Indicações

As mortes mais trágicas de Batman nos quadrinhos

Batman é facilmente um dos personagens mais populares em todos os quadrinhos. Ao longo dos anos, o Cavaleiro das Trevas passou a realizar todo tipo de feitos incríveis e impossíveis, tudo com a falta de super-poderes.

Como um ser humano comum, Batman inspirou todos os tipos de eventos e outros personagens, indo muito além das páginas dos quadrinhos. No entanto, apesar de suas realizações, Batman ainda é apenas um homem e um mortal.

Em várias ocasiões, a DC imaginou como seria um mundo sem o Batman. Algumas dessas histórias são canônicas e outras não, mas todas são significativamente mais sombrias do que um mundo com Bruce Wayne por trás da capa e capuz.

Aqui estão as dez piores maneiras nas quais o Batman morreu nas histórias em quadrinhos da DC.

Entre a Foice e o Martelo

Para quem não conhece, Superman: Entre a Foice e o Martelo é uma história do Elseworlds que explora como seria o Universo DC se o foguete do Superman tivesse caído na Rússia, em vez de no Kansas.

Nesta linha do tempo significativamente mais sombria, existe até um Batman russo. Embora os dois heróis possam ter uma amizade tensa no universo principal, eles eram apenas inimigos nesta história.

Depois de perceber que ele não poderia vencer o Superman, esta versão do Batman detonou uma bomba em seu coração para evitar a captura. Embora essa versão do Cavaleiro das Trevas não fosse realmente Bruce Wayne, ainda é uma das maneiras mais terríveis que alguém sob o capuz morreu.

Corte das Corujas

No início do relançamento dos Novos 52 da DC, Batman ficou cara a cara com a Corte das Corujas, uma das organizações criminais mais antigas e mortais de Gotham.

Depois de descobrir seu esconderijo secreto, Batman se perde em um labirinto, sendo caçado por Talon, um assassino muito mortal da corte. Depois de ser torturado tanto física quanto mentalmente, Talon dá o golpe final, matando Batman de uma maneira muito violenta e sangrenta.

Quando Batman retorna, ele descobre que Harper Row salvou sua vida usando um desfibrilador improvisado para reiniciar seu coração. Embora essa não tenha sido a maior e pior maneira pela qual o Batman morreu, ainda mostrou o que os novos vilões eram capazes, além de ser uma das piores mortes que o herói sofreu ao longo dos anos.

Terra-2

Também durante os Novos 52, Darkseid decidiu invadir uma versão alternativa da Terra antes de seguir para o Universo DC principal. Infelizmente, a Trindade da Terra 2 não foi suficiente para impedir Darkseid e os três morreram em um último esforço para expulsar o deus do mal de seu planeta.

Depois de ativar o dispositivo que ele precisava, a versão da Terra 2 do Batman morreu quando um enxame de Parademônios de Darkseid o dominou.

Embora seu sacrifício tenha sido certamente valente, o que é verdadeiramente trágico é que esta versão de Bruce Wayne deixou para trás uma filha jovem. Helena Wayne acabaria por fazer grandes coisas como Caçadora, mas isso não muda o fato de a morte de seu pai ter ocorrido para garantir a sobrevivência do planeta.

O Cavaleiro das Trevas

O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, é considerada uma das melhores histórias do Batman até hoje. A história acompanha um Batman mais velho, pois ele é forçado a sair da aposentadoria devido ao estado de Gotham e ao resto do mundo.

No final da série, Batman enfrenta o Superman em uma briga. À medida que a luta continua, o mais velho Bruce Wayne começa a fraquejar devido ao impacto físico em seu corpo. Embora Superman o avise, Batman continua lutando, eventualmente sendo vítima de um ataque cardíaco.

No final da série, é revelado que Bruce nunca acreditou realmente que poderia vencer e que fingiu um ataque cardíaco para acabar com a luta e impedir o governo de procurá-lo no futuro. Embora não tenha sido tecnicamente uma morte do Batman, ainda era uma das maneiras mais épicas para o vigilante desaparecer.

Ponto de Ignição

Depois que Barry Allen voltou no tempo para salvar sua mãe, ele inadvertidamente criou o universo Ponto de Ignição, que era uma visão significativamente mais sombria do Universo DC.

