Netflix

Netflix continua cancelando várias séries e aqui está o real motivo

Com o cancelamento das séries da Marvel, One Day at a Time e The OA a Netflix se estabeleceu como uma verdadeira “matadora ” de séries.

Embora a plataforma use suas métricas de audiência para justificar a maioria dos cancelamentos, os motivos para o fim antecipado de várias séries são bem mais complexos e abrangentes.

O site PopCulture.com listou alguns motivos pelos quais a Netflix vem cancelando cada vez mais séries originais; confira abaixo!

Variedade

Para a Netflix, quantidade é melhor que qualidade. A companhia pretende manter os assinantes viciados em um catálogo infinito que se renova a cada dia. Não é um bom negócio para o serviço de streaming investir em uma segunda ou terceira temporada de séries com base de fãs estagnadas. É de partir o coração, mas essa é a lógica do mercado.

Exclusividade

Outro precedente fator atuando em favor da Netflix é sua cláusula de exclusividade com conteúdo original. De acordo com o site Deadline, o contrato padrão atual da Netflix inclui um artigo que impede séries canceladas de serem salvar por outras plataformas ou emissoras. É por isso que as séries das Marvel não podem ser transferidas para o MCU.

Estrutura

Quem trabalha ou estuda o mundo do entretenimento sabe que a cada temporada de uma série, a produção fica mais cara. Os salários aumentam e a expectativa dos fãs é de algo melhor e maior. No entanto, se esse investimento não atrai novos assinantes, é difícil que a Netflix escolha fazê-lo.

Exceções

Existem algumas séries da Netflix que fogem do cancelamento iminente pois trazem novos assinantes e representam as maiores audiência da plataforma, como Stranger Things e Orange is the New Black. Esse também é o caso de 13 Reasons Why, série que surpreendeu por sua renovação, já que é bastante criticada por público e especialistas. No entanto, ela representa uma das maiores audiências da plataforma.

Premiações

Muita gente subestima o valor das premiações na lógica do mercado. Stranger Things e Orange is the New Black já ganharam Emmys, SGAs e Globos de Ouro. De acordo com o site Showbiz Cheat Sheet, prêmios dados a projetos originais da plataforma têm um efeito importante na atração de novos assinantes.

Incentivo

Basicamente, o que a Netflix quer é novos assinantes. Séries que conseguem atrair novas contas para a plataforma são favorecidas, enquanto outras são canceladas mesmo tendo conquistando uma parcela importante da audiência. Se essa parcela não tende a aumentar, não faz sentido para a Netflix investir seus recursos.

Competição

Pode até parece contra-produtivo a Netflix cancelar séries de sucesso com a introdução de oponentes importantes no mercado das plataformas. No entanto, se a empresa percebe que uma série não tem sua audiência aumentada com uma nova temporada, é mais benéfico que ela abandone o projeto e invista em novo conteúdo que pode conquistar mais assinantes.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.