bacon.

O Exterminador do Futuro

O comediante Garrett Morris apareceu em Homem-Formiga. Embora sua participação tenha sido muito pequena, ele nos forneceu uma fala que remete diretamente a O Exterminador do Futuro.

“O que diabos?”, ele diz brevemente ao ver um cara se materializando do nada, exatamente como no clássico de James Cameron.

Super Amigos

Por incrível que pareça, o MCU já teve uma referência a um clássico desenho da DC.

Em Homem de Ferro 3, Happy Hogan explica como as coisas mudaram, dizendo a Tony que ele estava “fora com os Super Amigos”. Quem não lembra da série animada que passava nas manhãs do SBT?

De Volta Para o Futuro

Não há como fazer um longa sobre viagem no tempo sem referenciar De Volta para o Futuro, que popularizou o conceito.

Vingadores: Ultimato é um exemplo disso. Durante a trama, ao ouvir sobre como a viagem no tempo funciona no MCU, o Homem-Formiga diz: “Então De Volta para o Futuro foi uma mentira?”.

Pulp Fiction

Samuel L. Jackson é um dos grandes astros de Hollywood na atualidade, mas nada disso teria sido possível se não fosse por Pulp Fiction.

Neste longa de Quentin Tarantino, Jules, vivido por Jackson, é conhecido por recitar um verso de Ezequiel, “O Caminho do Homem Justo”, que também está na lápide de Nick Fury em Capitão América: O Soldado Invernal. Mas mais tarde foi descoberto que Fury não tinha morrido.

Alien

Harry Dean Stanton interpretou Brett em Alien, morrendo nas mãos do impiedoso Xenomorfo.

Em Os Vingadores, o ator fez uma divertida aparição. Depois de Hulk cair do céu, Stanton pergunta a Bruce Banner se ele é alienígena. Banner responde que não, e daí Stanton diz que “então precisa se benzer”.

Curtindo a Vida Adoidado

Homem-Aranha: De Volta ao Lar foi diretamente inspirado em Curtindo a Vida Adoidado, de 1986.

A cena em que Peter Parker corre através de vários quintais, enquanto persegue uma van, é totalmente baseada numa cena muito parecida do clássico com Matthew Broderick.

Star Wars

É claro que a maior saga de cinema de todos os tempos não passaria despercebida pelo MCU.

Em Capitão América: Guerra Civil, o Homem-Aranha compara um certo momento com Star Wars: O Império Contra-Ataca, que descreve apenas como “aquele filme muito velho”.

Sair da versão mobile