Nesta linha do tempo, é realmente revelado que Bruce Wayne foi o único a morrer no beco em vez de seus pais. Como resultado, seu pai, Thomas Wayne, tornou-se Batman e Martha Wayne acabou sendo o Coringa.

Apesar de ser uma visão muito sombria da origem do Batman, essa história mostra muito bem por que Bruce é o melhor Batman. Mesmo que essa versão de Bruce nunca tenha usado capa e capuz, sua morte em Ponto de Ignição ainda é uma das mortes mais tristes do personagem.

Imperador Coringa

Depois que Mxyzptlk transfere suas habilidades para o Coringa, o Palhaço do Crime usa o poder de se estabelecer como um dos maiores ditadores do mundo. Imbuído de poderes da 5ª dimensão, o Coringa comete todos os tipos de atos horrendos, incluindo o assassinato brutal de Batman.

No entanto, o Coringa não faz isso apenas uma vez. Em vez disso, o vilão revive continuamente o Cavaleiro das Trevas para repetir o processo, infligindo a pior tortura física e mental possível.

Por ser o maior inimigo de Batman, na verdade faz sentido que o Coringa viva uma fantasia como essa, embora não mude o quão aterrorizante é para Batman.

Um Cara Inocente

Um Cara Inocente é, na verdade, uma edição única que não está relacionada ao resto da história da DC.

Ela se concentra em um indivíduo comum, pois ele confessa seu desejo de fazer uma coisa ruim. Infelizmente, essa coisa ruim é matar o Batman. No entanto, enquanto ele segue seu plano, torna-se uma história assustadora de quão fácil é matar o Cavaleiro das Trevas.

Especialmente com o Batman sem poderes, Um Cara Inocente prova que, se os vilões do Batman não fossem tão egoístas, ele seria uma pessoa muito fácil de matar. Um cidadão comum sozinho poderia facilmente fazê-lo.

Mesmo que esse ato nunca tenha se concretizado, a edição ainda mostra uma morte muito horrível para Batman, tornando essa história um dos contos mais assustadores que mostram o desaparecimento do Cavaleiro das Trevas.

Fim de Jogo

Mais uma vez, os Novos 52 contaram com a morte de Batman. Desta vez, porém, haveria efeitos duradouros muito maiores.

Depois que o Coringa liderou um dos ataques mais devastadores de Gotham até hoje, Batman enfrenta o vilão em uma batalha novamente. Somente a brutalidade da luta faz com que essa seja uma das mais dolorosas fisicamente de todas as partes.

No entanto, o diálogo entre os dois serve como uma das melhores análises do relacionamento que os personagens compartilham. Embora ambos tenham eventualmente voltado, a morte de Batman em Fim de Jogo é uma das mais memoráveis, especialmente por envolver o Coringa.

Crise Final

A morte de Batman no final do evento Crise Final é sem dúvida a morte de Batman mais impactante e importante ao longo dos anos.

Esta morte viu Batman ausente por um longo período de tempo e também alterou o Universo DC da maior maneira. Depois de atirar literalmente em Darkseid, acreditava-se que Batman estivesse morto depois de ser atingido pelo raio ômega.

No entanto, mais tarde é revelado que ele foi apenas enviado de volta no tempo, retornando pouco mais de um ano depois. Considerando as apostas em jogo nesta história, o sacrifício de Batman é facilmente o melhor de todos os outros nesta lista, especialmente no que diz respeito ao cânone da DC.

O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?

Logo após a conclusão de Crise Final, a DC lançou “O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?”, de Neil Gaiman.

Nesta história, Gaiman mostra Batman enfrentando várias versões diferentes de sua morte, usando suas habilidades de detetive para descobrir a situação em questão. Embora não seja tão impactante quanto sua morte em Crise Final, a história de Gaiman apresenta todos os melhores elementos do Batman ao longo dos anos.

A série habilmente manipula um elenco amplo e mostra todos os maiores traços, atributos e características do Batman que o tornaram um personagem tão popular. Da mesma forma, a série apresenta o maior número de mortes de Batman em uma única história, apesar de durar apenas 2 edições.

Embora outras mortes do Batman tenham sido mais brutais, impactantes ou até horríveis, “O que aconteceu ao Cavaleiro das Trevas?” facilmente apresenta as mortes do Batman mais inspiradoras e importantes já contadas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.