Netflix

Marianne e as melhores séries de terror estrangeiras da Netflix

No futuro, quando estivermos cercados por diferentes serviços de streamings nos trazendo conteúdo de todos os tipos e formatos, vamos olhar para trás e reconhecer que um dos maiores méritos da Netflix, foi escancarar as portas para que o espectador pudesse aproveitar obras vindas de todos os cantos do mundo.

E como o terror sempre teve um grande apelo internacional, realmente não demoraria tanto até podermos listar as melhores produções estrangeiras do gênero que estão disponíveis na Netflix.

Entenda que, por “estrangeiras”, estamos falando de séries produzidas fora dos EUA, além de também excluir produções nacionais (embora os leitores desta lista também poderia dar uma chance para a série brasileira “O Escolhido”). 

O gênero de terror engloba desde as ficções fantasiosas mais descontraídas, até séries e filmes que realmente querem deixar o espectador traumatizado com suas imagens aterrorizantes. Sendo assim, vamos listar aqui algumas sugestões, da mais “leve” a mais “pesada”:

Resultado de imagem para Immortals netflix

Immortals

Uma série turca sobre vampiros atraentes em um submundo de intrigas sobrenaturais. Embora a premissa de Immortals não consiga distingui-la de tantas outras semelhantes, a produção do mesmo estúdio responsável por “O Último Guardião” não só consegue agradar os espectadores cativos deste modelo, como também entrega uma trama empolgante que está sempre tentando manter sua urgência intacta. 

O terror de Immortals pode não ser tão impactante quanto os próximos exemplos desta lista, mas as caracterizações dos vampiros e a construção deste universo sobrenatural são perfeitamente capazes de entreter qualquer espectador atraído pela inventividade proporcionada pelo gênero. 

Resultado de imagem para diablero

Diablero

Semelhante à Immortals, Diablero é uma série mexicana que também direciona muitos de seus esforços à conquistar um público jovem-adulto interessado em universos sobrenaturais repletos de personagens atraentes. Saem os vampiros turcos, e entram demônios que adoram possuir humanos por todo lado.

Mas Diablero também tem vários momentos específicos onde procura trabalhar uma atmosfera de terror bem mais desconcertante do que a série anterior, e entrega cenas que com certeza agradarão os fãs de filmes envolvendo exorcismo e possessão.

A parte “jovem-adulta” da série também consegue ser empolgante na maior parte do tempo, e mesmo que o orçamento da produção não seja tão impressionante quanto claramente gostaria de ser, o entusiasmo em construir ação sobrenatural é perceptível, e ainda pode evoluir para uma narrativa bem mais interessante com futuras temporadas.

Resultado de imagem para typewriter netflix

Typewriter

Quando falei sobre o mérito da Netflix de proporcionar acesso à obras internacionais para o público casual, estava falando de casos como este. Typewriter é uma série indiana que recebeu diversas comparações com a “peso-pesado” da plataforma, Stranger Things.

E embora as comparações sejam válidas, com visuais interessantes e uma atmosfera de tensão equilibrada, a série talvez consiga agradar fãs de terror, ainda mais do que a amálgama de referências dos anos 80, com sua trama desconcertante, ainda que relativamente leve perto das próximas séries.

Resultado de imagem para ghoul netflix

Ghoul – Trama Demoníaca

Continuamos na Índia com Ghoul – Trama Demoníaca, uma série que originalmente foi concebida como filme, mas a Netflix decidiu dividi-la em três episódios. A trama, envolvendo uma distopia militar nacionalista, traz um universo interessante de se acompanhar, além de uma abordagem visual muito mais similar aos típicos filmes de terror atuais.

Embora não seja tão revigorante na maneira como executa suas cenas aterrorizantes, a série consegue manter-se digna de atenção ao utilizar elementos do folclore árabe para criar reflexões sociais sobre seu cenário especulativo, e temas politicamente relevantes. Sua curta duração também ajuda a recomendá-la para um público amplo e descompromissado que esteja atrás de alguns sustos.

Resultado de imagem para Marianne netflix

Marianne

E por fim, chegamos à série que foi o motivo pelo qual esta lista foi feita. Marianne tem tudo que os fãs de terror atuais gostam de ver em suas produções, e sua abordagem visualmente descarada com certeza deve torná-la, no mínimo, distinguível de tantas outras obras semelhantes dentro da Netflix.

Na crítica de Marianne, também citei o fato da série abordar os elementos aterrorizantes envolvendo bruxaria, ao invés de espíritos e demônios, o que sempre acaba abrindo espaço para uma proposta um tanto mais desconcertante, quando feita de forma ousada.

Felizmente, a série francesa consegue aproveitar o potencial de seu tema para entregar algumas cenas realmente perturbadoras, mesmo que sua narrativa comece melhor do que termina. 

Ficam aqui estas sugestões de séries estrangeiras para os fãs de terror. Netflix, por favor trazer alguma série russa ou holandesa para adicionarmos na coleção.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.