Indicações

Harry Potter: Os segredos escondidos em figurinos dos personagens que os fãs não notaram

Existem muitos detalhes na produção dos filmes de Harry Potter que os fãs desconhecem. Dentre eles, o figurino, que é fruto de um trabalho muito bem feito da equipe de produção, é um dos aspectos que mais sofreu mudanças ao longo dos oito filmes.

O ScreenRant listou 10 curiosidades sobre o figurino de Harry Potter.

Mudança no guarda roupa

Quem é mais detalhista reparou a mudança gritante que o figurino de Harry Potter sofreu entre o segundo filme – A Câmara Secreta – e o terceiro filme – O Prisioneiro de Azkaban. No terceiro capítulo da franquia, os personagens passaram a usar menos o uniforme de Hogwarts, e mais roupas casuais, o que ressaltou um pouco mais a personalidade de cada bruxo.

Acessórios de Luna

A atriz Evanna Lynch, que viveu a bruxa Luna Lovegood em Harry Potter, foi responsável pela criação de diversos elementos de seu figurino, o que inclui os famosos brincos extravagantes da personagem, que foram feitos pela própria atriz.

Olhos de Snape

O ator Alan Rickman foi a escolha perfeita para viver Severo Snape, um dos personagens mais complexos de Harry Potter, mas uma mudança crucial no figurino ajudou o ator a interpretar o personagem de uma maneira mais fiel aos livros.

Nos livros originais de Harry Potter, é dito que uma das principais características físicas de Snape são seus olhos escuros. Como o ator Alan Rickman possuia olhos castanho-claros, ele acabou tendo que usar lentes de contato escuras para se assemelhar mais ao Snape dos livros.

Rosa, a cor do mal

Nos livros, Tonks uma das principais bruxas da Ordem da Fênix, é conhecida por seus cabelos rosa-chiclete, mas na adaptação cinematográfica, a produção decidiu deixar o cabelo da personagem na cor roxa. O motivo? Eles queriam que apenas uma personagem de Harry Potter fosse associada à cor rosa: A terrível Dolores Umbridge, vilã do quinto filme da saga.

Colocando peso

Neville Longbottom sempre foi uma piada na franquia Harry Potter – até o momento em que ele se torna um herói – mas Matthew Lewis, o ator que viveu o personagem, era visto de forma bem diferente. O ator, que cresceu muito rápido, acabou ficando bem alto e magro, o que é totalmente diferente da descrição de Neville nos livros.

No fim das contas, a produção de Harry Potter teve que dar ao ator um traje de peso, que dava a impressão de que ele tinha uns quilos à mais na hora de viver Neville.

Roupas de lã

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, a figurinista Jany Temime decidiu que cada roupa usada no filme seria feita de um material específico. Assim, ela ordenou que os suéteres dos personagens fossem feitos de lã, mas essa ideia acabou não dando certo.

Como os atores de Harry Potter utilizavam as roupas diversas vezes durante as filmagens, elas tinham que ser lavadas com muita frequência, o que acabou prejudicando o figurino. Nos filmes seguintes, os suéteres passaram a ser feitos de lã misturada com poliéster.

Mudança nas máscaras

O visual dos Comensais da Morte, servos do vilão Voldemort, também foi outro aspecto do figurino de Harry Potter que sofreu muitas mudanças. Nos primeiros filmes, os vilões eram retratados apenas como sombras, depois passaram a ser vistos com máscaras que cobriam metade do rosto e por fim, acabaram utilizando máscaras fechadas, que foram feitas pelo designer Rob Bliss.

Maquiagem de Flitwick

Outra mudança gritante entre o segundo e o terceiro filme de Harry Potter aconteceu no visual do Professor Flitwick, de Feitiços. Se nos dois primeiros filmes o personagem exibia uma aparência mais idosa, com barba longa, a partir do terceiro filme Flitwick passou a apresentar um visual muito mais jovem e formal, que se adequava mais à descrição dele nos livros.

Paleta de cores

Gilderoy Lockhart, o professor mais incompetente de Harry Potter, sempre foi descrito nos livros com roupas “coloridas e extravagantes”. De fato, na adaptação cinematográfica, os figurinistas deram a ele roupas extravagantes, mas elas estiveram longe de ser tão coloridas quanto eram nos livros.

Uniformes, óculos e varinhas

Diversos elementos do figurino de Harry Potter deram trabalho para os figurinistas ao longo dos anos. Os uniformes de Hogwarts sofrem várias mudanças, e tiveram mais de 600 modelos ao longo dos anos. Além diso, foram feitos 160 modelos para os óculos de Harry Potter durante os oito filmes, além da ínumera quantidade de varinhas que foram produzidas – os atores quebravam todas no set de filmagens.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.